sábado, 10 de janeiro de 2015

Economia BR. Nuvens negras despontam no horizonte!


Infelizmente, não tenho boas notícias para postar para vocês. Estou observando passo a passo a movimentação da equipe econômica neste segundo mandado da presidente Dilma e não vejo nenhuma mudança significativa no rumo da economia do País. A minha expectativa foi maior do que aquilo que esperava.

A primeira constatação é que a nova equipe econômica não está preocupado em corrigir o equívoco da política econômica do primeiro mandato da Dilma. Isto é muito triste. Pelo andar da carruagem o País não entrará no ciclo de desenvolvimento econômico como esperado pelo povo brasileiro. Vamos continuar no marasmo do primeiro mandato. 

A nova equipe econômica não está preocupada com o desenvolvimento sustentável do País. O trio da equipe econômica parece estar a atender apenas a vontade da presidente Dilma. A equipe tenta manter a "sensação de bem estar" e a "sensação de poder de compra" da população. Propõem o ministro Joaquim Levy da Fazenda, o ministro Nelson Barbosa do Planejamento e o presidente do Banco Central Alexandre Tombini,  a mesma política econômica que atende tão somente aos interesse dos petistas na permanência no poder.

As questões centrais da política econômica, foco de desaceleração da economia, está deixando o Brasil de ser o protagonista da economia mundial para se igualar entre os países de segunda divisão. Digamos que o Brasil está passando de ser um país da Série A para cair na Série B, se assim o país fosse classificado como times de futebol. O Brasil está caindo na segunda divisão entre os 40 países maiores economia do mundo.

A proposta da nova equipe está focado unicamente em manter política fiscal em equilíbrio, com geração de superávit primário para pagamento de parte dos juros da dívida interna do País. Promete manter também a inflação dentro do teto da meta do Banco Central. Embora, o equilíbrio da conta fiscal seja questão fundamental, isto não é condição suficiente para o desenvolvimento sustentável do País.

As questões fundamentais para desenvolvimento sustentável do País, como a taxa de juros da dívida interna compatíveis com os do mercado financeiro internacional e do câmbio em níveis compatíveis para equilíbrio da balança comercial, não estão merecendo destaque especial. Estes dois itens são fundamentais para o crescimento sustentável do País, via incremento da produção interna ao invés de crescimento baseado apenas em consumo interno. 

Nos dois tópicos citados acima, a equipe econômica mantém a política econômica inalterados para manter a "sensação de bem estar" e a "sensação de poder de compra" da população.  Sob ótica da presidente Dilma isto é importante para manter a popularidade em níveis que permitiu a sua reeleição. A vaidade e arrogância da Dilma, não permite medidas mais drásticas.

A equipe econômica baseia o equilíbrio das contas fiscais não pelo aumento do PIB, mas pelo aumento de impostos e contribuições. Vão brigar pelas novas medidas, esquecendo-se de corrigir distorção de juros da taxa básica alta e do dólar demasiadamente desvalorizado, visando tão somente o aumentando da arrecadação via aumento de alíquotas e criação de novos impostos e contribuições.

O quadro da economia em 2015, que será agravado pela contenção de investimentos da Petrobras em função do escândalo da ladroagem revelada pela Operação Lava Jato e pelo desaceleramento dos investimentos em razão da baixa acentuada do petróleo no mercado internacional. O quadro será agravado ainda mais com a desaceleração de investimentos do governo federal prometido em função do ajuste nas contas fiscais. 

Isto tudo resulta, na minha conta, decréscimo do PIB em 2% neste ano fiscal. Sim teremos o PIB negativo novamente, após  o resultado de 2009 devido a crise financeiro mundial de 2008. O pior. O PIB negativo com aumento da carga tributária, significará menos dinheiro para a população consumir. O povo brasileiro sentirá na carne, apesar de ajuste "meia sola", pela inflação dos alimento se das tarifas públicas já sentida nos primeiros dias no ano.

A coisa está feia. Apertem os cintos que, lá vem a tempestade! Nuvens negras despontam no horizonte!

Ossami Sakamori




20 comentários:

Anônimo disse...

Quando um vulcão eclode,há o lançamento de cinzas para grandes alturas e o vento se encarrega de dispersá-las,sob forma de densas e escuras nuvens que trazem inúmeros efeitos nocivos à vida,na zona de abrangência delas.
O vulcão Brasil eclodiu.
Coitados de nós,povo que,tal qual a população vitimada por ativação de um vulcâo rochoso,não tem como se proteger.
Não há o que fazer,porque,quem poderia fazer algo,foi corrompido(forças armadas,instituições ditas legais,forças vivas das igrejas,OAB e uma infinidade de outras possíveis defesas dos brasileiros).
Teríamos que pedir uma nova ajuda americana,nos moldes da Operação Brother Sam,de 1964,mas,passados 50 anos,será que os americanos estão interessados nesse lixo em que o Brasil se transformou?
Só algumas bombas de hidrogênio,estrategicamente lançadas,poderiam resolver nosso destino.Mas,quem as lançara´ ?

