Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

domingo, 25 de março de 2012

CRISE NA BASE DO GOVERNO DILMA, O QUE TEM POR TRÁS DISSO?

 Para explicar com maior precisão a crise na base do governo Dilma, vou recorrer a diversas manifestações e textos tirados do jornal Folha de São Paulo, acrescidos de comentários meus.

Durante o governo do petista no Rio Grande do Sul, a então secretária estadual de Energia, Dilma, foi apresentada ao recém-eleito presidente Lula e acabou indicada para o Ministério das Minas e Energia. Olivio Dutra, ex-governador critica a relação do governo de Dilma com o PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer. Fonte: Folha.

Dono da segunda maior bancada do Congresso, o PMDB, do vice-presidente Michel Temer, teve corte de nada menos que a metade das verbas disponíveis em seus quatro ministérios.
Já nas 14 pastas ocupadas pelo PT ou por indicações diretas de Dilma, o impacto dos cortes ficou em apenas um décimo dos recursos destinados a compras e investimentos - o levantamento não considera gastos obrigatórios, como o pagamento de salários e aposentadorias. Fonte : Folha

"O PMDB é um ônibus, ninguém sabe qual é a direção, quem entra, quem sai. É um partido com vários interesses regionais diferenciados. Na oposição também há as mesmas coisas. É um rebaixamento da política. O Lula também ficou refém dessa necessidade." Dutra, 70, diz que o PT está se transformando "para ser muito parecido" com os partidos tradicionais. Fonte : Folha.

Ainda segundo levantamento da Folha, os ministérios comandados pelo PMDB perderam 50% de verba, enquanto os do PT e indicações direta da Dilma perderam apenas 10%. Isto faz diferença, já que os ministérios são fontes de financiamento para campanhas eleitorais de cada partido, nas eleições municipais de 2012.  Sobre loteamento de ministérios já comentei sobejamente nos 2 comentários meus sob o título de : Estranhos loteamentos de cargos públicos e Brasil, capitanias hereditárias.

Acontece que PT quer eleger os prefeitos de principais capitais do país.  E quer enfraquecer sobretudo o PMDB. Sabe Dilma que PMDB é um partido que não tem dogma, nem dono.  O PMDB notoriamente, estará sempre do lado de quem está no poder, seja ele PT ou PSDB. Como primeiro movimento desta estratégia foi remover o Romero Jucá da liderança do governo no Senado. Dilma, escolheu o senador Eduardo Braga, que fez parte do esquema Dilma 2010. Vem chumbo grosso por aí !

Como foi dito, o PT perdeu nominalmente 10%, o PR dos Transportes perdeu 10% e PP das cidades perdeu 16%. Justifico, o ministro Passos, apesar de formalmente pertencer ao PR é de cota pessoal do Dilma. Ele Passos, foi interlocutor direto da Dilma enquanto ministra de Planejamento do Lula, para contratação de obras superfaturadas do DNIT, em 2010.  E o ministério das Cidades, pertence formalmente ao PP, mas o seu ministro está com navalha no seu pescoço. Qualquer desobediência, cai.  E o ministro recém nomeado sabe muito bem disso. 

Vocês devem estar pensando. O que isto tem a ver com eleições de 2012? Tem tudo a ver. Lembrem-se das capitanias hereditárias? Lá na capitanias, os governadores  tinham benefícios financeiros dos seus territórios.   E cá, nos ministérios, os partidos financiam suas campanhas com benefícios financeiros escusos, denominados de "roubalheiras" para não dizer "corrupção" de uma vez. Não estão, vocês, pensando que eles estão se engalfinhando apenas por conta do prestígio político, estão? 

A cultura do "mensalão" deixado pelo Lula e agora quase confirmado a impunidade dos que participaram, fez escola. Agora, é roubalheira mesmo, descaradamente à luz do dia.

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi professor da UFPR, cidadão comum.
Atende pelo twitter : @sakamori10

Um comentário:

  1. Sr. Ossami,
    só para avisar que não descansaremos até que peça desculpas pelo mal que fez a nossa família! não queremos o dinheiro de volta, apenas que admita ser um golpita trapaceiro e acabe com essa hipocrisia. As pessoas não te conhecem de verdade, não permitirei que seja um pilantrão e pose de bonzinho e salvador da pátria no twitter e no blog! se teme a DEUS peça perdão pelo teu passado e todo o mal que causou, ok? Para aqueles que insistem em não acreditar, visitem e leiam o nosso blog abs.
    http://amigosdoossami.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.