quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Lula poderá ser preso em Portugal.


Hoje vou falar sobre o assunto que já circulou na imprensa portuguesa. A suposta doação ilícita dos portugueses à campanha presidencial da reeleição do Lula. O assunto tomou visibilidade em razão da comentada Assembléia do Portugal Telecom em Lisboa sobre a autorização de venda da operadora portuguesa para a operadora francesa Altice. Para quem não se lembra, o controle da operadora Portugal Telecom, cerca de 90%, pertence a nova Oi brasileira, produto da fusão entre ambas operadoras.

Sobre o assunto da Assembléia que definirá o futuro da Oi, já foi comentado por este blog na matéria anterior.

A notícia da doação da Portugal Telecom para a campanha do Lula na sua reeleição, resumidamente, é que o comitê da campanha do Lula em 2006 teria recebido doação ilegal de $ 2 milhões de euros da operadora portuguesa. A negociação teria sido feito entre o presidente Lula e o presidente da operadora Portugal Telecom Miguel Horta e Costa. Segundo a imprensa portuguesa a transferência do dinheiro teria sido feito via subsidiária da Portugal Telecom em Macau. O ex-presidente da Portugal Telecom Miguel Horta está sendo investigado pela Procuradoria daquele país.

Não foi noticiado pela imprensa até o momento, mas a nossa fonte de Lisboa, confirma que houve repetição da doação na campanha presidencial da Dilma Rousseff, pela operadora Portugal Telecom, ainda em mãos dos portugueses. A doação teria sido feito pela Portugal Telecom para presidente Lula, ilicitamente, $ 2 milhões de euros, para campanha presidencial da Dilma, operacionalizada pelo ex-ministro Antonio Palocci, caixa de campanha da eleição da Dilma em 2010.

Outro assunto que envolve dinheiro ilícito é o depósito de $ 25 milhões feito no Banco Espírito Santo, em espécie. O referido Banco foi liquidado pelo Banco de Portugal (BC português). O Banco de Portugal teria rastreado o depósito atípico em nome do beneficiário Luis Inácio Lula da Silva, então, presidente da República Federativa do Brasil, após diligências feitas na liquidação do Banco Espírito Santo.

O  referido depósito de $ 25 milhões teria sido transferido para conta secreta do presidente Lula em Luxemburgo, antes da liquidação do Banco Espírito Santo. A legalidade do depósito está sendo analisado pelo Banco de Portugal em conjunto com a Procuradoria daquele país, por não ter entrado no país de forma declarada. O episódio ficou conhecido como caso "Rosemary" por ela ter transportado aquele volume de dinheiro em malas diplomáticas.

O depósito de $ 25 milhões foi objeto da denúncia do deputado Anthony Garotinho PR/RJ no seu blog, mas não contestada pelas autoridades brasileiras, até hoje. Coincidência ou não, o deputado Anthony Garotinho foi indicado pela presidente Dilma como vice-presidente do Banco do Brasil antes mesmo da nomeação do presidente da Instituição. Será que foi um "tapa boca" na tentativa de sepultar o caso dos $ 25 milhões de euros.

Nestas condições é de supor que é totalmente inconveniente que o cidadão Luís Inácio Lula da Silva, pise no território português sob pena de ser preso para responder perante a Procuradoria daquele país. Se ex-primeiro ministro daquele país José Sócrates foi preso para investigação sobre enriquecimento ilícito, é de se supor que o tratamento não seja diferente para o cidadão Lula.

Lula poderá ser preso em Portugal, sim.

Ossami Sakamori



12 comentários:

Eli Reis disse...

Sakamori:

Parece que as investigações estão chegando perto do ladrãozão.

Como eu sempre disse, o que precisa de muita explicação, não tem explicação.

O ex-presidente, como todos sabem, é idêntico a um porco lambuzado (o porco doméstico é o quinto colocado numa relação de 1 a 5 na escala dos animais mais inteligentes) e nesta condição, é claro que não porá lá em Portugal as suas patas lambuzadas do esgoto malcheiroso da corrupção, porque todo porco, mesmo sendo animalesco, é muito mais esperto que qualquer burro.

