Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Esqueçam do Brasil para 2015 e 2016.


O Banco Itaú aumentou a sua projeção de retração do Brasil de 1,7% para 2,2% para este ano, aproximando-se muito da projeção feita por este blog de 2,5% de retração. Lembrando que este blog fez a projeção de retração 2,0% em 20 de fevereiro e ajustou para 2,5% em 20 de abril. 

Neste momento, todas projeções sobre indicadores da economia feita por este blog em 20 de fevereiro estão sendo confirmandos. Além do desempenho do PIB, foi previsto taxa Selic de 14%, inflação próximo de 2 dígitos (10%), dólar no intervalo de R$ 3,50 e R$ 3,60 no final de dezembro.

Os indicadores apontados por este blog em 20 de fevereiro levaram em conta o ajuste fiscal do governo, os aumentos de impostos e contribuições, retração de investimentos no setor industrial, desinvestimento na área de petróleo em função da Operação Lava Jato. É preciso fazer a ressalva de que aqueles indicadores foram projetados levando em conta a "visão macro econômica" da equipe econômica Dilma neste segundo mandato. Com isto, quero dizer que uma equipe com "visão macro econômica" diversa produziria resultados diversos.

O mais importante é que o indicador apontado pelo Banco Itaú referente a projeção da economia em 2016 é PIB negativo em 0,2%. Isto é, na visão do Banco Itaú, o ano de 2016 ainda será marcado por retração ou recessão. O Banco Bradesco, o segundo maior banco privado do Brasil, aponta estabilidade da economia em 2016, isto é, crescimento 0% (zero por cento). Isto nós dá indicação de que a virada da economia só acontecerá em 2017, segundo visão dos bancos. 

Diante dos números, o prognóstico para o segundo semestre deste ano é aprofundamento do quadro de retração na economia. Tudo indica que teremos pior Natal dos últimos tempos, pelo menos dos últimos 13 anos. Este cenário, só mudará se houver renúncia ou impeachment da Dilma nos próximos meses, caso contrário esqueçam do Brasil para os próximos um ano e meio. Brasil estará fechado para "balanço". 

Apertem o cinto e esqueçam do Brasil para este ano.


Ossami Sakamori









9 comentários:

  1. Cláudio Cabral Silva17 de julho de 2015 08:53

    A esperança é que , diante dos últimos fatos, a queda desse governo seja antecipada e já possamos retomar o caminho da recuperação.Está acertando todas, Sakamori!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Saka, deveria mudar de nome. Ousaria chamá-lo mago das finanças MERLIN....
    Se pelo menos aqueles que precisam conduzir o Pais te ouvissem, ñ estaríamos em situação de penúria.Que pena que só sobram para nos os imbecis .Os ratos já começaram a abandonar o barco e os brasileiros afundam com ele.

    ResponderExcluir
  3. >>> Estou torcendo q sua previsão pára AGOSTO: se confirme!

    ResponderExcluir
  4. Saka sou um pouco mais pessimista, a crise energética pouco tem com a natureza e vai levar anos para podermos retomar um crescimento industrial. Só cabe saber; quando termina a recessão e quando começa a depressão.

    ResponderExcluir
  5. Para todo o lado só se vê pilantragem,manipulação de dados e mentiras,ratificando a estratégia pérfida dos abutres empoleirados em Brasília,travestidos de políticos brasileiros,mas autênticos lesa-pátrias,fato demonstrado em suas atitudes que nada mais são que lançarem mantos de blindagem,uns sobre os outros,numa formidável quadrilha que leva ao fim do Brasil,como nação (se é que algum dia o foi).QUEM PUDER SUMIR DAQUI,JÁ PERDEU TEMPO EM NÃO AGIR.Hoje,como nunca,somos terra sem lei,sem futuro,sem vergonha.

    ResponderExcluir
  6. Será que este país voltará a ter um futuro? Faço minhas as palavras do Anônimo acima em todo conteúdo, especialmente: QUEM PUDER SUMIR DAQUI,JÁ PERDEU TEMPO EM NÃO AGIR.Hoje,como nunca,somos terra sem lei,sem futuro,sem vergonha.
    Cida LemosPE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com profunda tristeza no coração,devo concordar,por não ver qualquer expectativa de melhora,dada a indiferença com que somos tratados pelos que deveriam nos governar e não nos roubar.

      Excluir
  7. Realidade dura e terrível e se não houver as mudanças necessárias que tanto queremos , em tempo hábil , o Brasil estará permanentemente fechado "para balanço "

    ResponderExcluir
  8. O Brasil deixou de existir faz tempo.
    Quem mora aqui sabe bem disso.
    O resto é quimera (conversa para fazer sucuri dormir...).

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.