quarta-feira, 8 de julho de 2015

Comércio tem pior primeiro semestre desde 2003


Não tem muito o que comemorar sobre a notícia. A Serasa Experian anunciou que a atividade no comércio tem pior semestre desde 2003. Só para lembrar o ano de 2003, foi o primeiro ano do governo do PT. Não importa muito o percentual da queda de atividade no comércio. O índice apenas mostra a realidade do quadro da economia no País, neste momento.

O indicador da Serasa é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6 mil estabelecimentos comerciais à base de dados da companhia. O indicador é medido desde janeiro de 2000, portanto abrange um longo período e vem sendo utilizado pelos agentes econômicos como referência no planejamento.

As causas da queda de atividade no comércio já foram discutidas com exaustão neste blog, mas não custa repetir os pontos principais. 

O grande vilão para a queda de vendas no comércio é a inflação. Inflação que veio à esteira de realinhamento das tarifas públicas como energia e combustíveis. A desvalorização do real é outro fator que encarece a inflação, aumento o preço dos produtos importados. Outra causa d inflação é o aumento da taxa de juros ao consumidor puxada pela taxa de juros básicos Selic do próprio Tesouro Nacional. O aumento de carga tributária também recaem sobre o preço de mercadoria. É uma ciranda que nunca termina.

A queda de atividade econômica, além da inflação, é causada pela dispensa macica de trabalhadores das atividades ligados à Petrobras e suas subsidiárias. São dezenas de milhares de pessoas que estão sendo dispensados Brasil à fora. Estas dispensas, produzem efeitos cascata para atividades ligados ao setor de petróleo, mas produz efeitos colaterais em outros setores da economia. É um cipoal que não tem fim. E o processo de desmonte da Petrobras mal começou, para tornar o quadro ainda mais dramático.

Para quem pensa que o segundo semestre será melhor, está redondamente enganado. A retração da atividade econômica está em curso e a tendência é agravar ainda mais. O fundo do poço está longe de alcançar. Vejo pouca possibilidade de reversão no quadro da economia no curto prazo, a não ser pela mudança da política econômica equivocada e sobretudo da mudança de quem conduz o destino do País.

O povo não aguenta mais o governo do PT!

Do mês de agosto, não pode passar o processo de impedimento do mandato da presidente Dilma, seja de qual forma for. Não havendo substituição no comando do País, vamos amargar o pior Natal dos últimos 13 anos!


Ossami Sakamori




6 comentários:

Mônica Torres disse...

Tristeza ver o comércio farto e próspero de outrora, em queda livre. Funcionários debruçados nos balcões das lojas vazias, a angústia estampada no rosto.. Quero ser otimista e pensar que todo esse erro pode começar a ser resolvido com a troca de governo e equipe econônica tal qual profetiza este respeitável site, em agosto, mas olhando bem os suportes de conchavos e tramas que esse governo tem utilizado pata sua permanência, é de se desconfiar que vá acontecer tão cedo.. Vamos esperar que sim. Abçs, amigo!

Anônimo disse...

INFELIZMENTE,O CIRCOBRASIL TEM MALABARISTAS DE ALTO NÍVEL,PARA NÃO DEIXAR OS CORRUPTOS SAIREM DO PODER.NÃO VÃO LARGAR O OSSO,MESMO A VACA TOSSINDO.ESTÁ TUDO APARELHADO PARA DESTRUIR O BRASIL,SEM LEI,SEM ORDEM E SEM FUTURO.A VENEZUELA JÁ ESTÁ SENDO COPIADA.

Anônimo disse...

INFELIZMENTE,O CIRCOBRASIL TEM MALABARISTAS DE ALTO NÍVEL,PARA NÃO DEIXAR OS CORRUPTOS SAIREM DO PODER.NÃO VÃO LARGAR O OSSO,MESMO A VACA TOSSINDO.ESTÁ TUDO APARELHADO PARA DESTRUIR O BRASIL,SEM LEI,SEM ORDEM E SEM FUTURO.A VENEZUELA JÁ ESTÁ SENDO COPIADA.

Cida Lemos disse...

A VERDADE É QUE O DINHEIRO SUMIU DE NOSSAS NÓS...FOI ARRANCADO COMINÚMEROS AUMENTOS E HJ FAZEMOS MALABARISMO P SOBREVIVER. BELA MATÉRIA OAKS, COMO TODAS .

daniel camilo disse...

Se ainda sofremos com essa crise, a culpa é do PMDB que não aceita o impeachement da Dilma. Querem o Michel Temmer na Presidência da República. Eu quero novas eleições e votarei no Aécio Neves. Então, fora Dilma! fora PT! e fora PMDB!
Se depender do PMDB que tem a Presidência do Congresso, do Senado e a Vice-presidência da República, Dilma sairá só em A GOSTO de Deus.

Anônimo disse...

O PT não largará o osso nunca ...
Se preciso mata,como já o fez,para se perpetuar no poder.