Assim, todos estamos torcendo para que aconteça o que você disse acima:

Lula poderá ser preso em Portugal, sim.

A torcida cresce a cada dia. Tem até muitos que estão pedindo (no twitter e em outras redes sociais) que sua doença seja mais rápida que sua eventual prisão.

Não sou tão radical, torço para que seja preso logo.

Anônimo disse...

O barbudo sabe os lugares que podem queimar sua barba...
Portugal é deles e ele não irá para lá tão cedo...
Esperteza antiga...

Anônimo disse...

Senhor Ossami

Existe um pequeno erro no seu artigo, quando escreve:

"Se ex-presidente daquele país Cavaco e Silva foi preso..."

Foi não. Ele è o atual presidente de Portugal. Quem foi preso e continua sem direito a liberdade condicional, è o ex-primeiro ministro socialista (PS - Partido Socialista) José Socrates.

Respeitosamente

anônimo

sakamori10@gmail.com disse...

Obrigado pela contribuição.

Já corrigido no texto.

celia mancini disse...

Nāo serå Portugal que terá esse mėrito. Aliás na minha opiniāo, isso ė so conversa, porque se somos um Pais sem moral, ñ serāo aqueles que contribuiram p nossa amoralidade que vāo corrigir sua barbárie. Ė so sonho.

Unknown disse...

É tanta podridão neste Governo que a sujeira que está por debaixo do tapete é tanta, que já teve que mudar de tipo várias vezes!

Anônimo disse...

Enquanto isso S.Paulo vai ser varrida do mapa. Virá daí a já esperada guerra civil?

"O Alarme

A cidade de São Paulo está diante de uma catástrofe social, econômica e ambiental sem precedentes. O nível do sistema Cantareira está em cerca de 6% e segue baixando por volta de 0,1% ao dia. O que significa que, em aproximadamente 60 dias, o sistema pode secar COMPLETAMENTE!

O presidente da Sabesp declarou que o sistema pode ZERAR em março ou, na melhor das hipóteses, em junho deste ano. E NÃO HÁ UM PLANO B em curto prazo. Isto significa que seis milhões de pessoas ficarão praticamente SEM UMA GOTA DE ÁGUA ou com enorme escassez. Não é que haverá apenas racionamento ou restrição. Poderá haver ZERO de água, NEM UMA GOTA.

Você já se deu conta do que isto significa em termos sociais, econômicos (milhares de estabelecimentos inviabilizados e enorme desemprego) e ambientais? Você já se deu conta de que no primeiro momento a catástrofe atingirá os mais vulneráveis (pobres, crianças e idosos) e depois todos nós?

O que nos espanta é a passividade da sociedade e das autoridades diante da iminência desta monumental catástrofe. Todas as medidas tomadas pelas autoridades e o comportamento da sociedade são absolutamente insuficientes para enfrentar este verdadeiro cataclismo.

(...)"

http://www.alertatotal.net/2015/01/o-alarme.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+AlertaTotal+%28Alerta+Total%29

Anônimo disse...

Os políticos portugueses incluindo os primeiros-ministros são mais corruptos que os nossos. Logo lula pode ir à vontade a Portugal, comer bom bacalhau regado com bons vinhos. Ou leitão à bairrada!

virginialeite.blogspot6.com. disse...

Que os anjos digam "amém" e suas palavras sejam benditas! Não vejo ahora disso acontecer!

Anônimo disse...

É verdade,sr.anônimo das 11:55.
Desde que os portugueses aqui aportaram,a história da corrupção fez parte da História do Brasil,A cultura da corrupção veio de lá.O povo absorveu essa cultura e,o resultado,entre outros,é êsse.

PLANET disse...

To sem dinheiro para visitar minha mae

cronicasdeleacampos disse...

AÍ ESTÁ A RAZÃO DA IDA DELA À PORTUGAL ANO PASSADO, PAGANDO UM PERNOITE E UM PEXE A PREÇO DE OURO. ERA PARA PEGAR O DINHEIRO ILEGAL, PARA SUA CAMPANHA DE REELEIÇÃO.