segunda-feira, 26 de março de 2012

VIOLÊNCIA URBANA NO BRASIL

Há poucos dias falei sobre violência no trânsito do Brasil.  Para completar a matéria sobre violência urbana, vou resumir a constatação sobre homicídios no país.

São cerca de 50 mil mortes por homicídio intencional no no país, por ano.  Índice alarmante num país que se diz a 6ª potência do mundo.  Não sou especialista no assunto, mas a principal causa deve ser a falta de educação do povo.  Não adianta dizer que é por conta da bebida alcoólica.  A seguir vou listar países em número de homicídios a cada 100 mil habitantes.

Acima de 25 homicídios para cada 100 mil habitantes por ano, só tem: Brasil, Belize, Colômbia, África do Sul, Venezuela, Guatemala, Jamaica, Honduras e El Salvador.  Todos países do 3º mundo.

Os EEUU, tem índice de homicídios igual a 5 para cada 100 mil habitantes, isto é l/5 do índice brasileiro.

Países como Nova Zelândia, Canadá, Chile, Portugal e Espanha, ficam num índice entre 1,2 a 2 homicídios para cada 100 mil habitantes.  A Suécia e Alemanha com 0,9 homicídio a cada 100 mil.


O Japão com 0,44 homicídio para cada 100 mil habitantes. Para uma população de 120 milhões, o que corresponde a pouco mais de 500 homicídios por ano, em país inteiro. Eu disse 500 (quinhentos) por ano. E olha que japonês é muito beberrão. Toma saquê em dose para ninguém botar defeito. Então, dizer que a causa é bebida alcoólica, não pode ser. 


Como na estatística de morte por trânsito, cada leitor vai fazer a sua avaliação, neste caso de homicídios intencionais, também.  Pela separação em blocos que fiz, dá para tirar perfeitamente a conclusão de que é proporcionalmente maior onde há falta de investimento em educação.

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi professor da UFPR, cidadão comum
Atende pela rede social twitter: @sakamori10

2 comentários:

Amigos de Ossami Sakamori disse...

Sr. Ossami,
só para avisar que não descansaremos até que peça desculpas pelo mal que fez a nossa família! não queremos o dinheiro de volta, apenas que admita ser um golpita trapaceiro e acabe com essa hipocrisia. As pessoas não te conhecem de verdade, não permitirei que seja um pilantrão e pose de bonzinho e salvador da pátria no twitter e no blog! se teme a DEUS peça perdão pelo teu passado e todo o mal que causou, ok? Para aqueles que insistem em não acreditar, visitem e leiam o nosso blog abs.
http://amigosdoossami.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Caro amigo e sen-sei... Em 1984 estagiei por 6 meses no Japão, sem medo de andar nas ruas, Karaokês. snack- bars e teatros... Depois da invasão dos nipo-descendentes que se juntaram legal ou ilegalmente a alguns Imundos, vimos que se formaram as maiores quadrilhas de ladrões de carros da história do Japão, assassinos, violentos, picaretas, malfeitores...., que alteraram a taxa de homicídios intencionais do Japão para 0,44 casos para cada 100 mil habitantes.
Com certeza seria ainda bem menor se não tivessem as portas abertas para tantos filhos do capeta que sempre estiveram no TOP da desgraça alheia!
Cada um no seu quadrado... ado... ado.. ado...

Bom mesmo é o Imigrante que tem a boa reputação e que por isso todas as nações do mundo os recebem...
ue o Japão pense nisso!