Anônimo disse...

Olá, Coragem! Desolador!
Encontrei vc agora há pouco no Reinaldo que leio com assiduidade e onde também comento.
Gostei . Voltarei outras vezes.

virginialeite.blogspot6.com. disse...

De nada adiantou mudar a equipe econômica se tudo "continuará como dantes no quartel de Abrantes",digo, no quartel da DilmAnta. Trocou os ministros mas a corrupção,sua arrogância e desfaçatez pelo povo e pelo país permanecem as mesmas.
Ela pouco se importa com o desenvolvimento econômico e a projeção interna e internacional do Brasil.
Esses novos ministros também já são "mariontes" que ela manobra a seu bel prazer.
Já não se tem mais como apertar os cintos e,devemos isso aos "petrouxas" idiotizados que a reconduziram ao poder.

Aurora disse...

Ótima explanação, Prof.! Pressinto a tempestade se aproximando, mas não tenho o conhecimento técnico que o Sr. nos proporciona através de seus artigos, grata! Existe um grande esforço deste desgoverno em deixar nação brasileira miserável, dependente e limitada p/ se manter no poder. Já estou montando o meu abrigo "anti-tempestade" e alerto a quem posso ao meu redor. E infelizmente muitos serão pegos de surpresa pela borrasca!

Cassiano Freitas disse...

Parabéns. Ótima abordagem. No entanto, ainda acredito que a equipe econômica adotará medidas efetivas para alavancar a economia. Não é possível que o ministro Joaquim Levy se preste para esse papel. Se ele é o que muitos afirmam dele, certamente não se manterá inerte diante de problemas que podem ser resolvidos.

Zinha Bergamin disse...

Sabe,amigo Sakamori, a Soberana ("et caterva") deixou a Economia do país tão depauperada que, acho que vamos ter uma paciência de Jó até que a trinca econômica ache o fio da meada e comece a desenrolar o absurdo deixado por ela.
Acredito na capacidade do trio para a Economia. Mas como é que eles farão um acerto,se ela não admite que outros conduzam os trabalhos no país?
Coitados deles, e pobre de nós...

Cicero Rufino da Silva disse...

Sempre eu faço comentários aqui e não aparece será que estou fazendo errado? Literalmente eu sou contra esse modelo de politica que ai está, sem palavras, pois a ganancia pra cima do povo está avançando e parece que a massa esta enfeitiçada, pois está é gostando nem todos, alguns ainda tem a coragem de botar a boca no Trombone não é mesmo Caro Saka? Grato.

Unknown disse...

A política econômica conservadora e covarde de Dilma deu certo no sentido de garantir o PT no poder. A preocupação do PT é abafar, gradualmente, os escândalos do PT. A mediocridade econômica vai permanecer, com um arrocho aqui, outro ali... Brasileiro já acostumado com o aperto do dia a dia, nem vai sentir muito. E a canoa furada continuará velejando...

O PIB baixo é o Karma do Brasil, o país não cresce há mais de 20 anos. E o Brasil vem caindo no ranking das maiores economias do mundo progressivamente. A economia do Brasil é uma economia doméstica, nada performática, quer dizer, o que importa é o PT permanecer no poder, não importando a relevância que o Brasil poderia ter no mundo.

Anônimo disse...

Quer queiram ou não nós somos produtos dos erros do passado. O ex pres. lula em uma de suas medidas demagógicas, liquidou a divida do FMI, com dinheiro emprestado dos bancos cujos juros são pagos por essa taxa nefasta que se chama Selic. E ainda fez uma enorme propaganda, para os alienados de plantão. Essa medida provocou um aumento absurdo da dívida interna que hoje está na casa dos trilhões, tornando-se impagável, para alegria dos banqueiros. A dívida do FMI sempre foi calculada baseada nos juros internacionais, ao passo que os juros da divida interna é uma sangria desatada, nos cofres da União. Mas tudo isso o povão não tem alcance de entender e continua votando nessa corja e quem paga o pato somos todos nós.

Anônimo disse...

Quando um governo quebra aonde ele vai buscar dinheiro? No bolso do cidadão, claro. O problema é que o bolso tá vazio. O brasileiro é muito passivo e a oposição dormiu por muito tempo. Deixamos essas traças acabarem com as riquezas que era fruto do nosso trabalho.

