O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Flávio Roscoe, disse que “há uma percepção clara de que o projeto de continuidade, do ponto de vista pragmático, é melhor do que o apresentado até então pelo presidente Lula”. Com algum conhecimento em macroeconomia, vou mais longe na avaliação sobre as propostas de ambos candidatos ao comando do País, para o próximo quadriênio, 2023/2026.
O mercado financeiro e o setor produtivo estão de olho nos programas do governo do candidato da oposição para fazer comparação com a política econômica e monetária da atual administração. A política econômica do ministro da Economia, Paulo Guedes e a política monetária do Campos Neto do Banco Central, está trazendo bons resultados, sobretudo em relação aos números de crescimento econômico e de inflação comparativamente aos países do primeiro mundo.
O que o candidato da oposição, Lula da Silva, está apresentando no campo econômico, está cada vez mais semelhante ao do atual presidente Jair Bolsonaro. A essa altura, penso que é mais razoável o candidato da oposição apresentar moção de apoio à política econômica do atual ocupante do Palácio do Planalto. Lula se comporta como se fosse um irmão siamês do Jair Bolsonaro. A diferença está no comportamento pessoal e caráter de cada um.
O Bolsonaro veste a camisa "verde amarela", as cores da bandeira brasileira e o Lula da Silva, começou usar camisa branca, sugerida pelo Simone Tebet, mas os seus apoiadores continuam usando a bandeira vermelha com estrela, que lembra o "socialismo" falido da Cuba, Venezuela, Nicarágua e da Argentina. O atual presidente atende aos menos favorecidos com programa social denominado de "Auxílio Brasil" e o seu opositor apresenta um programa semelhante com o nome de "Bolsa Família".
Finalmente, eu concordo com o Flávio Roscoe, identificado no inicial, de que melhor um programa de um governo "certo" do que programa de um governo "incerto". Já somos bem crescidos para não se encantar com o "canto de sereia", de um candidato, cujo passado nada recomenda.
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário