No Estadão de hoje, dia 9 de junho, está publicada uma extensa matéria do General Villas Boas, ex-comandante do Exército Brasileiro. Sua fala vai na direção de que o pensamento ideológico que permeia e que deveria permear a sociedade brasileira. Em sua manifestação o General Villas Boas diz: "Infelizmente, nossa sociedade se deixou impregnar por esquemas mentais que nos são estranhos, depois de 50 anos em que, a despeito das precariedades, trazíamos conosco um senso de grandeza, aliado a uma ideologia de desenvolvimento e a um sentido de progresso". Concordo com o General Villas Boas.
Continua o General Villas Boas em outro trecho da sua manifestação: "Caímos num fosso, em cujo interior andamos em círculo, progressivamente nos afundando sem dispor de ferramentas que nos tornem possível dele sair, de maneira a que recuperemos a capacidade de vislumbrar o horizonte e nele identificar indicações dos rumos a seguir com vistas no futuro. Em outras palavras, carecemos de um projeto nacional que nos possibilite ter um olhar em direção ao interesse comum, capaz de nos livrar da prevalência do individualismo, do imediatismo e dos interesses grupais ou corporativos."
Este blog, inaugurado em 2012, combateu ativamente contra os malfeitos do governo da Dilma, apesar da alta aceitação do seu governo, com aprovação de mais de 77%, entre "ótimo e bom". Alio-me às manifestações do General Villas Boas, mas discordo de que "toda população tenha se aliado de "esquemas mentais que nos são estranhos" (sic). No meu ponto de vista, de um brasileiro comum, discordo que "toda população" tenha se aliado aos "esquemas mentais estranhos".
Concordo com o General Villas Boas, quando ele diz que: Caímos num fosso, em cujo interior andamos em círculo, progressivamente nos afundando sem dispor de ferramentas que nos tornem possível dele sair, de maneira a que recuperemos a capacidade de vislumbrar o horizonte e nele identificar indicações dos rumos a seguir com vistas no futuro. No entanto, discordo quando o General distribui culpa a terceiros. Quem criou o "fosso que faz com que andemos em círculo vicioso" é o próprio governo que o General apoia com veemência.
No meu entender, caberia ao Ministério da Economia, já que o antes Ministério de Planejamento faz parte dela, um "Programa de saída" para sair da profunda depressão que o Brasil se meteu após 2015 e em reforçado com a pandemia "coronavírus". No entanto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, do governo que Senhor apoia, cria os "factóides", que enganam o setor produtivo e em especial um grande contingente da população sem emprego digno. General Villas Boas, convenhamos, o ministro Paulo Guedes é um dos artífices do time de ministros do governo que o Senhor apoia com veemência.
Feito estas observações, concordo na maioria dos trechos da sua fala. O Brasil não está "bombando", mas sim, está "afundando" com Paulo Guedes à frente do Ministério da Economia. Só mesmo um cego não enxerga isto, General Villas Boas! General Villas Boas, a sugestão do "Plano de saída" para pior depressão desde 1929, está nas mãos dos seus ministros Generais do Palácio do Planalto.
Sim! Concordo, General Villas Boas, o Brasil carece de um projeto nacional !
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário