domingo, 4 de março de 2012

CANIBALIZAÇÃO DO BRASIL?

É tão absurdo a afirmativa da presidente Dilma sobre a tal canibalização dos mercados emergentes (sic) que, apesar de já ter comentado o assunto, volto a esclarecer alguns pontos para que os leitores deste blog.

Infelizmente, tenho que reproduzir trecho da fala da presidente Dilma, para melhor compreender o tema:  
"Eu quero dizer para vocês que nós vamos continuar desenvolvendo esse país, defendendo sua indústria, impedindo que os métodos de saída da crise desses países desenvolvidos implique na canibalização dos mercados dos países emergentes e ao mesmo tempo assegurando que o nosso mercado interno, o nosso mercado de massa cresça qualitativamente".
Eu imagino que Dilma esteja referindo a recente medida do Banco Central Europeu de despejar E$530 bilhões para socorrer bancos europeus, devido a crise da Zona de Euro, que começou na Irlanda, passando pelo Portugal e agora terminando com os gregos. Sem este socorro do BCE para com os bancos, as consequências seriam nefastas para toda Zone de Euro, de consequências imprevisíveis para o mundo, inclusive ao Brasil,

Agora, vamos ver a fala da presidente Merkel da Alemanha sobre o tema: 
Merkel disse que entende as críticas e prometeu explicar à presidente brasileira as medidas adotadas para evitar a crise financeira que atinge países do continente europeu. "Isso é exatamente o que temos de evitar", disse Merkel, segundo a agência de notícias financeiras Dow Jones (sic) tentando explicar sobre a canibalização da economia brasileira.
À rigor, Merkel e 27 paises que compõe a Comunidade Econômica Européia, menos UK, estão tentando, desesperadamente, conter a crise de liquidez de títulos dos governos que compõe o bloco, para voltar a estabilizar economicamente. De certa forma, ao contrário do que a Dilma deixa a entender, a solução dos problemas da Zona de Euro vem favorecer ao Brasil. Europa é o destino de muitos produtos brasileiros, notadamente os agrícolas.

Também, é necessário reproduzir a fala do seu principal assessor para assuntos internacionais Marco Aurélio Garcia: 
Ontem, evidentemente, com este mega empréstimo feito pelos bancos, nós queremos saber o seguinte: qual é o destino deste dinheiro? Se ele vai ser utilizado para desenvolvimento da zona europeia ou ele vai ser entregue aos bancos e os bancos vão fazer o que tem feito até então, que é jogando este dinheiro na especulação, ou mandar para países como o Brasil ou outros países emergentes", afirmou. 
Discurso sem consistência, coisa de leigo, coisa de quem não entende nada sobre economia e nem do mercado financeiro. Meu caro Marco Aurélio, você mesmo disse:  "esses bancos vão fazer o que tem feito até então, que é jogando este dinheiro na especulação" (sic).  Uai, Marco Aurélio, os bancos não iriam mandar dinheiro para o Brasil se o país não tivesse pagando os juros SELIC a mais alta do mundo!  A questão é se são eles que estão errados em especular ou nós que estamos errados pagando juros mais altos.

A questão básica é o seguinte: 

A Europa vem tentando resolver seus problemas, fazendo o dever de casa.  Estão tomando medidas, que imagino, vão resolver os problemas de desajuste fiscal dos governos e a economia voltar a crescer. É impossível imaginar que Merkel e dirigentes de 27 países da Zona de Euro, estejam preocupados em canibalizar países emergentes (sic), sem antes resolver seus próprios problemas.

E o Brasil, o que vem fazendo? Nada. Continuamos pagando os juros os mais altos do planeta, que é foco de, possível problema levantada pela presidente Dilma e pelo seu assessor mais importante Marco Aurélio Garcia.Tem algo de errado no reino da Santa Cruz.


Voltarei ao assunto quantas vezes forem necessárias. Para melhor entendimento desta matéria, recomendo leitura de outros títulos deste bloguista. 

#EuSouDaResistance (com a) #QueroBrasilMelhor

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof da UFPR.
Atendo eventual diálogo no Twitter : @Sakamori10
 

3 comentários:

Geraldo Morais disse...

Prezado Sakamori, esta é sempre a estrategia dos incompetentes e covardes, tentar responsabilizar o próximo pelos seus próprios problemas. Com o pt sempre foi assim. agora neste governo como no anterior a farra esta em alta com os sucessivos recordes de arrecadação, os que tem acontecido? distribuição de dinheiro publico a países comunistas amigos, contratações absurdas, elevação de despesas e por outro lado temos como o Sr. disse as mais altas taxas de juros, a mais alta inflação entre os BRICS, balança comercial em declínio e um crescente sucateamento da industria devido ao alto custo do país, a exemplo do que vem acontecendo com a industria têxtil. ah mas os culpados são os outros! a nossa imprensa covarde e vendida ainda aplaude este discurso hipócrita desta economista de araque.

Lord Pimpão de Catanduva SP disse...

Quando os militares governavam a nação, a educação era melhor e os alunos respeitavam os professores. Ass. Lord Pimpão

ANINHAFLUVENCE disse...

CUSTO BRASIL E JUROS ALTOS ATRAEM "TSUNAMIS" E OUTRAS INTEMPÉRIES ... o protecionismo e o elevado custo Brasil (diga-se altos salários para .... NA TV · CENSURA DECLARADA OU PIADA DE MAU GOSTO?