quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Crise econômica está só no começo!


Mais dados negativos sobre desempenho da economia brasileira, divulgados entre ontem e hoje. Os números que comentarei abaixo, nada mais é do que o resultado do "erro sistêmico" implementado pelo governo Dilma, quando da assunção do cargo de presidente em 1º de janeiro de 2011.

A imprensa, os analistas e os agentes econômicos, ficam espantados com os números negativos dos últimos meses, mas para mim, isto tudo não é novidade. O desempenho negativo é resultante da política econômica equivocada da Dilma. Não adianta tentar culpar os fatores externos ou "pessimismo" apontado como culpa de tudo pela Dilma.

O fato é que o IBGE divulgou hoje, o número de empregos formais criados no mês de julho deste ano. Segundo o Órgão, o País criou pouco acima de 11 mil empregos com carteira assinada no último mês, pior desempenho dos últimos 15 anos. Assim, cai por terra o trunfo da Dilma candidata sobre desempenho do seu governo na criação de empregos formais.  O Brasil necessita de criação de mais de 100 mil empregos mensais para atender tão somente a demanda de crescimento populacional.

Outro dado divulgado ontem pela Serasa, foi o número de inadimplente entre pessoas acima de 18 anos.  O número de inadimplente no mês de julho de 2014, superou os 57 milhões da população economicamente ativa. Esta tendência vem aumentando a cada ano no governo Dilma. Os números anteriores foram: 52 mi e 55 mi respectivamente para o ano de 2012 e 2013.  

Detalhando um pouco mais, a Serasa indica que destes 57 milhões de inadimplentes, acima de 60% tem dívida superior à própria renda mensal. Inclui nesta dívida, o empréstimo referente ao financiamento de imóveis. O atraso nas prestações do programa Minha Casa Minha Vida estão englobados neste número, nos 57 milhões de inadimplência.

Na matéria de ontem, falamos sobre a liberação de R$ 70 bilhões do empréstimo compulsório dos bancos, pelo Banco Central do Brasil.  Em tese, esta liberação seria utilizado para conceder novos empréstimos aos consumidores adimplentes, cerca de 43% da população economicamente ativa.  Os bancos, como foi dito por mim, na matéria anterior, estão com problema de retorno dos empréstimos.  

Para quem não é do ramo. Os bancos são obrigados a considerar como perda, inadimplência acima de 90 dias. Estes empréstimos vencidos há mais de 90 dias, são lançados como "créditos em liquidação".  Crédito em liquidação é lançado como prejuízo para o banco.  Pode se esperar que os R$ 70 bilhões liberados pelo Banco Central vão para refinanciar estas inadimplências.  

Dentro do meu prognóstico feito, desde 15 de fevereiro de 2012, dia da inauguração deste blog, o fundo do poço da crise está longe de alcançar, ainda.  Com certeza absoluta, esta tendência dos últimos meses, declinante, vai continuar até o fim das eleições de outubro.  Muita coisa negativa vamos ouvir neste interregno de tempo.

Ainda, assim, será que a população quer a continuidade do governo Dilma ou a imprevisibilidade do governo Marina? Única certeza que tenho é que o Aécio Neves com experiência de governador de Minas por duas vezes consecutivas e com já certo Armínio Fraga na condução da economia do País, o futuro do Brasil, com certeza será melhor. Muito melhor, que os governos comunistas da Dilma ou Marina. 



Fora Dilma! 
Marina, nunca! 

Ossami Sakamori


Um comentário:

Anônimo disse...

Um comentário que li no Blog do Aluizio Amorim, no post:

"GRUPO 'REVOLTADOS ONLINE' OUVE ESPECIALISTA EM AVIAÇÃO QUE RESPONDE ÀS INDAGAÇÕES QUE NÃO QUEREM CALAR SOBRE O TRÁGICO ACIDENTE QUE MATOU EDUARDO CAMPOS"

"Anônimo disse...
Roda na rede: ESTE ARTEFATO QUE DERRUBOU ESTA AERONAVE ONDE ESTAVA EDUARDO CAMPOS E QUE FOI COLOCADO NO AEROPORTO SANTOS DUMONT, VEIO DA RUSSIA. RECENTEMENTE UMA COMITIVA DO BRASIL ESTEVE LÁ E COMPROU ESTES ARTEFATOS, PORÉM ELES SÃO FABRICADO EM ISRAEL!!! SÃO MUITO MODERNOS PESA APENAS 1,25 KG MAS SÃO MUITO SOFISTICADOS POR MISTURAR TNT COM NITROGLICERINA CONCENTRADA (ADZT) PARA AUMENTAR O PODER DE DESTRUIÇÃO!!!! UMA AERONAVE MODERNA COMO ESTA JAMAIS IA EXPLODIR NO AR, VISTO QUE SÃO DUAS TURBINAS POTENTES, AS DUAS JAMAIS IAM EXPLODIR AO MESMO TEMPO, SE ACONTECESSE UMA EXPLOSÃO EM UMA TURBINA, A OUTRA TERIA CAPACIDADE DE ATERRIZAR COM SEGURANÇA!
Recebi por e-mail de UMA DAS BANCADAS MILITARES DO BRASIL. (EM CARÁTER CONFIDENCIAL, PORÉM NÃO PODERIA DEIXAR DE DIVULGAR, A FONTE PRECISA SER PRESERVADA. A FITA DO AEROPORTO SANTOS DUMONT ONDE ESTAVA O AVIÃO SUMIU JÁ DEVE ESTAR COM A PF. ESPECIALISTAS EM AVIAÇÃO EM ENTREVISTA, CONFIRMARAM QUE AQUELE MODELO ERA UMA AERONAVE SUPER MODERNA, JAMAIS CAIRIA, AFINAL ELA POSSUI OS MAIS MODERNOS EQUIPAMENTOS DE NAVEGAÇÃO, AS TURBINAS SUPER POTENTES(SOU ESPECIALISTA EM TURBINA A GÁS), E TEM MAIS O DIÁLOGO DO PILOTO COM A TORRE, MINUTOS ANTES DO AVIÃO EXPLODIR, DEIXA CLARO, QUE NÃO HAVIA NENHUM PROBLEMA ELE ESTAVA ABSOLUTAMENTE TRANQUILO. SE FAZ NECESSÁRIO E URGENTE QUE SE TRAGA ESPECIALISTA DE PREFERÊNCIA DOS EUA, ONDE AERONAVE FOI FABRICADA, PARA FAZER UMA INVESTIGAÇÃO PARALELA E ISENTA, HAJA VISTO QUE ESTE ARTEFATO NÃO DEIXA VERTÍGIO NENHUM!! DIVULGUEM A ATÉ A EXAUSTÃO, PARA O MUNDO TOMAR CONHECIMENTO DO QUE

20 agosto, 2014"