quarta-feira, 17 de setembro de 2014

IBOPE: Aécio sobe, Dilma e Marina descem!



Pesquisa do IBOPE realizada entre dias 13 a 15 de setembro, aponta a queda das candidatas Dilma Rousseff e Marina Silva. Ascensão da intenção de voto para Aécio Neves está visível comparado com o índice de queda das duas candidatas mais cotadas.

Sou eleitor desde 1962. Acompanho de perto as eleições presidenciais desde o pleito que levou Jânio Quadros à presidência da República. Acompanhei de perto as homologações pelo Congresso Nacional as eleições de todos os presidentes militares. Acompanhei a eleição indireta do Tancredo Neves e seu vice José Sarney. 

Acompanho como ex-militante político, as eleições do meu estado e do estado de São Paulo. Acompanho e analiso os resultados, para poder entender o "movimento das massas". Concluo que a política é, justamente, o contrário da minha formação de engenheiro civil. No entanto, a minha curiosidade e militância me dá condição de emitir opinião sobre os pleitos, ainda que como leigo.

A política é como vento. E como vento vai mudando de direção e intensidade conforme o "movimento de massas". É um "estado" coletivo. É como movimento de migração dos "gnus". Não se sabe o que motiva o início da migração. Apenas, no caso do "gnus" que a migração acontece naturalmente, ao sabor da "percepção" coletiva da manada.

A ascensão repentina da Marina Silva, aconteceu com a morte trágica do seu titular o Eduardo Campos. O País entrou em estado de choque. Apareceu a Marina e nela, o povo descarregou a sua solidariedade e indignação. Mas isto tudo passa. Os ventos da política mudam a cada dia. A Marina Silva, nua é irmã de sangue da Dilma. 


A Dilma carrega a estigma do "petrolão". Dilma já não  soube explicar adequadamente o episódio da compra superfaturada da refinaria Pasadena. Agora, vem a operação Lava Jato, revelar o recebimento de "propinas" pelos nomes importantes do seu base de apoio. O "petrolão" é mais do que um mensalão, mas base de enriquecimento ilícito dos mais próximos colaboradores da sua equipe e da equipe do seu antecessor Lula.

Marina Silva se apresentou como representante da "nova política" combatendo a "velha política". Esqueceu-se a Marina Silva de que fez 24 anos de militância no PT, ocupando cargo importante no governo PT, como ministra do Meio Ambiente do governo Lula. A repaginação não deu certo. A mentira tem pernas curtas. O povo já descobriu que Marina Silva é cópia xerográfica da Dilma Rousseff. Por isso, a queda de intensão de votos para com ela.

No outro lado, se apresenta o candidato Aécio Neves que não promete nada de "mágica". Aécio, apenas, promete o que é viável. Apresentou aos eleitores, o seu formulador da política econômica, o Armínio Fraga com vasto conhecimento e credibilidade no mercado financeiro. Aécio Neves assumiu a postura de um candidato à presidência. Aécio Neves, não se apresentou como "salvador da pátria".

O povo parece despertar sobre a realidade. O povo está a mudar a direção e o sentido do vento do cenário político nacional. O povo já descobriu que o vento mudou a favor do candidato Aécio Neves. E isto pode virar tufão da virada.

A pesquisa IBOPE realizado entre os dias 13 e 15 de setembro aponta a queda de 3% da candidata Dilma Yousseff e queda de 1% da candidata Marina Silva. O nosso candidato Aécio Neves cresceu 4% em relação à pesquisa anterior do mesmo Instituto. Aécio está com 19% de intenção de voto. O que vale, neste momento, ainda faltando 19 dias para eleições, é o crescimento vertiginoso do Aécio Neves. 


Enfim, a primavera está cegando!

Ossami Sakamori


3 comentários:

Anônimo disse...

Que bom! Apesar de ser do PSDB, Aécio é de longe o mais preparado. Que suba mais nas pesquisas, que seja vitorioso e que o povo acorde de vez!

Anônimo disse...

Oxalá! Que os deuses o oiçam! Chega de intenções de votos para vacas petistas!

Anônimo disse...

Antes da tragédia da morte do Eduardo Campos, um vidente declarou pela TV não me recordo do nome dele, que o Aécio venceria as eleições e o lula iria para a cidade dos pés juntos antes de 2015.Vamos aguardar, esses caras as vezes acertam em cheio.!!!