Presidente Dilma, que país é esse que ao invés de discutir o futuro estamos a discutir o passado? Hoje já é dia 31 de maio do segundo ano do seu governo, presidente! Tanto tempo perdido, discutindo assuntos nada republicanos. A pirotecnia não está mais fazendo efeito, presidente. A fantasia já acabou! O circo do Lula já fechou! A tão esperada Conferência Rio + 20, sobre ecologia, vai dar em fracasso, vai apenas servir para passeio dos chefes de Estados convidados. Nem sequer o impacto do Código Florestal, não dá para contar como trunfo na Conferência, pelo contrário a Senhora conseguiu dividir o país em ambientalistas e ruralistas.
Os assuntos da primeira página dos jornais no primeiro ano do governo foram demissão de 9 ministros por suspeita de corrupção. Presidente, não é 1, 2 nem 3, são 9 ministros! Se o Brasil fosse país sério, a Senhora já teria perdido o mandado. Mas, vamos lá, estamos concedendo crédito de confiança, para ver se corrige nos próximos 2 anos e meio de governo. A Senhora fala que é contra malfeitos, mas dá se impressão que é contra ladroagem malfeitos. Só pode ser.
O mensalão, o famoso mensalão. O mensalão, só para lembrar, eram compras de votos de parlamentares da base de apoio do governo Lula. As ordens saiam da sala ao lado do presidente Lula no Palácio Planalto e ele nada sabia. Com certeza, a Senhora que foi expoente no governo Lula, nada soube. O que acontece com o processo mensalão? Está dormindo na gaveta do ministro Lewandowski do STF, que em vários meses não conseguiu produzir o seu relatório. Para acabar com futrica de todas as partes, após 8 anos do episódio, já deveria estar em pauta de julgamento no pleno do STF. Neste processo a Senhora não faz parte diretamente, mas também tem culpa no cartório, porque participou ativamente com principal administrador do governo Lula.
Agora, finalmente, a CPMI do Cachoeira. São denúncias envolvendo, basicamente, senador Demóstenes da oposição, governador Perillo da oposição, governador Agnelo da situação e governador Sérgio Cabral da base de apoio do governo. E para complicar sua vida, presidente, o principal corruptor do esquema Carlinhos Cachoeira é a Delta Construções, que é um dos 5 maiores empreiteiros com contratos no governo Lula e Dilma. E para agravar mais ainda a sua situação, presidente, a Delta foi recém adquirida pelo grupo JBS comandado pelo Henrique Meirelles, presidente do BC por 8 anos no governo Lula.
Presidente Dilma, após 1 ano e 5 meses completos, vamos começar a trabalhar pelo Brasil?
Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof.da UFPR.
Twitter: @sakamori10
Um comentário:
Pois, é! Numa certa altura do campeonato eu até quis simpatizar com a Dilma, apesar de não ter votado nela, mas realmente a chance que ela tinha de tirar o nome do PT de trás do ventilador, cada dia é uma promessa e esperança mais distante.
O amigo disse bem: circo do Lula. Que, a meu ver, está longe de acabar e nosso país está mais para Circo do Horrores que "democracia". Abraços!
Postar um comentário