quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Aguentar Dilma é pior que chupar manga!


Aguentar Dilma é pior que chupar manga!

Dei dois dias de tempo para minha reflexão sobre as matérias que escrevo neste blog.  Voltei às origens deste blog, o motivo porque inaugurei uma página no BlogSpot.  

Foi em 15 de fevereiro de 2012, sem não ter nenhuma habilidade e competência na área literária, ainda, com grave defeito de não escrever o português corretamente, inaugurei este endereço eletrônico.  Ousei-me a aventurar num terreno que não é meu, pois sou engenheiro civil.  Pouco tenho a ver com literatura.  Militante, também, na área do mercado financeiro, gosto mais de números e menos de letras.

No início do governo Dilma, já deparei-me com formulação da política econômica (sic) equivocada ao meu juízo. Fiz uso de espaço de opiniões da Folha de São Paulo, por cerca de 1 ano.  As minhas críticas sobre vários temas políticos e econômicos parecem não ter agradado ao tradicional jornal. Fui suspenso várias vezes, temporariamente.  No final, fui impedido de acessar para emitir qualquer opinião, utilizando-me do meu CPF.  

Esta é matéria de número 1.332. Para quem não é do ramo, isto é um número que até eu me assusto. Penso em desistir de criticar a presidente Dilma e sua  política econômica (sic). Mas, ao mesmo tempo, sinto que não posso ser egoísta, preciso respeitar os 655 mil acessos, neste curto tempo de existência deste blog.  Estou cá, mesmo com o fardo pesado de criticar o governo constituído, apenas com a missão a continuar a lutar pela democracia no País.

O fundo da questão sobre a gestão Dilma Rousseff não são questões pessoais contra a figura da presidente.  O motivo que faz existir este blog é denunciar o "erro sistêmico" da política econômica da Dilma.  Isto venho fazendo, desde 15 de fevereiro de 2012.  A presidente, à época, gozava de 77% de aceitação como "bom" e "ótimo".  Eu estava no meio de 23% que não aceitava, sobretudo, a política econômica (sic) equivocada.  As minhas denúncias eram como gritos no deserto, eu estava quase que só, neste mundo de insensatos.

Passado 2 anos, infelizmente, os resultados do "erro sistêmico" da política econômica (sic) da Dilma começam a aparecer.  Infelizmente, os resultados das medidas econômicas demoram para fazer efeitos.  Os efeitos daquele "erro sistêmico" estão começando a afetar a vida cotidiana do povo brasileiro.  Inflação alta e crescimento baixo são preocupações vividas pelo povo, neste momento.

Além da política econômica "esquizofrênica", a presidente Dilma é totalmente leniente com a corrupção e falcatruas dos seus comandados.  Dilma demitiu 7 ministros do Estado sob suspeita de corrupção e falcatruas, mas nada fez para formalizar as denúncias contra eles.  Pelo contrário, os ministros demitidos pela suspeição de atos criminosos, demitidos por ela própria, frequenta o Palácio do Planalto, pela porta da frente.

Cabe lembrar aqui, alguns fatos denunciados neste blog que culminaram em fatos concretos.  

Denunciei o equívoco da política cambial.  Estão aí, o resultado.  A Dilma que deu continuidade ao dólar desvalorizado, provocou a "desindustrialização" do País. A participação do setor industrial que era de 26% do PIB em 2003, hoje representa menos de 12% do PIB.  Hoje, importamos de tudo, da China, desde máquinas e equipamentos ao feijão preto e tomate.  Dilma cria empregos para os chineses, na essência.  Estão aí o resultado.  A criação de empregos em 2014 é menor dos últimos 12 anos do governo PT.  

Denunciei o equívoco da utilização da Petrobras e Eletrobras como instrumento da política monetária.  Estão aí, o resultado. As duas empresas, estão passando por imensa dificuldade para manter-se no mercado.  A Dilma, não tem como, está soltando as tarifas de energia. Os reajustes da conta de energia está muito além da inflação.  Para inflação oficial, IPCA de 6,5%, os reajustes estão próximos de 20%. Se a Dilma não dá aumento de gasolina, a Petrobras quebra.  Isto já foi denunciado por mim, como "erro sistêmico" da política econômica (sic).  

Inflação alta é o problema da Dilma.  Só uma "besta" não enxerga que a origem da inflação não é só resultado da "política fiscal" frouxa.  Vai muito além! Diz mais, sobre a expansão da "base monetária".  Expansão da base monetária é o que mais faz a Dilma.  Isto é como abrir comporta de uma represa e navegar contra a correnteza. Isto ninguém fala. Nem mesmo, os notáveis do mundo econômico financeiro falam.  São todos, fugidos da escola. São todos coniventes com o "status quo". São os beneficiário desta política econômica (sic) equivocada. 

Denunciei aqui sobre possível racionamento de energia. Estão aí o resultado.  Os níveis dos principais reservatórios para geração de energia estão muito abaixo dos níveis históricos.  Poderá não haver racionamento de energia no curto prazo, mas o risco é permanente.  Estamos andando em cima do "fio da navalha", em matéria de fornecimento de energia elétrica.  As térmicas construído no governo FHC, alertado com o racionamento, está servindo de salvação para não faltar energia, por enquanto. Eu disse, por enquanto.

Denunciei aqui sobre a quebra da empresa OGX do empresário estelionatário Eike Batista, com antecedência de 3 meses, baseado em análise de balanço.  Deu no que deu. A OGX quebrou com dívida contraída no sistema BNDES em R$ 10,6 bilhões.  Até agora, ninguém explicou e nem a Dilma mandou explicar sobre o destino dos R$ 10,6 bilhões. Certamente, a conta ficou para o contribuinte.

