Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Banco Espírito Santo no Brasil


Informações de fontes do exterior, já vinham me alertando sobre a situação econômica financeira do Banco Espírito Santo com sede em Lisboa.  A situação de fraudes bancárias já eram sobejamente conhecida pela imprensa internacional.  O assunto repercutiu no Brasil, por ser Portugal Telecom, outra empresa portuguesa, ser sócio minoritário daquela casa bancária.  

A informação que a mim foi repassado é que o BES seria vendido para Banco Santander espanhol. A suposta operação, não foi confirmado aqui no Brasil por nenhuma fonte.  Pelo contrário, havia boato de que o Bradesco poderia comprar o BES.  O banco brasileiro é acionista minoritário no BES portuguesa.  

O governo português anunciou ontem, o socorro ao Banco Espírito Santo, nos moldes do programa "Proer" implementado pelo FHC para socorrer vários bancos que só se mantinha com ganhos com inflação galopante.  O Banco Espírito Santo foi desmembrado, compulsoriamente, em Novo BES e o antigo BES (sem mudança de designação).

O Novo BES ficou com os atuais controladores e a presidência do Novo BES ficou com o do então presidente do antigo BES. O BES, juridicamente, está em liguidação "extra-judicial". 

As notícias que recebi anteriormente, pode ser concretizado. O Novo BES, nem sequer teve o nome definitivo designado. Com certeza os controladores do Novo BES devem vender para algum banco com presença no mercado portuguesa. O principal candidato será o Banco Santander espanhol com forte presença na quele país.  Não fica descartada também a compra do Novo BES pelo Credit Agricole que possui  participação significativa no velho BES.  Também, não fica descartada a compra pelo minoritário Bradesco.  Esta última possibilidade muito pouco provável.

Aqui no Brasil, se houver a compra do Novo BES pelo Banco Santander espanhol, é possível e é provável que o Banco Espírito Santo no Brasil passe inexoravelmente para o Banco Santander Brasil.  No Brasil, não haverá repercussão de grande monta.  O Banco Central do Brasil deverá anunciar medidas, para que o Banco Espírito Santo no Brasil não entre em colapso, até que algum banco venha assumir a subsidiária brasileira.

Resumindo o Banco Central e o FGC - Fundo Garantidor de Crédito deverá assegurar liquidez para os seus correntistas e investidores atendido por aquele banco, até que seja transferido para o novo controlador.  Duvido que haja liquidação extra-judicial do BES no Brasil.  

Provável comprador do Novo BES

Curiosamente, a Rosemary do Lula, teria depositado 25 milhões de euros, no Banco Espírito Santo na cidade de Porto.  Será que vai virar pó o depósito da Rose?

Ossami Sakamori


2 comentários:

  1. HELENO PINTO NOBRE5 de agosto de 2014 08:15

    NA REALIDADE ERA ISTO QUE EU PENSEI QUE IRIAS MENCIONAR O FATO DE QUE O CASAL "ENDEMONIADO" ; LADRÃO E SAFADO SERIA MENCIONADO E QUAL A REALIDADE DESTA DENÚNCIA APRESENTADA PELO NÃO MENOS SAFADO "CÃODIDATO GAROTINHO" DA EX-CIDADE MARAVILHOSA E QUE HÁ POUCOS DIAS ; SEI LÁ ; NÃO FAZ MUITO TEMPO NÃO ; QUANDO VI UM VÍDEO DA MALDITA CÂMARA FEDERAL DE VAGABUNDOS ; SENHOR RONALDO CAIADO QUE FAZ PARTE DA MALDITA CÂMARA JUNTO COM ELE ; ESPINAFRANDO O GAROTINHO . MAS OLHA ESPINAFROU O TAL DO GAROTINHO QUE REALMENTE NÃO É ALGUÉM MUITO BEM "CHEIROSO" NÃO . MAS CHAMOU DE TUDO ; SÓ NÃO CHAMOU DE "SANTO" .!!! AO VIVO LÁ NA CÃMARA FEDERAL ; MAS CHAMOU ELE DE LADRÃO PARA CIMA. NEM SEI COMO FICOU POIS O GAROTINHO É QUEM DENUNCIOU ESTE DEPÓSITO DE 25 MILHÕES DE EUROS LEVADOS DAQUI PARA PORTUGAL JUNTAMENTE COM A VAGABUNDA ROSEMARY ? O QUE TENS A NOS FALAR A RESPEITO ????? EU ESTAVA CURIOSO PARA SABER SE ESTA HISTORINHA SERIA VERDADEIRA OU NINGUÉM COMO SEMPRE NÃO SABE DE NADA . COMO PODE DINHEIRO EM EUROS SAIR DAQUI PARA SER DEPOSITADO NESTE CHAMADO "BCO. ESPÍRITO SANTO LÁ DOS PORTUGUESES ????? É O VERDADEIRO DEBOCHE . O QUE SABERIAS A RESPEITO ; SERIA VERÍDICO TAL FATO ?? LEVAR EUROS DAQUI DO BANANÃO PARA DEPOSITAR EM PORTUGAL E NÃO FOI MERRECA NÃO ; 25 MILHÕES DE EUROS .!!!! SE SOUBERES ALGUMA COISA NOS RELATA A RESPEITO .!!! SE FOR POSSÍVEL É CLARO .!!!!

    ResponderExcluir
  2. Banco Espírito Santo. Santo para o dono, que sai de boa. Para os clientes, tá mais para Espírito de porco..

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.