quinta-feira, 17 de maio de 2012

DILMA, VEM ESTAGFLAÇÃO!

Presidente Dilma, ministro Mantega disse à imprensa que novas medidas estavam para ser anunciadas, mas sugiro que aguarde um pouco o anúncio.  Dilma, a Senhora já anunciou o aumento de gastos em Bolsa Miséria em alguns E$ bilhões, no dia das Mães, no momento inoportuno.  Devem estar fazendo parte do pacote de estímulo ao aquecimento da economia do Mantega, Tombini e top top Garcia. Continua a Senhora, insistindo, também, no anúncio do CréditoBarato fazendo bravata aos bancos.  Assim a Senhora fica bonita na foto. Só que ao meu ver é como o cara contar piada no velório!

Dilma, segura o anúncio das demais medidas!  

Dilma, a Senhora não está vendo que o vento virou?  Sabe aquela biruta do aeroporto? Sabe para que é que serve o biruta do aeroporto?  Não sabe, não?  Pois a buriuta do aeroporto serve para orientar os pilotos para decolagem ou aterrizagem dos aeronaves em condições seguros.  Pois, a economia global ou melhor o mercado financeiro global é assim.  Não sabia, não?  A qualquer mudança de cenário, o Dólar, entram ou saem do país, conforme o vento que sopra.  O que está ocorrendo agora, inverteu o biruta, Dilma. 

Há 2 meses atrás, chamou os europeus de "canibais" que estavam mandando Dólares demais para o Brasil e que isto era coisa de países desenvolvidos.  Pois, eu já disse isto antes aqui, a movimentação do Dólar no mercado financeiro nada tinha a ver especificamente como o Brasil.  Ela Merkel estava tentando solucionar as finanças da Zona de Euro.  Infelizmente, a Merkel está como o pepino na mão, ainda.  E o pepino tem o mesmo nome de antes, a Grécia.  A Grécia convocou novas eleições e tudo leva a crer que a oposição vai ganhar.  Se oposição ganhar vai promover "novo calote" dos títulos em Euro.  Se o mercado financeiro já tinha dado desconto de 50% em seus créditos em títulos gregos, em Euro, certamente vão levar "novo calote" agora do restante dos 50%.  Tudo isto, top top Garcia e o ministro Mantega já lhe avisaram?  Sabe o que está acontecendo, agora, Dilma?  A canibal é a Senhora e o prato se chama Merkel.  A Senhora, não deveria ter cuspido para cima.

O fato é que a turbulência na Europa vai continuar, enquanto esperamos pelas novas eleições na Grécia e o Parlamento grego formar um novo governo. Isto tem um calendário: fim do mês de junho.  O tempo para mercado financeiro global é fatal.  Em 45 dias, pode não acontecer nada, mas pode acontecer de tudo, também.  A essa altura, a Zona de Euro estará tecnicamente em recessão.  A China já preveu tudo isto e já tomou medidas para o seu plano de pouso.  Na contramão do resto do mundo, os EEUU está entrando no ciclo de crescimento sustentável, nos níveis de antes da crise de 2008.  Isto é uma razão para ser considerado na análise da movimentação do mercado financeiro global. O top top Garcia e Mantega já disseram isso para Senhora, Dilma?  

Diante do novo cenário, o que está ocorrendo?  

Os investimentos estrangeiros diretos (IED) que estavam previsto para entrar no Brasil, em enxurrada, estão sendo colocados na posição de "Stand by".  Europa e China comprando menos, em função do cenário econômico já mencionados acima. Dólar melhorando, mas o preço dos commodities e de manufaturados no mercado global estão ou vão cair diante do novo quadro.  Tudo é regulado pela lei de oferta e procura, por isso, não precisa ser "expert" no assunto para tirar as conclusões.  Mantega e top top Garcia estão dizendo ainda que o Brasil está imune do "tsunami" e que o mercado interno vai aguentar sozinho toda adversidade externa?  O discurso pode ter servido em 2009, por que o cenário era totalmente diferente, agora não. 

A depreciação, tão repentina, de Dólares vai causar a inflação, fatalmente.  O Brasil, importa de tudo.  O Brasil importa, desde o produto de consumo, mas sobretudo de insumos para as próprias indústrias.  Inflação vem.  Junto com a inflação vem a estagnação, o Stop, até pelo não aumento da massa salarial na mesma proporção da inflação.  O quadro se chama "estagflação".  

Presidente Dilma, manda refazer as novas medidas que seriam anunciadas, adaptando-as ao novo quadro que se apresenta.  O ministro Mantega, Tombini e top top Garcia, não são capazes de propor alguma coisa.  Se não fizeram em 16 meses, não vão fazer coisa certa, agora, justamento quase perto do olho do furacão.

Oremos para que eu esteja errado nas minhas análises. Por enquanto estou acertando em quase tudo. 

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof. da UFPR. Twitter: @sakamori10

Um comentário:

Tio Dé disse...

Com toda a certeza, sua análise está precisa e criteriosa. Colocaram o país na desindustrialização e agora estão alimentando um monstro que cedo cedo vai cobrar mais e mais para crescer ainda mais.
A incompetência dessa gente é tamanha que pensam eles que são um planeta único no universo e que os mais desenvolvidos são simples objetos flutuantes sem expressão. Adoram se fazerem de importantes sem fundamentos e querem serem respeitados, sem o menor motivo para isso. Respeito e importância se conquistam com atitudes coerentes numa visão ampla, e não dessa forma tacanha.