Entre as regiões do país, o maior percentual de aumento na quantidade
de óbitos foi registrado no Norte (53%), seguido do Nordeste (48%),
Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%). Fonte: G1
“Os estados que conseguiram apertar a fiscalização e impedir que
qualquer pessoa alcoolizada pudesse dirigir conseguiram reduzir os
acidentes”, destacou o ministro Alexandre Padilha em entrevista ao G1. Fonte G1
O ministro ressaltou ainda a importância de uma fiscalização mais
eficaz da Lei Seca. De acordo com o ministro Padilha, houve uma redução
de até 30% nas regiões que tiveram uma ação mais eficaz na fiscalização. Fonte: G1
Os dados são inscontestáveis pois são os fornecidos pelo Ministério da Saúde. Poderia acrescentar aqui algumas estatísticas comparativamente com outros países semelhantes em extensão territorial como o Brasil, mas deixo de fazê-lo, tendo em vista que não sou especialista na área de trânsito.
No entanto, me espanta o número de mortes. É como se a cada 5 anos ocorrece terremoto como o do Haiti, onde morreu 200 mil pessoas. É um número absurdo, que não necessitaria de nenhuma referência de comparação.
Apontarei aqui, como cidadão comum, duas principais causas que fazem com que o número de acidentes cresçam todos os anos, proporcionalmente ao número de veículo que trafegam no país. Sendo assim, em pouco tempo, estaremos com a estatística batendo nos 100 mil mortes por ano em acidentes de trânsito.
A primeira causa é que o crime praticado pelo acidente do trânsito não é levado a sério, aqui no Brasil. À rigor, se tem 40 mil mortes em acidentes, deveria ter quase igual número de condenados pela morte. Mas, não tem. Outro aspecto é a responsabilidade civil do causador do acidente à família do acidentado. No Brasil, não tem nenhum. Apenas recai sobre danos materiais. E a renda da pessoa vítima que fará a falta para a família, quem paga? Ninguém. No Japão, o causador do acidente arca até o resto da vida, parte da sua renda para sustentar a família da vítima, por lei e pelo costume. E perde carteira de motorista para o resto da vida. Aqui, o motorista causador do acidente continua com a carteira de motorista. Estou mentindo?
A segunda causa é a precária infraestrutura do país em termo de locomoção de pessoas e cargas. Tudo é feito via rodoviária. Então, congestiona tudo. Pode ver que, nas estradas normalmente envolve veículos de carga. O pior, congestiona em estradas mal conservadas, esburacadas, em sua maioria e em pista simples. Quantas estradas por país a fora, não tem a sua "curva da morte". São curvas que são convites para causar acidentes fatais. Cadê os PACs das estradas? Só existem para "roubalheira" do dinheiro do contribuinte?
Infelizmente, sou obrigado a concordar com o ex-presidente francês Charles De Gaule: O Brasil não é país sério!
Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi professor da UFPR, cidadão comum.
Atende pelo twitter : @sakamori10
Um comentário:
Muito bom esse tema, a violência no trânsito é uma muleta para o desgoverno petista, não existe planos nem interesse em atenuar o problema. Realmente a frase de De Gaule é uma verdade inconteste.
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