segunda-feira, 21 de maio de 2012

DILMA, FANTASIA ACABOU!

Presidente Dilma, a crise da Europa é mais grave do que a Senhora imagina.  Vem a Senhora dizer que o Brasil está 300% preparado para enfrentá-la só pode ser mais um "deboche" seu para com a população.

Para Senhora entender, os gregos vão às urnas no próximo dia 17 de junho, para decidir quem vai governar o país.  Tem a clara tendência de que a oposição vai ganhar.  Ganhando a oposição tem sério risco de Grécia dar o calote nas suas dívidas em Euro, recentemente repactuadas.  Caso isto venha a acontecer vai ser um caos.  E ainda tem o caso da Espanha que está caminhando a passos largos para a crise de liquidez, também.


O reflexo está aí.  O dólar subindo sem parar.  E vai continuar subindo, até a solução final do problema Grécia.  Isto significa que a instabilidade vai continuar até a definição da política econômica dos gregos, após as eleições. Haja coração neste interregno de tempo!  A recuperação das bolsas globais, hoje, não quer dizer nada, estão dando respiro ao movimento de acentuado de queda desses últimos dias.


O dólar está caminhando para o R$2,40, rapidamente. Em outra matéria minha, eu tinha dito que a cotação deveria ser alcançada no horizonte de 1 ano.  E não tem Reserva cambial que segure isto.  Dólar corrigido no patamar que deveria estar num período tão curto, vai causar enorme mudança na economia do país.  

As indústrias brasileiras, de modo geral, vão ganhar.  Os importados vão perder espaços.  Mas inevitavelmente o aumento repentino do dólar vai impactar significativamente na inflação.  Banco Central está a sinalizando 5,5% para este ano, mas prevejo que, se dólar permanecer no patamar de R$2,40, a inflação vai bater muito acima do limite da meta que é de 6,5%.  Creio que poderá bater próximo dos 9%, sem nenhum exagero.  

Num período tão curto, nem tem como o salário dos trabalhadores acompanharem a inflação, isto sem dúvida vai causar retração no consumo.  Não tem medidas de estímulo ao consumo que dê resultado num cenário deste.  O quadro vai para uma estagnação com inflação, ou seja estagflação.


Por favor, presidente Dilma, dizer que Brasil está preparado 300% para enfrentar crise, é um exagero!  Num quadro deste, se a Senhora estimular o consumo demasiadamente, vai caminhar para hiperinflação.  Tome cuidado, presidente! 
Seria muito melhor a Senhora, explicar ao povo que o período do carnaval já acabou e que é necessário tirar a fantasia do "real valorizado" e pegar duro no trabalho, para enfrentar de frente a crise que já se instalou no país.


Dilma, acabou a fantasia! 


Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof. da UFPR.
Twitter: @sakamori10

8 comentários:

Marisa Cruz disse...

CARO SAKAMORI

TEREMOS 300% DE DESCULPAS ESFARRAPADAS, 300% DE OBA OBA, 300% DE PROGRAMAS MIRABOLANTES PARA QUE O BAILE DE FANTASIAS E ADEREÇOS CONTINUE COMANDANDO A #HIPOCRISIA GOVERNAMENTAL, REINANTE DO BRASIL!

Marisa Cruz

Wilka Seto-Gehlen disse...

Pois é Ossami, era isso que eu temia. Uma crise europeia como se há muito não via e um consumismo desenfreado afundando os já afundados brasileiros

Anônimo disse...

Basta ver o que foi feito e o que será feito das promessas de campanha catalogadas no site
=> < http://oglobo.globo.com/infograficos/promessas/>
Ler também a Geração "Miojo" http://barranewss.blogspot.com.br/2012/03/geracao-miojo-logica-das-ideias-e-o.html

caravaggio disse...

Se eu fosse engenheiro civil não daria pitaco tão veemente de achismo sobre o índice da inflação, deixaria para quem é do ramo.

Sds.

slaresende disse...

Amigo Salamori
Agora sim você bateu na tecla certa
Para o Brasil estar 300% precisaríamos já estar em andamento com um plano para baixar o custo Brasil
Infraestrutura desoneração da Folha de Pagamento das empresas corte de gastos, redução de impostos (imposto único?) Não somos auto suficientes em tudo principalmente em um mundo globalizado. O processo é longo, temos que tratar das causas e não ficar dando aspirina para os efeitos. Não temos só a industria automobilística, a industria têxtil está quase fechando. Ninguém pode governar sem
Um planejamento a longo prazo Sem isto estamos sempre empurrando o crescimento sustentável.
Sergio Resende

Milton com Cristo disse...

No dia q tudo isso que acontece na europa refletir em nosso bolso, quero ver a desculpa da PRESIDENTA

sergio disse...

Querido, Saka. Parabéns pela aula de Política e Economia. O Governo e o Povo Brasileiro sempre inventam desculpas para explicar o atraso de nosso país. Uma hora é a Ditadura Militar, outra hora é a crise na Europa, outra hora é um terremeto não sei em que lugar... Temos e sempre tivemos um governo inidôneo, uma imprensa submissa e um povo omisso. Enquanto não nos unirmos e moralizarmos esse país, não adianta reclamar e ficar dando desculpas esfarrapadas...

Anônimo disse...

Saka Parabéns! Gostei do "Acorda Alice"!