Amazônia é nossa! Perito Judicial Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Foi professor da Escola de Engenharia da UFPR. Macroeconomia e política.
terça-feira, 13 de novembro de 2012
JOSÉ DIRCEU CONDENADO, LULA INOCENTADO!
Ontem, finalmente, o STF condenou o José Dirceu, o patrono do Lula presidente, comandante em chefe do Partido dos Trabalhadores, em 10 anos e 10 meses de prisão. E assim, definitivamente, consolidou a tese criada pelo então ministro de Justiça do Lula, Márcio Thomas Bastos, de que o presidente Lula nada sabia do que acontecia no gabinete ao lado do seu no Palácio do Planalto. Lula foi beneficiado com a tese.
Assim como acontece com o bom chefe da máfia italiana, o verdadeiro mandante e o maior beneficiário, sai impune de qualquer processo judicial. Segundo acompanho pelos noticiários da imprensa, o José Dirceu estava articulando um ato de "desagravo" a seu favor organizado pelos Partido dos Trabalhadores. O Lula, o verdadeiro beneficiário do processo mensalão, proibiu seus pares de tal ato. A esta altura, diante da iminência de processo mensalão vir a respingar na sua biografia, quer mesmo que os velhos companheiros do partido que cumpram a determinação do STF. Uma atitude covarde, mas compreensível para um bom chefe da máfia, não mais a italiana, mas a brasileira.
Engana-se quem acha que com a máfia brasileira já foi extirpada da vida pública. Foi-se um dedo, mas outros 4 continuam. E continuam a agir com mais vigor que antes. Lembremos de que na sucessão do José Dirceu, passou pelo mesmo gabinete da Casa Civil, os ministros Antonio Palloci, Dilma Rousseff e Erenice Guerra. O primeiro e último nomes são suspeitos de utilizarem-se do cargo para prática de enriquecimento ilícito. Sendo que o Antonio Palloci foi quem indicou a Dilma para o presidente Lula, na formação da equipe do primeiro governo do Lula e também principal coordenador da eleição da Dilma à presidência da república. Por outro lado, a Erenice Guerra foi indicada pela Dilma para sucedê-la no cargo de ministro chefe da Casa Civil ante a necessidade de renúncia do cargo para concorrer às eleições em 2010.
Hoje, a presidência é ocupado pela Dilma, principal assessora e lugar tenente do Lula, que viera ocupar a posição dos seus antecessores José Dirceu e Antonio Palloci. E de quebra o seu idncado Haddad é novo prefeito de São Paulo. O povo diz que são dois postes. A minha percepção é totalmente diferente. Ambos são seus fieis escudeiros e operadores, são os sobrinhos que galgaram posições dentro do máfia comandada pelo presidente Lula. Por enquanto são seus lugares tenentes, mas certamente, na sua falta, ocuparão a posição de chefe da máfia, tal qual acontecia com a máfia italiana. A organização criminosa que atuou com o nome de mensalão, hoje, tem outra denominação, mas os atores são os mesmos comensais de antes.
Diante das evidências, o mensalão é apenas ponta do "iceberg" que esconde uma verdadeira quadrilha que corrompe agentes públicos e assalta os cofres públicos, em benefícios diretos ou indiretos. Portanto, não é hora de comemorações, ainda. Mas, é certo que o STF deu o passo importante, o primeiro, para desbaratar a verdadeira quadrilha que tomou conta das instituições da república.
Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor ada UFPR, filiado ao PDT. Twitter: @sakamori12
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Esse pessoal vai preso com o cofre cheio da grana. Daquí à pouco todos serão livres por bom comportamento.
Talvez depois de soltos, os mensaleiros entrem na justiça alegando prisão indevida e pedindo reparação de danos morais. E aí vamos pagar? Isso não!
Deveriam indisponibilizar todos os bens dos meliantes, isso sim.
Postar um comentário