Unknown disse...

Estou observando as grandes liquidações proporcionadas pelas lojas de nome.O povo se degladiando para comprar.Parece que é a única coisa que a população está preocupada em fazer. As grandes lojas vão fechar devido a inadimplência, o povo não vai ter mais o que comprar, estamos caminhando a passos rápidos para uma Venezuela falida, e nessas horas países espertos como a China, que já fizeram sua cama aqui, entram de uma vez e deitam , se cobrem com a ignorância do povo e aí quero ver, nos os Brasileiros, com a política monetária falsa e espasmódica da Dilma, cercada de Tres "Mosquiteiros" sermos servos da dinastia vermelha chinesa. Quem sabe o brasileiro vai dar valor para o Brasil que passou

Anônimo disse...

Saudade do regime do ¨cumpanhero¨Idi Amin Dada...
Vamos pa Cuba,que o ¨cumpanhero¨Fidel já morreu e vou tomar seu lugar.
O Lulacá pode virar Lulalá e cá...

Anônimo disse...

Quem tiver crianças(filhos,netos,bisnetos,tataranetos,sobrinhos e agregados),até 10 anos,ensinem a eles que a VACALOUCA e sua turma vai comê-los,sem temperar.Aos que têm mais de 10 anos não adianta avisar,pois já foram deglutidos por ela...

Anônimo disse...

Já deixamos de existir como nação soberana e independente. Hoje somos uma coisa da Oligarquia Financeira Transnacional.
Até mesmo as nossas FFAA passaram a defender a soberania do Brasil em puteiros, drogados e barões da droga na favelas em vez de ser nas fronteiras.
E os 3 chefes das FFAA nomeados agora, são todos soviéticos ou bolivarianos, benzidos pelo PT e PCdoB.
Estamos por nossa conta. Ou seja, phodidos e mal pagos.

Anônimo disse...

Estão esperando que a gente conserte o estrago que eles fizeram,pra depois estragar tudo de nôvo ?
É RUIMMM , HEINN. Kkkkkkkkkkkkk

HELENO PINTO NOBRE disse...

GOSTEI DAS BOMBAS DE HIDROGÊNIO E TENHO UM LUGAR PARA SUGERIR : UMA SÓ NO TAL DO CONGRESSO E SENADO QUANDO TODOS ESTIVESSEM REUNIDOS NA ILHA DA FANTASIA PARA AUMENTAREM O PRÓPRIO SALÁRIO ; QUE ELES ESTÃO ACOSTUMADOS A FAZER

. O QUE ACHAS ANÔNIMO DAS 14:48 . EU HÁ MUITO TEMPO IMAGINO E SONHO COM TAL ACONTECIMENTO : O QUE ACHAS ?

EU TAMBEM GOSTARIA QUE TAL FATO REALMENTE OCORRESSE E O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL .!!!!

ALIÁS JÁ ESTA COM MUITOS ANOS DE ATRASO .!!!

Anônimo disse...

Colega das 15:49.
Precisa dizer mais algo?
Nem o Paraguai quer invadir o Brasil.
Só sobrou meleca e a gente tem que chamar terrorista e ladrão de excelência.As chamadas FFAA já estão alinhadas com a UNASUL,loucura do Maduro e do Fidel,para desafiar os EEUU.
Minha cédula de identidade já está velha e eu acho que vou trocar pela nova,que está sendo distribuida pelo FORO DE SÃO PAULO.
Agora,com as novas normas,poderemos escolher quem vai nos ph...em português ou castelhano (mistura de espanhol com fulambo)...

Anônimo disse...

Colega das 16:28,
É exatamente o que eles esperam do povo,o qual é sempre feito de gato e sapato,por esses lesa-pátrias bolivarianos,travestidos de brasileiros.
Vai faltar m...para o povo comer.
Estoquem papel higiênico,que será vendido por centímetro e cobrado em euro...

Anônimo disse...

A rainha da farinha e o apedeuta de 9 dedos,sabedores de que o povo poderia se revoltar,nomeou os 3 patetas da defesa(que defesa),para mandar atirar no povo que se levantar contra eles.
Alguém duvida disso?
Assim foi em Cuba,na Venezuela,em vários países africanos e,nessa fulamba onde vivemos,não será diferente.
É uma das últimas manifestações escritas,sobre isso...

Anônimo disse...

PREZADO HELENO,
SÓ GOSTARIA DE SER PILOTO PARA PODER REALIZAR ESSE SONHO...
DIZEM QUE DEUS SE ARREPENDEU DE TER FEITO O HOMEM.
ACHO QUE ELE SABIA QUE A CAMARILHA BRASILEIRA IRIA NASCER...