Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

terça-feira, 18 de junho de 2013

Protestos. DILMA, #EstamosInsurgentes!

Fico muito à vontade em escrever esta matéria, sobre os protestos que ocorreram em várias capitais do Brasil, ontem à noite. Com poucas exceções, transcorreu em clima de paz, com pouca demonstração de violências de parte a parte, entre manifestantes e força policial.  

Segundo a Folha, os protestos pelo país atingiram 12 capitais, reuniram mais de 215 mil pessoas e tiveram cenas de violência em sete delas: Rio, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Maceió e Curitiba.  Eles reuniram a  maior quantidade de manifestantes desde a mobilização dos caras-pintadas pelo impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992. 

Ainda, segundo a imprensa, presidente Dilma está sem entender sobre o acontecimento inesperado.  Dilma mandou Gilberto Carvalho, chefe da Secretaria Geral da Presidência, ouvir os organizadores dos movimentos, os principais motivos desta manifestação.  A presidente Dilma deve estar totalmente alheio às demandas da população.  Cercado por camarilhas de puxa-sacos, nem percebe a indignação do povo com o "status quo" da sua administração.  Para Dilma, o Brasil é maravilha como a país da Alice do contos de fadas.  

Igualmente, jornalistas da Rede Globo, cooptados ao governo Dilma, tentando achar o motivo do movimento... Só mesmo rindo para não chorar!

#EstamosInsurgentes, presidente Dilma, porque a educação foi colocado no segundo plano.  Os professores com nível superior ganhando o mísero R$ 1.451,00 como piso, enquanto seu motorista deve estar ganhando salário de mais de R$ 8 mil.  Investe na educação de nível superior, mas esquece da educação de base, que é base da educação.  

#EstamosInsurgentes, presidente Dilma, porque os doentes estão morrendo nos corredores dos hospitais públicos.  As classes emergentes são obrigados a aderir a qualquer Plano de Saúde, para ter atendimento minimamente digno.  Enquanto isso, presidente, a senhora e o presidente Lula, tratam das suas doenças no Hospital Sírio Libanês, hospital que qualquer reles cidadão não tem condição de adentrar à porta dentro.  

#EstamosInsurgentes, presidente Dilma, porque a senhora junto com os governadores dos estados da federação não conseguem diminuir o índice de criminalidade.  O nosso índice é comparável aos países mais atrasados do mundo.  Vide matéria que fiz sobre o tema.  Os governos são leniente com os crimes hediondos e de homicídios.  

#EstamosInsurgentes, presidente Dilma, porque acontecem tanta roubalheira no seu governo e do presidente Lula, demonstrado com demissão de 7 ministros de Estado com suspeição de desvio de dinheiro público, na sua gestão, e nada acontecem com os supostos corruptos e nem com os respectivos corruptores.

#EstamosInsurgentes, presidente Dilma, porque a senhora mandou barrar a CPMI do Cachoeira?  A CPMI não foi encomendado pelo presidente Lula?  Mandou suspender porque era tiro no pé?  Os rastros da Delta Construções levariam inexoravelmente à porta do Palácio do Planalto. Já tinha dados coletados pela CPMI. Por que não foi à fundo? 

#EstamosInsurgentes, presidente Dilma, porque a senhora vem destruindo 2 grandes patrimônios do País, que são a Petrobras e Eletrobras.  Elas estão à beira de sucateamento por conta de fazerem parte dos instrumento da política econômica (sic), equivocada.  O povo percebe que o sucateamento é para satisfazer a sua vontade ilimitada de se reeleger em 2014.  

#EstamosIsurgentes, presidente Dilma, porque a senhora financia os amigos do Planalto, em volume expressivo, subsidiado, que chamo de programa Bolsa Empresário.  Os 70% dos recursos são destinados a meia dúzia de "Batista$" e o restante 30% são destinados a mais de 165 mil micro e pequenos empresários, segundo BNDES.  

#EstamosInsurgentes, presidente Dilma, porque a senhora quer colocar "mordaça" no Ministério Público para excluí-lo da iniciativa de investigações sobre "crime organizado" e "corrupção".  Vai mandar a sua base aprovar a Pec37, nos próximos dias.  Apenas este motivo, presidente Dilma, já seria o suficiente para estarmos insurgentes!

#EstamosInsurgentes, presidente Dilma, porque a senhora deixa presidente Lula com livre trânsito no seu governo, aliás, dando palpite cada vez mais sobre as medidas populares a serem tomadas.  Presidente Dilma, até o povo, já sabe que o presidente Lula faz loby para empreiteiros nos países da América Latina e África com dinheiro do BNDES.  Esta atitude permissiva pode ser legal, mas é altamente imoral.  Isto é mais que nepotismo, presidente!

#EstamosInsurgentes, presidente Dilma, este blog apresenta 741 motivos de indignação com a sua fracassada política econômica (sic).  Presidente Dilma, a senhora mente muito.  Mente porque anuncia mas não conclui, o exemplo clássico é a transposição do São Francisco, obra que ficará para o próximo governo concluir.  E por aí vai.  Os exemplos são inúmeros.

Presidente Dilma, sinceramente, o carnaval já acabou, a máscara já caiu, o Brasil é uma realidade bem diferente do que a senhora pinta como sendo.  Ainda há tempo de mudar de postura, presidente Dilma!  Embora, com remédios amargos, ainda tem como consertar economia brasileira que a senhora conseguiu bagunçar.

