O grupo britânico de bebidas Diageo, dono de marcas como Smirnoff e
Johnnie Walker, anunciou a compra da cachaça brasileira Ypióca por R$
900 milhões.
A companhia detém 8% do mercado total de cachaças no Brasil, atrás das
marcas Pitu (12%) e 51 (24%), que juntas com a VB formam metade da
categoria. Já no segmento premium de cachaças, a participação da Ypióca
chega a 62%. Fonte: Folha.
Tanto fez a presidente Dilma, na sua visita oficial ao presidente Obama, para restringir o uso do termo "cachaça" pelo Brasil, e marketeou como sendo o maior trunfo da sua viagem, e o país acaba de vender uma das marcas mais conhecidas de cachaça no Brasil e no exterior. Dizem no mercado que a cachaça 51 está sendo muito assediada para ser vendida a estrangeiros, também.
Com tristeza que noticio o fato. O Brasil não só está desindustrializando, mas também, desnacionalizando. Mais recentemente ficou evidente de que o grupo Pão de Açúcar foi vendido, de fato, para o grupo Casino francês. Daqui a pouco vão vender a Vale, as usinas de álcool, as rodovias, as ferrovias, aeroportos,etc. O nosso símbolo, "cachaça", genuinamente brasileira, já está foi para o pau.
Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof.da UFPR.
Twitter: @sakamori10
Nenhum comentário:
Postar um comentário