Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

sábado, 2 de março de 2013

BOVESPA EM BAIXA. EXPLICO.


Não é muito fácil fazer análise técnica sobre os principais índices das bolsas do mundo.  É muito complexo.  Teremos que levar em conta  os diversos fatores econômicos e financeiros que cada país vivencia. De qualquer modo, podemos fazer comparação, dos diversos índices das bolsas globais, descontando apenas a inflação.  Dá uma ideia aproximada do perfomance do Bovespa em relação a outras bolsas do mundo. 

Comecemos pelo fundo do poço, pós crise financeira global de 2008.  As principais bolsas do mundo, sofreram impactos negativos entre os dias 28 de fevereiro a 10 de março de 2009.  Vejam a lista:

Bovespa:     36.180 pontos em 26/2/2009
Dow Jones:   6.753 pontos em 2/3/2009
Dax:             3.690 pontos em 3/3/2009
Nikkei:         7.054 pontos em 10/3/2009

Fechamento de ontem, 01/03/2009:

Bovespa:       56.883 pontos 
Dow Jonres:  14.089 pontos
Dax:               7.708 pontos
Nikkei:          11.606 pontos

Fazendo correção da inflação do período 2009/2013, grosso modo:

Bovespa:       46.000 pontos
Dow Jones:   13.000 pontos
Dax:               7.400 pontos
Nikker:         11.500 pontos

Claro que existem outros fatores que influem no perfomance das bolsas além da inflação, considerada aqui como único fator, mas é o número básico para podermos fazer comparação entre si.  Fazendo comparativo entre o índice expurgando apenas a inflação e o índice do fundo do poço, chegamos aos números do perfomance.

Crescimento expurgado:

Bovespa:       27%
Dow Jones:   92%
Dax:            100%
Nikkei:          64%

O que salta é o pífio perfomance do Bovespa em relação às demais bolsas. Perguntariam vocês: por que a bolsa brasileira tem o pior desempenho em comparação às principais bolsas do mundo?  

Explico, uma das principais razões, são os juros pagos pelos governos locais.  O especulador, leva em conta, os ganhos na renda fixa com os ganhos na renda variável.  O primeiro é certo e o segundo é incerto.  O Brasil, como vocês abem é campeão em taxas de juros.  Vejam a comparação de juros pagos pelos governos para financiar as suas dívidas. Há migração do dinheiro da bolsa para aplicação em títulos do governo.

BCB paga 7,25% aa pelo Selic, sendo que a média é de 11%
FED paga 0,25% aa
BOE paga 0,50% aa
BOJ  paga 0,10% aa

A segunda razão, talvez, mais importante que a primeira apresentada acima, é o "ambiente econômico" e a "política econômica" do governo no poder.  A falta de clareza da política econômica, como o nosso caso, afugenta o investidor especulador.  Sobretudo o investidor estrangeiro que fica com um pé atrás.  Aplicam na renda fixa, sobretudo títulos do Tesouro, para a qualquer tempo transformar em dólar e levar para outras praças menos rentáveis, porém, mais seguras.

Além do ambiente macro econômico do país, sobretudo os investidores estrangeiros, ficam de olho na administração do governo federal.  Quando começam pipocar corrupção de norte a sul, como aquela do mensalão, deixam os investidores com "pulga atrás da orelha".  Os investidores institucionais mais sérios, preferem aplicar em portos mais seguros, como EEUU, Alemanha e Japão, onde os ganhos reais são maiores do que a bolsa brasileira, conforme demonstrado acima.  

Creio eu, não sou papa no assunto, mas se houver perspectiva de mudança na administração federal, já nas eleições de 2014, poderá voltar a confiança dos investidores brasileiros e estrangeiros em papeis da bolsa.  Caso contrário, vamos colocar a barba no molho. Como foi dito acima, para os investidores, o ambiente macro econômico é importante para transferir a aplicação em renda fixa para a renda variável.  Aconteceu no Japão nestes últimos 4 meses, o índice Nikkei subiu mais de 40% no período, somente pela troca do governo socialistas, PD, pelos liberais, PLD.  

Resumindo, no meu entender, as bolsas brasileiras vão decolar, ou índice Bovespa subir, somente quando os "neo-socialistas", corruptos, deixarem o poder.  

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

2 comentários:

  1. Ossami... Eu esperava que você fosse fazer uma análise técnica grafista do porque a nossa bolsa estaria em tendencia de baixa.

    Agora, cabe lembrar que temos duas bolsas... A bolsa expurgada de alguns poucos papéis que estão segurando a alta como nas demais bolsas do mundo e a bolsa total como mostrada aí.

    Se tirarmos Petrobrás, Vale e OGX que sozinhas respondem por quase 40% da composição do índice (não é preciso este número), veremos que alguns papéis fizeram o seu máximo há pouco, alguns até superiores ao topo de 2008.
    Acho que cabe esta análise... embora só agora as demais bolsas do mundo dirão se estáo realmente em alta ou não, ao suplantarem o topo de 2008.

    Gostaria de ler algo sobre esta parte aqui no seu blog.
    Bom sábado

    ResponderExcluir
  2. Sakamori, uma análise muito boa...

    Minha pergunta, que não me sai da cabeça é: Como levar essas constatações a um povo que vota maciçamente nesses políticos "sem-noção" que estão no governo?
    Quando tivermos um eleitor que vote de forma mais adequada, também teremos políticos melhores e consequentemente teremos opções de escolha.
    Sempre digo aos que me rodeiam que uma das coisas que poderia auxiliar nessa "reforma" seria o voto livre. Não admito uma democracia em que o "povão" seja obrigado a votar. Dá no que vemos ao final de todas as nossas eleições.
    Com o voto livre, o político teria que ser bom para tirar o eleitor de casa e ir lá na urna votar nele.
    Bom sábado,

    Eli dos Reis

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.