Folha. Crédito restrito, confiança em baixa, juros em alta e dólar mais caro
levaram os brasileiros a reduzir o ritmo de consumo neste Natal, a
principal data do ano para o comércio. Balanços preliminares indicam o
pior desempenho em 11 anos. Os fatores acima, somados ao ainda alto endividamento das famílias e à
inflação elevada, provocaram, em 2013, uma desaceleração do comércio
depois do forte ritmo registrado nos últimos anos. Até então, o consumo
vinha se mantendo como o principal vetor de crescimento da economia
brasileira.
Comentário.
Falou tudo a Folha. O povo gastou menos nesse Natal, pelos seguintes motivos: 1) confiança em baixa; 2) juros em alta; 3) dólar mais caro; 4) crédito restrito; 5) inflação elevada e 6) endividamento das famílias. Só isto. É pouco?
Pela política econômica equivocada implementada pela Dilma, não poderia dar numa outra situação. Vou lembrar aos amigos, o básico da minha teoria porque critico a política econômica (sic) da Dilma. A presidente pegou o programa emergencial do Lula para sair da crise financeira mundial de 2008. Foi bem nos primeiros 2 anos, 2009 e 2010, para governo Lula. Como todo programa emergencial deveria ter terminado e implementado uma nova política econômica, sustentável no longo prazo. Dilma não fez. Pior, continua com a velha política emergencial do governo Lula, até hoje.
Não vou repetir tudo que foi dito em mais de 1.000 matérias chamando atenção para o erro sistêmico da política econômica da Dilma. Em querendo, basta acessar às matérias pertinentes a cada tema da economia. Lá encontrarão os motivos que levaram ao País a viver situação de hoje. Pior Natal dos últimos 11 anos! Exatamente é o número de ano que o PT está no governo.
Triste é ter que dizer para vocês o que estou a dizer aqui. A situação que se apresentou no Natal não representa o fim da crise. Não, não é o fim, infelizmente. A situação é apenas prenúncio do que virá no próximo ano. Não é fim da crise, mas o início dela. O governo Dilma, perdeu o controle da situação. Com prorrogação do programa emergencial do Lula, populista, tinha que dar no que deu. Criou-se enorme distorção na economia do País. E agora, vamos pagar a conta. Não tem almoço de graça!
Digamos que o "pior Natal dos últimos 11 anos" é o prenúncio de "ano muito difícil em 2014".
Ossami Sakamori
@SakaSakamori
3 comentários:
Não consigo entender como aquela senhora ainda tem tanta popularidade. O que acontece com o povo? Qual o perfil desse eleitorado satisfeito que não faz compras de natal?
Realmente é difícil entender que, apesar de o povo sentir na pele e no bolso os problemas criados pela atual política econômica, ainda pensem que "bolsas disto e daquilo" são soluções...A resposta deve ser dada nas urnas em 2014.
Infelismente vc tem razao, coitado dos brasileiros crise em cima de crise, sem esperancas p uma melhora.Acho que ta mais que na hora de dar um basta……povo acordaaaa…...
Postar um comentário