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  E-mail: sakamori10@gmail.com

9 comentários:

  1. Bom dia amigo Sakamori:

    Enfim a insurgência contra os equivocos dos ultimos tempos do Governo!
    Enfim, a descoberta da força das redes sociais, seus valores e sua capacidade de arregimentação!
    Enfim, a descoberta de inoperância e descompromisso dos partidos com as verdades da sociedade!
    Muito bom o que vimos ontem !
    A união em torno dos anseios esperados por essa sociedade paciente, ordeira e sempre esperançosa por melhores dias!
    Ouviram enfim, o clamor dos brasileiros comprometidos com o desejo de ver seu país a frente da Comunidade das Naçoes!
    Não faltaram advertências e oferecimentos para auxiliar a condução deste país!
    Protegidos pela paredes e distancia da turba, nossos honoráveis legisladores descobriram ontem, que são o alvo das criticas por sua omissão e descompromisso e subserviência aos interesses menores dos portentados deste país!
    O Estado de Direito está sendo cobrado, assim como suas leis aprovadas na Constituinte de 88, na sua totalidade, exigida sua aplicação!
    O pretendido Estado Bolivariano, foi definitivamente respondido com tais manifestaçoes, que ratificam os postulados seguidos na Contra Revolução de 1964, que somos definitivamente contrários !
    Não leram o ARTE DA GUERRA, assim substimaram a pacividade de nossa gente, com sua permissividade infinita aos desmandos!
    Mas, tem o lado bom !
    O alerta e pedido de correção de rotas com tais gestos, tal como você coloca na matéria, ainda ha tempo para corrigir!
    Se o protesto no Estádio Mané Garrincha, no sábado 15, foi entendido como resultante da classe media alta, o de ontem, joga por terra essa afirmação simplista e acostumada de apoio parlamentar e midiatico.
    Tenho certeza que a soberba e autocracia até aqui apoiada pelos parlamentares e mídia cooptada merecerá novas analises e principalmente demandará o exercicio da humildade e respeito aqueles a quem governam !
    Descobriram que não estão gerindo um Sindicatão,mas um país de quaze 200 milhoes de pessoas e a setima economia mundial!
    A lamentar,somente os marginais que se infiltram nesse eventos e que oferecem o lastimável espetáculo e dissociado dos objetivos saudáveis de ORDEM E PROGRESSO ao nosso amado Brasil!
    BRASIL ACIMA DE TUDO
    Com o abraço do amigo e admirador,

    MARKITO DE SOUZA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Markito,

      Estamos na mesma luta, cor partidária à parte. Se antes, éramos 23%, agora somos 43% de insurgentes. Coisa inimaginável até 30 dias atrás. O Brasil acordou! Abriu a porteira do "curral eleitoral". Agora, nos aguentem!

      #EstamosInsurgentes !

      Excluir
  2. Estarei publicando no blog destacando a Coluna do Sakamori e colocando o link de visitação com os créditos,é claro. Convido a leitura, voz do povo.

    ResponderExcluir
  3. Grande texto. Posso colocá-lo aberto na minha página do FB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,

      Obrigado pelo comentário a respeito do texto. Não sou dono da verdade, mas é uma opinião. Opinião não tem dono. Fique à vontade em postar a matéria, mesmo sem a referência d fonte. O importante é divulgação dos fatos.

      Abs!

      Excluir
  4. Agora pouco, assisti pronunciamento da presidente Dilma à respeito das manifestações de ontem. Foi na cerimônia de exposição sobre o marco regulatório do setor mineral.

    A presidente Dilma enalteceu a democracia, manifestadas pelos movimentos, apenas, reprovando os vandalismos. Como costumeiramente fazia o presidente Lula, ela fez de conta que as manifestações não era contra administração Dilma.

    De certo, presidente Dilma, continua achando que o Brasil é país das maravilhas. Só faltou solidarizar-se com os manifestantes!

    E por estas e outras que as manifestações continuarão a acontecer de norte a sul do Brasil.

    ResponderExcluir
  5. A insurgência popular é um efeito retardatário de todos os desmandos e ingovernabilidade dos governos que surgiram desde o governo Collor. O acúmulo de absurdos do PT - a Pec 37, o mensalão, o envolvimento mais que suspeito com empreiteiras, alianças com gente que nem o Diabo gosta de chegar perto, o Bolsa esmola, o Bolsa Rico, Cotas, Belo Monte, nenhum investimento em infraestrutura, importação de mão de obra, o massacre dos índio, baixo crescimento, inflação. O povo não aguentou mais, mesmo a "nova classe média", a principal beneficiada pelas ações do governo está nas ruas protestando. Nenhum cidadão, não importa a classe e nível educacional deve ser conivente com a corrupção. E a prova está nas ruas. Quando a corrupção comia solta mas a economia agradava a certos setores da população e a opinião pública internacional, tudo bem. Mas, com a economia medíocre e ainda com escândalos no governo que insistem em nos envergonhar, a paciência do povo se esgotou. Agora, todos os partidos terão de se repensar e ser repensados. Não é só o PT que está na fogueira, mas todos os partidos, todos, de uma certa têm responsabilidade pelo que está acontecendo, os que se aliaram ao PT e aqueles que não souberam ser oposição. Agora, a rua é nossa e a vergonha é dos políticos.

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.