sábado, 1 de outubro de 2022

Hoje, dia 2, vote 22!

Em 2012, no mês de fevereiro daquele, resolvi abrir espaço para dar publicidade à minha opinião, sobretudo, em relação à administração do governo do PT, à frente Dilma Rousseff, antes ministro de Minas e Energia e depois, chefe da Casa Civil do governo Lula.   A marca do governo PT já era visível mesmo antes da Operação Lava Jato, que desvendou a maior roubalheira explícita do governo Lula/Dilma, sobretudo na Petrobras, a empresa do Governo federal.   

        Por mais que negue, o ex-presidente Lula, ele foi o comandante do esquema de ladroagem na Petrobras. Conforme demonstra a imagem do topo, a nomeação do já falecido Paulo Roberto Costa para comandar o maior esquema de ladroagem ou a rapinagem que o País conheceu foi do Lula.  

             O esquema de corrupção veio ao público, com delação premiada do Antônio Palocci, seu então ministro da Fazenda, conhecido na lista do Odebrecht como Italiano. 

       O ex-presidente Lula, fez da Dilma Rousseff, ex-ministra de Minas e Energia e chefe de gabinete do seu governo como sua sucessora.  No cargo de Presidente da República continuou a ladroagem bilionária na Petrobras, pela qual a Companhia brasileira recebeu multa pesada da SEC (Securities and Exchange Commission), a CVM americana.   A ladroagem teve repercussão até no órgão de controle dos Estados Unidos.


         Na presidência da Dilma Rousseff, PT/MG, a presidência da Petrobras coube à engenheira Graça Foster, em cuja administração houve a continuidade da ladroagem na Petrobras.   O caso conhecido foi a aquisição de uma refinaria sucata no Pasadena, Estados Unidos, cujo prejuízo ascendeu a US$ 900 milhões à época.   Outro coisa, ninguém explicou ainda, onde foi parar os US$ 5 bilhões referente à venda de ativos na bacia do Golfo do México.  Na caixa da Petrobras não entrou, segundo balanços da época.
 
        O esquema de ladroagem tem, também, o nome de Sete Brasil, uma empresa com 7 sócios, 6 grandes empreiteiras, incluído Odebrecht e a Petrobras, para construir plataformas marítimas.   A Sete Brasil recebeu 30% de adiantamento para construção das sondas para a Petrobras, mas pediu Recuperação Judicial antes de entregar uma sonda sequer.  Onde dinheiro foi parar, não se tem notícia. 

         Entre tantas denúncias, o caso do transporte de 20 bilhões de Euro, em avião presidencial, para Lisboa, supostamente, dinheiro da Rosemay Noronha, uma funcionária lotada na Superintendência do Banco do Brasil, ficou sem resposta por parte do Lula, presidente à época.  O caso Rosemary, também, foi divulgado com intensidade pela grande imprensa à época.  

        Hoje, dia 2, é dia de escolha do Presidente da República.  Eu fiz a minha parte, correndo risco de ameaças da parte dos seguidores do Lula.  Que cada um vote em quem possa confiar a administração do seu dinheiro, o do Tesouro Nacional.   Que cada um, convença mais um para votar a desfavor do candidato Lula.  Espero que o Brasil continue a ser a "bola da vez", favoravelmente, com continuidade da atual administração do Governo federal.

         Ossami Sakamori



Nenhum comentário: