domingo, 16 de junho de 2013

Presidente Dilma, "somos insurgentes" !

A presidente Dilma Rousseff foi vaiada na abertura da Copa das Confederações, neste sábado, antes do jogo entre Brasil e Japão, no Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha). O público estava aplaudindo tudo antes, até quando houve saudação aos voluntários e quando foi tocado o hino do Japão. Mas, quando a presidente fez um breve pronunciamento na tribuna, declarando aberta oficialmente a competição, recebeu vaias de parte do público que lotou a arena na capital federal.  Fonte: Estadão.

Comentário.

Assisti ao jogo do Brasil e Japão, como bom brasileiro, embora o time brasileiro estivesse jogando contra o time do país de meus ascendentes.  A cerimônia de abertura, até esteve acima da minha expectativa.  Foi bonita a cerimônia de abertura da Copa das Confederações.  Nota 10 para os organizadores.

Assisti também, a não esperada vaia que a presidente Dilma recebeu do público, contrastando com o clima de festa de abertura. As suas palavras, breves, de abertura foram recebidas em vaias.  Senti-me no meio daquela multidão, embora estivesse assistindo à distância.  O povo, os 43% da população não dá aprovação automática para os feitos da administração Dilma.   Há 1 ano atrás, este índice estava em 23%.  

Não tão longe da entrada do estádio, houve manifestação contra os gastos excessivos, do dinheiro público, na realização da Copa 2014.  Não houve, violência policial, até porque a administração do governo do Distrito Federal é do PT.   Mas, houve, utilização de tropa de choque, lançamento de bombas de lacrimogênio e tiros de balas de borracha, tal qual ocorrera na cidade de São Paulo, na última quinta feira.  Infelizmente, violência gera violência.  Estamos à engatinhar no exercício da democracia de parte a parte.

O fato é que o povo está a acordar.  O povo, hoje, composto de 43% da população, vê com desconfiança a administração Dilma.  Está a descobrir que a presidente Dilma fala muita mentira.  A principal dela é sobre o controle da inflação.  A inflação está solapando o poder de compra do brasileiro.  E está longe de terminar a escalada inflacionária.  As medidas tomada, a única por enquanto, para combate a inflação, foi o aumento da taxa Selic para 8% ao ano.  Medida equivocada, na minha tese de formulação do plano econômico de longo prazo.  

A presidente Dilma, no afã de conseguir neutralizar a "agenda negativa", tomou medida no sentido contrário, liberando o Crédito Fácil e Crédito Barato, para os mutuários do programa Minha Casa Minha Vida, o que de certa forma "anula" o efeito pretendido pelo aumento da taxa Selic, dentro da política econômica (sic) da Dilma.  Uma atitude ambígua, típico do portador do síndrome "bipolar".  Dilma dá tiroteio no escuro, numa atitude de pessoa descontrolada, diante da possibilidade de encontrar reeleição difícil no ano que vem.  Dilma está, visivel e literalmente doente.  

Disse eu, há 1 ano atrás que #SouDaResistence , porque fazia parte do contingente de, apenas, 23% da população.  Existe a teoria de que uma pessoa não consegue mentir todo o tempo.  É o caso dos presidentes Lula e Dilma, não consegue enganar a população por todo o tempo.  Espero ter contribuído através deste blog, apontamento dos erros sistêmicos da política econômica (sic) da administração Dilma. 

Não credito a nova postura da população ao trabalho dos partidos da oposição.  Os partidos políticos em pouco contribuíram para que o povo acordasse.  Credito sim, aos movimentos das redes sociais, independente das cores partidárias e ideologias.   Agora, digo eu que #SomosInsurgentes.  Insurgentes, no sentido pacífico, sem armas e nem verbas.  A nossa principal arma continuará sendo o "verbo", como está colocado preâmbulo deste blog.  

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  E-mail: sakamori10@gmail.com
 

8 comentários:

Unknown disse...

E agora ?
Eram as pesquisas que estavam erradas , ou será q só a classe média , média alta está insatisfeita com o atual governo ?
Afinal a classe média pode pagar plano de saúde , colégio , entre outras tantas coisas q deveriam ser direito do povo.
Esses pesquisadores ... Kkkk ... :D

Juliano W disse...

Povo acordar? Doce ilusão.. povo continua à ser usado.

Roberto Pires Silveira disse...

E você acha que aquele pessoal dentro do estádio, que pode pagar até R$ 800,00 só para assistir a um jogo de futebol é representativo do povo brasileiro? Nem eles, nem você são.

Voz do Povo disse...

Povo ainda não acordou, meu caro Sakamori, mas enfim, é sempre bom está por aqui lendo um blog de qualidade. Convido seus leitores para visitar o blog Voz do Povo, abraço.

Unknown disse...

No Brasil, mobilização nascida de redes sociais é arroz de festa. Dilma foi vaiada dentro do estádio. Melhor seria se ela fosse vaiada nas ruas. Quem reclama dos preços dos ingressos da Copa da Confederações deveria boicotar o evento, ao invés de só vaiar a presidente. Sou solidário com as vaias, claro. Mas, ali, foi uma vaia motivada por um sentimento de classe - no estádio não tinha pobre. Quer dizer: Dilma será reeleita, com folga. Lembra das vaias que o Lula recebeu nas Olimpíadas Pan-americanas? Até Getúlio Vargas foi vaiado... Com ou sem segundo turno, Dilma será reeleita, vaia não serve de termômetro para nada. Preferiria ver um minuto de silêncio do público, como forma de luto pela economia equivocada do governo. Muitas vezes, o silêncio fala mais do que uma vaia.

Unknown disse...

Concordo, O POVO NAO DEVERIA IR A JOGO ALGUM, quer ver os "nossos Tão Bens Pagos Jogadores" "trabalhar"???Assista em casa...Muitos Não Pagaram Nada e com Direito a TUDO... Belo Protesto...ESTADIOS VAZIOS SERIA UM PROTESTO...Oposição, deveria colocar "Telões" nas comunidades e do lado de fora dos estádios, como "alguns"fazem nas "campanhas", para quem quer ir Ruas, distribuir cervejas e petiscos,,,e VIVA O FUTEBOL, O SAMBA E O CARNAVAL, E O SAO JOÃO...

Unknown disse...

A maioria da população não se interessa por economia e muito menos política. Mas quando a situação piorar e se fazer sentir ainda mais na pele dos ignorantes, aí sim , essa eleição será perdida.Do jeito que o governo está a agir , será inevitável.

Eli Reis disse...

Sakamori:

Depois de pequeno período de férias (antes de sair novamente em julho), voltei a comentar seus inteligentes artigos.

Voltei apenas a comentar, visto que de ler, não havia deixado.

Sakamori, via de regra acho que você escreveu justamente o que eu escreveria ou que gostaria de estar escrevendo.

Alguns, como o de hoje, parece que foi inspirado apenas pelo que eu estava pensando.

Você é muito bom no que escreve.

Parabéns,

Eli dos Reis,
de Ribeirão Preto.