quarta-feira, 7 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Para homenagear todas mulheres do planeta, vou homenagear a minha assessora, que tratarei aqui, simplesmente de Marina, nome fictício. Veja a saga desta mulher.

A Marina começou a trabalhar com 12 anos, numa fábrica de calçados, para ganhar o seu sustento. Nada muito fora do padrão da época, mas se quisesse ter algum conforto teria que trabalhar. 

Já trabalhando numa multinacional do setor de alumínio, fez o curso médio e passou no vestibular. Porém, pesada carga horária e responsabilidade não lhe permitiu frequentar a universidade, como muitas e muitas, não puderam frequentar.

Após 15 anos de dedicação na empresa multinacional, desligou-se da empresa para casar e ter filhos. E teve um casal de filhos.  Filhos criados, procurou um trabalho. E felizmente, para mim, bateu na porta da minha empresa, à época dedicada a mercado financeiro e construtora.

No próximo mês, ela vai fazer 18 anos de dedicação à minha empresa, sobretudo na área financeira. Enfrentou junto comigo diversas situações, as boas e as ruíns também.  Com competência e dedicação, soube desempenhar a sua função com galhardia. 

Sem nunca ter abandonado dedicação a sua família, composta de sogro, marido evidentemente e 2 filhos, felizmente já criados.  Mas ela teve que lutar muito para fazer os dois filhos se formarem em curso superior.  O menino é engenheiro da Copel, cargo conquistado através do concurso público.  A menina é bióloga, que por sinal esteve na Estação Antártica Comandante Ferraz, como parte de defesa de tese.  Ambos são como se fossem meus filhos.

Eu sei que atrás de cada mulher que encontro na rua, no trabalho, na rede social, existe uma história de luta como a da Marina.  Não tão diferente .  História de luta que não se compara com a dos homens em geral.

Parabéns Marina, pelo Dia Internacional da Mulher! E em nome dela homenageio todas mulheres deste planeta!

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, cidadão comum.
Atendo pela rede social Twitter: @Sakamori10

8 comentários:

Irene Cavalcante disse...

Parabéns pelo texto Saka! Mostrou que tem sensibilidade, que valoriza as pessoas e as pequenas coisas da vida, que por vezes à fazem grande. Admiro você. Um forte abraço! Irene Cavalcante @irenejornalista

Sara disse...

Que lindo Sr. Sakamori, agradeço em nome de todas as mulheres!

Anônimo disse...

Saude e paz a todos elas, a Marina, a minha mãe; bom, é dia de nós homens reconheçer a grandiosidade que é a mulher. PARABÉNS MULHERES. Parabéns pelo texto. Sucesso.

Naty disse...

Obrigada Sakamori, bonita homenagem. Parabéns a todas nós, mulheres guerreiras, mães e vitoriosas.Abraços!!

A dica do Garçom disse...

Cada um demonstra admiração de sua forma mais intelectual possível, mas poucos conseguem aglutinar tanto aplausos e concordância em sua ação como só o Sr. Sakamori consegue no Dia Internacional da Mulher.
Parabéns pelo belíssimo texto.
Elias Rodriguez - Recife - PE

CarlosJ_B disse...

Deus abençoe você meu amigo pela linda homenagem às mulheres!

CarlosJ_B disse...

Brilhante história de luta de uma mulher, digna de homenagear todas as mulheres neste dia especial para elas! Parabéns meu amigo Sakamori! Grande Abraço

Francinete Bandeira disse...

Que lindo amigo!!! Obrigada pela belíssima mensagem. Que Deus sempre o cuide com muito carinho.
Bjs e fique com Deus!