quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dilma, manifestações não são desfiles de moda!

Tirando alguns excessos, as manifestações dos últimos dias demonstraram de alguma forma, a insatisfação do povo com a administração do governo Dilma e com a classe política em geral.  Na matéria que escrevi ontem de manhã, que se encontra na sequência deste, retrata exatamente o que o povo quis demonstrar com os mega protestos, sobretudo nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

O que me impressiona é a insensibilidade da classe política em geral.  Assisti pela TV Senado e TV Câmara manifestações dos senhores senadores e dos senhores deputados, elogiando as manifestações ocorridas na véspera.  Ocuparam a tribuna para enaltecer o caráter democrático dos protestos, todos eles fazendo referência a pequena minoria que fizeram vândalos e violências.  Todos eles, com belos discursos, mas que em nada dizia sobre a essência das manifestações.

A presidente Dilma, também, enalteceu a democracia e elogiou o movimento, por ter sido ordeiro e pacífico.  Falou sobre o excesso cometido por uma minoria.  Mas, nada falou sobre o motivo daquelas manifestações.  

A mim, me pareceu que, tanto a presidente Dilma quanto os seus parlamentares da base governista não eram alvos das manifestações.  Deu a impressão de que os protestos eram com os outros, não contra eles.  Lembrei-me da postura do presidente Lula, diante de uma situação difícil ou uma situação de saia justa.  Lula sempre dizia que o problema não era com ele.  A Dilma e seus parlamentares da base, aprenderam muito rápido o ensinamento do chefe da gangue.  

Manifestações com múltiplos objetivos, como foi e está sendo o caso, não são desfiles de colegiais no dia da Independência.  Parecem que as autoridades, os muitos cientistas políticos, jornalistas cooptados pelo governo Dilma, parecem enxergar os movimentos de protestos como o desfile de colegiais.  Não digeriram ainda, o objetivo dos protestos.  O objetivo das manifestações, como foi dito por mim, na matéria anterior, foi a demonstração de indignação com o "status quo" da política brasileira, na sua essência.  

Numa manifestação dessa magnitude, em qualquer parte do mundo, haverá excessos de parte a parte.  As pessoas humanas não são como cordeiros que andam ordenadamente em bando e são conduzidos pelos pastores com seus cães de guia.  Em qualquer parte do mundo, há infiltrações de militantes da extrema, tanto de um lado como de outro.  Haverá, também, infiltrações de baderneiros e pessoas que se aproveitam para fazer saques.  Não entender o movimento de protestos como tal qual descrito, é muita ingenuidade.  

Querer que as manifestações políticas sejam extremamente ordeiros, como aquela de procissões de católicos ou manifestação pacífica de evangélicos é no mínimo ingênuo, irresponsáveis até.  Os jornalistas em geral noticiam apenas os fatos visíveis, mas não faz reflexões sobre o verdadeiro significado dos protestos, tal qual a classe política.  Teriam que entender, o porque de tanta indignação, colocando em alvo os prédios públicos, tal como Congresso Nacional, Assembleias Legislativas ou mesmo sede da prefeitura municipal.  Certamente a ira dos manifestações são contra ocupantes daquelas casas de serviçais do povo.  

Pelo visto, as manifestações continuarão, se hoje é sobre tarifa de transporte coletivo, amanhã poderá ser por outros motivos.  O meu receio é de que num movimento desse, existe sempre, de parte a parte, órgão de segurança ou de manifestantes, a procura de um mártir.  O País só vai acordar quando, em atos de protestos, resultem em alguma morte.  É isto que sempre esperam os poderes públicos, para poderem tomar medidas drásticas.  Este filme já assistimos várias vezes no curso da história do Brasil dos últimos 60 anos.  

Dilma, manifestações não é desfile de moda!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  E-mail: sakamori10@gmail.com

5 comentários:

Anônimo disse...

Ossami Sakamori.
Parabéns pelos seus escritos!
É um dos primeiros sites que leio diariamente.
Concordo com seu posicionamento e acredito que estamos nos aproximando de um ponto de inflexão na vida dos brasileiros. O governo não sabe como lidar com essa situação, pois são pessoas completamente despreparadas.
Julgo que essa falta de entendimento leve a uma insatisfação exponencialmente crescente e nos conduza a uma convulsão social.
Forte abraço
Mauro

Daniel Cohen disse...

Caro Saka,...

Infelizmente o que deveria ser um show de cidadania, esta transformando-se em um espetáculo de tristes consequências, onde a constituição e as leis, foram relegadas ao segundo plano.

Quanto aos nossos governantes, a exemplo da vaia, onde a cara de paisagem imperou, o mesmo ocorre com as manifestações. Não fosse o Alckmim deixar clara sua posição, nada saberíamos dos demais, que simplesmente desapareceram.

O único que abriu a boca e claro, besteira falou, foi Cardozo, "Sinistro" da Justiça,...os demais, sepulcral silêncio,...

A ida da Dilma a S.Paulo, encontrar-se a portas fechadas e de forma sigilosa com Lulla, o espectro de presidente, mostra claramente que a turma esta mais perdida que cachorro quando cai do caminhão de mudança,...

Vamos ver a evolução das coisas. Infelizmente creio que o patriotismo de vândalos, não resiste a uma chuva fria.

Unknown disse...

Muito bom. Sintetizou bem a realidade vivida pelo nosso país.

Unknown disse...

É tanta demanda neste país por tanta coisa... Se tudo der certo, a mobilização pode durar até ano da Copa do Mundo, se isso acontecer, será um marco na história deste país. O mais importante é saber que esta mobilização não contou com a participação da grande mídia, que, inclusive, está entrando como vilã nesta história. Que bom saber que brasileiro é tão em Mega protestos como é bom em Mega Eventos. Subestimaram - e ainda subestimam os brasileiros, mas até a Argentina está morrendo de inveja de todos nós... Não existe protesto sem um mínimo de bagunça, é ridículo ver a Globo caçando aqui e ali, um baderneiro para justificar sua tese imbecil que protesto é coisa de bandido. Espero que a Globo pague por isso. Sim, protesto não é desfile de moda, mesmo sabendo que no movimento há artistas e mauricinhos e playboys como "arroz de festa", mas isso faz parte da democracia. Tudo o que está acontecendo é tão novo, embora pareça velho, que ninguém sabe como tudo pode terminar, assim como não sabemos como tudo aconteceu... De qualquer forma, o Brasil não será mais o mesmo - mesmo que nada mude.

Unknown disse...

Salve Sakamori:

Passei o dia no Hospital e, somente agora, 22,30hs chego em casa em me intero sobre o diamaqui fora!
Para variar mais uma materia importante de seu, digo nosso Blog, pois incorporado esta em todos nos que o frequentamos e o seguimos diariamente!
Li alguns comentarios que me antecederam, e, estao repletos de verdades, complementando assim sua materia e reforcando suas afirmacoes do despreparo que se encontra a classe politica, assim como, o baixissimo nivel dos focas travestidos de jornalistas! Faltam conhecimento e experiencia de parte a parte ! Pela falta de valores e pelo desconhecimento da historia, somente demagogicamente, como e costume, efetuam o registro perifericamente, nao efetuando analise ou mesmo interpretando os fatos! Os chamados 5 minutos de fama e o que buscam! Dai, esse pais dedicado aos BBBs nas mais diversas atividades, e a desinformacao como matiz! Portanto, seu gesto e sua predisposicao em orientar a populacao como o faz, diariamente com suas aulas nas mais diversas atividades, e o grande brinde de nossos dias!
Mas, primeiro, vimos que os estudantes romperam com as siglas, a UNE, inicialmente que se encontra engessada pela cooptacao feita ainda no governo LULA ! E a condicao de espectador a uma geracao nao me parecia possivel, visto,os valores que tivemos nessa idade de sonhos e, calados como se encontravam nao me conformava!
Esse movimento e irreversivel, e essa garotada justificadamente, se inserira na vida publica nacional daqui para frente, e, os governantes terao que corrigirem rotas pois estao demonstrando que vieram para o,tudo ou nada! O Lindiberg, ex presidente da UNE, hoje Senador, que vendeu o silencio dessa instituicao centenaria ao PT, esta sob a invetigacao do Supremo e com sua vida pessoal e empresarial sob devassa daquela Corte! Sao as consequencias do credito de que nao daria nada! Protejo quem me paga!
Deixa ele! Vai perder o caminho de Casa! E, em consequencia dessa manifestacao e insurgimento politico dos estudantes, reforcara as Instituicoes como Supremo, Ministerio Publico, e outras instituicoes que guardam os valores centenarios de nosso povo! Pela falta de valores e embasamento legal de suas acoes, veremos um castelo de cartas ruir sob a pressao dessa garotada enfim acordada!
Havia dito a voce em materia passada a algum tempo, quevate a eleicao de 2014, muita coisa aconteceria para contradizer naquele momento, a soberba do PT em se sentir eleito ja agora, e mais, o defenestramento do PSDB de maior postulante de adversario ao mesmo PT!
Os estudantes entraram no tabuleiro, e estao agora independentes para imporem seus desejos, e, colocando os partidos no lixo! Alias ha muito reclamado por nos, nao e? Portanto discorrer sobre os motivos que os levarammas ruas, sintetizaria co uma afirmacao! Nada mais justo, por serem herdeiros deste pais, exigirem que essa geracao degenerada da qual fazemos parte, se repense e lembrem-se deles! Essa amaior vitoria desse insurgimento ! Que Deus os oriente na busca de melhores e mais respeitosos dias para suas geracoes! Que venham para ficar!
Encerro com meu saudoso abraco e com o meu respeitoso votos de boa noite!

MARKITO DE SOUZA