O mercado financeiro global acordou assustado com a crise financeira do SVB Financial Group, com o anúncio de vendas de US$ 1,75 bilhões de ações para capitalização. O que levou o mercado financeiro a temer a "quebra" da instituição financeira, provocando o "efeito dominó", levando outras instituições financeiras no mesmo caminho.
Segundo imprensa especializada, os papeias do SVB recuaram em mais de 60%, levando os bancos de primeira linha a perderem significativamente. O índice do setor financeiro, S&P 500 recuou 4,1%, o que é péssimo sinal. O SVB é considerado banco que deu e dava suporte aos diversos projetos de Startup no Vale do Silício. Se o Banco de suporte aos projetos aos Startup, é possível que o problema de liquidez do SVB, seja apenas a "ponta do iceberg" de problemas de um segmento que vinha ganhando força nos últimos anos, os startups.
Nada vem do acaso. No dia 4 de fevereiro último, tinha escrito matéria sobre economia global sob o título Economia global congelante! que já havia de que poderia haver situações como esta anunciada hoje. A última ocorrência, a crise econômica global aconteceu em 2008, com a quebra do Banco Lehman Brothers, devido a crise hipotecária nos Estados Unidos. O mercado financeiro global, para quem conhece, já sabe que há sempre um ajuste, de tempo em tempo, para colocar o mercado financeiro nos eixos, no rumo da consistência da economia real e não economia virtual.
O problema financeiro avançará sobre o mercado financeiro nacional, além do segmento de startups. Se eu fosse investidor especulativo, venderia hoje e bem mais tarde, recompraria pelo valor depreciado. Consulte o seu agente financeiro!
Ossami Sakamori
Um comentário:
Já quebrou
Postar um comentário