sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Brasil em recessão. Perdem Dilma e Marina.


Este blog foi inaugurado com o objetivo de denunciar o "erro sistêmico" da política econômica (sic) do governo Dilma, no dia 15 de fevereiro de 2012. Já foram postadas 1.344 matérias pertinentes ao assunto. Infelizmente, depois de 2 anos de intensa crítica à política econômica (sic) da Dilma, o quadro da economia vem apresentando sinais de problemas que foram alertadas desde então.

Além de série de problemas, como dificuldade em fechar contas fiscais da União, a inflação estacionou no patamar perigoso, se comparada com o crescimento pífio do PIB. A inflação oficial, IPCA, estacionou no patamar de 6,5%, apesar do enorme esforço do governo em contê-la. Mesmo com o equívoco do "engessamento" da economia, a inflação não dá trégua. 

Mas, o resultado pior é o que IBGE apresentou, hoje, sobre o crescimento do PIB, nos primeiros dois trimestres deste ano. O primeiro trimestre e o segundo trimestre apresentaram queda, respectivamente de 0,2% e 0,6%. Isto é muito mal, porque o recuo consecutivo de PIB em dois trimestres, representa tecnicamente "recessão".  Veja a matéria do Globo, na edição de hoje, conforme abaixo.

A economia brasileira registrou recuo de 0,6% no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses do ano, informou o IBGE nesta sexta-feira. A mediana de 41 projeções compiladas pela Bloomberg era de que o Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) tivesse queda de 0,4%. Em relação ao segundo trimestre do ano passado, o recuo foi de 0,9%. Nesse tipo de comparação, os analistas esperavam contração de 0,6%. No primeiro trimestre, o desempenho foi revisado de avanço de 0,2% para recuo de 0,2%, o que caracteriza um quadro classificado pelos economistas como recessão técnica. Fonte: Globo.


Fonte do gráfico: Globo

O resultado do desempenho da economia nos primeiros dois trimestres, vai influir decisivamente no comportamento da população em geral e especificamente dos eleitores, sejam eles de alta renda ou de baixa renda. Explico, o porque.

Errou feio a presidente Dilma que apostou na recuperação da economia ainda neste ano. Dificilmente, com o resultado negativo do primeiro semestre a economia vai voltar ao ritmo de crescimento significativo. Existem sem número de problemas que impedem a recuperação do crescimento.

Acertou o candidato Aécio Neves que criticou, antes mesmo de IBGE apresentar resultados negativos, o equívoco da política econômica do governo Dilma. Com os números a Dilma se encontra numa posição indefensável. Fez ponto o candidato Aécio Neves que propôs ajustes na economia para o Brasil ter condição de desenvolvimento sustentável.

Acertou em grau duplo o Aécio Neves em apresentar o seu formulador da política econômica, o Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo FHC, após a desastrada direção do Gustavo Franco. O Armínio tem competência para superar as dificuldades. O Armínio tem condições de não só formular a "nova" política econômica, mas também de promover o ajuste necessário para o crescimento sustentável do País.

Quem ficou com o discurso feito no vazio foi a candidata Marina Silva. Ela deu enfase a "nova política" contrapondo à "velha política". Marina Silva, não se deu conta de que para enfrentar a grave crise econômica que passa o País, não adianta apenas os belos discursos. O Brasil precisa de uma política econômica pragmática para conseguir encontrar o caminho do desenvolvimento sustentável. Discurso bonito, não resolve, diante do quadro recessivo com economia completamente desorganizada.


O próprio eleitor vai sentir que Marina Silva e tão pouco Dilma Rousseff não tem competências para sair da crise se meteu o País. O buraco está mais para baixo. A crise, como venho afirmando há 2 anos, não é decorrência de medidas pontuais equivocadas, mas sim da formulação equivocada da política econômica como todo. Só pessoa com competência tem condição de recuperar.  

Armínio Fraga, ministro da Fazenda do Aécio Neves

Sem dúvida nenhuma, diante do quadro, quem ganha ponto é o Aécio Neves que tem propostas pragmáticas para sair da crise e levar o País ao desenvolvimento sustentável.

Minha opção é Aécio 45!

Ossami Sakamori


8 comentários:

Eli Reis disse...

Sakamori:

Depois de escrever tudo isso, você nos deseja bom final de semana?
Será que teremos?
Ha ha ha ha ...

Magalhães disse...

A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante.
Sun Tzu

Magalhães disse...

“Quando o comandante demonstrar fraqueza, não tiver autoridade, suas ordens não forem claras e seus oficiais e tropas forem indisciplinados, o resultado será o caos e a desorganização absoluta.”
Sun Tzu

Magalhães disse...

" Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível."
Sun Tzu

Magalhães disse...

" A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de genialidade."
Sun Tzu

daniel camilo disse...

Segundo os entendidos, estamos em uma DEFLAÇÃO técnica. Para quem não entende nada, como eu, resume-se: estamos ferrados(os mais pobres).

Unknown disse...

Porque o Governo Dilma nao se esforçou para melhorar a economia, de forma que as vésperas das eleições, o seu governo nao atingisse a esse caos o qual estamos? Se tivesse deixado de investir fora do Brasil, talvez o cenário poderia ser outro e a sua popularidade nao estaria caindo tanto, portanto, so posso lamentar e dizer que todos os seus economistas nao são tão indispensáveis!

Anônimo disse...

Se nós fossemos um país medianamente inteligente e com um bom nível de educação,o candidato Aécio Neves estaria em primeiro lugar nas pesquisas, mas como somos um país de alienados e ignorantes, a pres. da republica será disputada por duas pessoas absolutamente incompetentes e presas a princípios ideológicos arcaicos, que continuarão mantendo o brasil desclassificado entre os piores países do mundo. até as crianças em idade escolar sabem que quem está segurando este país é a agricultura, mesmo diante das dificuldades para exportar sua produção, que e uma das maiores do mundo, e que vem sendo ignorada por esse desgoverno corrupto e irresponsável, que está afundando o brasil..