Denunciei aqui sobre a compra super-faturada da refinaria Pasadena, já no início de 2012, baseado na denúncia do TCU publicada no jornal Estadão da época.  Pouca gente se ateve sobre a minha denúncia, à época.  Só voltou a tona, neste ano com a criação da CPI da Petrobras.  Os fatos que estão vindo à tona divulgados pela imprensa dão conta de que realmente a presidente Dilma tem culpa no cartório. Prejuízo para Petrobras, apontado pelo TCU e MPF em R$ 1,9 bilhão!  Bem, o presidente Collor foi cassado porque comprou um Fiat-Elba com dinheiro da sobra de campanha. Com prejuízo R$ bilionário à estatal Petrobras, não acontece nada com a Dilma, se ela própria como presidente do Conselho de Administração autorizou a compra?

Denunciei aqui sobre o financiamento da campanha da Dilma pelo grupo JBS/Friboi. A divulgação das doações das campanhas presidenciais, tem como principal doador o grupo JBS/Friboi.  O grupo é principal financiador, também, das campanhas do Aécio Neves e Eduardo Campo. Como afirmou Tuma Júnior, o grupo JBS/Friboi é "maior lavanderia da América Latina", portanto as doações oficiais estão longe de retratar a "banca" da campanha da Dilma.  Justifica-se, o grupo JBS/Friboi é maior devedor individual dos bancos oficiais, BNDES, BB e CEF.  Apenas no JBS/Friboi deve ao sistema R$ 30 bilhões! Não me ative à análise do Eldorado Celulose do grupo da família Joesley e Wesley Batista que tem também a fábrica financiada pelo BNDES.  

São inúmeras denúncias, algumas delas copiadas sem minha autorização pela imprensa, que estão todos os dias, que vem confirmando.  Mas, entristeço-me, chego à quase uma "depressão", ver as minhas denúncias se confirmarem, mas os corruptos, os ladrões, os corruptores, estão livres e soltos.  Pior, a chefe da quadrilha, tenta se reeleger presidente!  Isto só pode acontecer na "república de banana".  Não tenho opção, ou viro macaco ou viro asno!

Vamos botar esta quadrilha a correr do Palácio do Planalto. Eu quero o meu País, digno do povo que habita, entre eles, eu próprio e meus descendentes.  Vamos criar vergonha na cara ou vamos continuar sendo um "macaco" esperando pela banana que a Dilma joga para nós, símios.


Quem quer banana?

Um ótimo dia para todos e todas!

Ossami Sakamori
@SakaSakamori











7 comentários:

Anônimo disse...

Olá Saka! Eu adoro manga e chupo com prazer esta fruta. O que eu não consigo engolir é banana. Nem a Dilma!!! Um abraço, amigo!

Anônimo disse...

Boa tarde,Sensei.

Fico feliz e ter notícias suas novamente.
Os seguidores de seu blog certamente,também.
Infelizmente,hoje,há algumas horas,o destino optou por calar mais uma voz,a do candidato à presidência da república,Eduardo Campos.
Quanta coisa ele gostaria de dizer,mas não teve tempo.
Bom que voce aproveite cada minuto de vida para dizer que está vivo.
Estamos com você,e torcemos para que Deus lhe dê longa vida.

Anônimo disse...

Mestre Saka,

Você é descendente de samurais,com certeza.
Tem mostrado isso.
Tem sangue oriental,mas defende o país que acolheu seus ascendentes.
Pena que muitos de nós (gaijins) são tão covardes e lenientes;falsos patriotas mesmo.
Parabéns e continue firme.
V O C Ê N Ã O E S T Á S O Z I N H O.

Banzai

Old Man disse...

Manga rosa, adoro comer ou chupar, mas o caroço fica para dilma.
O senhor è um Homem Bom. Fazem falta os seus estupendos posts, samurai. Parabéns por ter regressado!

Anônimo disse...

O que vai acontecer, como sempre, é que vamos pagar o mico e nos contentar com as bananas, se sobrarem!
Aécio Moura.

Anônimo disse...

Não Saka, essa quadrilha não tem possibilidade de ser corrida do Palácio do Planalto, por que iria provocar muita insatisfação nas hostes do PT, MST, PCdoB e noutros lugares cheios de fdp soviéticos.

Repare, eles sabem que não saem, por isso gozam com tudo e todos! E o pior è que as nossas FA bolivarianas os defendem.Continuam nas ruas....

AnaMedeiros disse...

Leio e releio suas postagens para aprender sobre economia pois só entendo qd vou ao supermercado,qd vejo o preço do rodo e vassouras e penso:será que não existe fiscalização sobre o preço de material de limpeza, uma margarina de 250 grs para uma pessoa que ganha um ou dois salários mínimos, que precisa comer devido ao grande risco de doença coronariana e o médico do posto de saúde que receita, veja a incoerência disso, e a dita cuja custa R$15,00!
Pode parecer ínfimo, mas é um preço abusivo sobre tudo de um mês para outro. Enquanto gastam bilhões em outros países a população pobre daqui que não trabalha vive com esmolas das bolsas federais e quem trabalha e não tem essas malditas bolsas passa necessidade básica também E ainda dizem que não tem inflação.Não desista Saka, por favor, tenho lido vc e suas postagens adoráveis sempre.
E hoje vc disse que é Aécio.
Eu era Eduardo Campos, depois de ler vc hoje no Twitter, estamos juntos!
AnaMedeiros