Tem um ditado popular que diz: "Rei morto, rei posto". É exatamente isto que ocorre, na transição de governo do Presidente Bolsonaro para o Presidente Lula. Por melhor que tenha sido o resultado apresentado no final do governo, os bons números da economia do governo anterior ficam ignorados ou "passam batidos" pela grande imprensa.
No último episódio, o da reoneração dos combustíveis no dia de ontem, dia 1º de março, culpou-se o governo anterior pela desoneração, sendo que o Governo de Transição solicitou ao ministro da Economia, Paulo Guedes a reedição da Medida Provisória em vigor no dia 31 de dezembro, com o prazo de validade por 60 dias, mantendo a desoneração para não causar impacto no primeiro dia do Governo Lula. Assistindo o anúncio da reoneração dos combustíveis, o ministro da Fazenda Fernando Haddad culpou o governo do Presidente Bolsonaro pela medida que estava sendo "obrigado" a tomar.
A história é um pouco diferente. O desempenho do governo anterior tem sidos bons. O resultado primário da Política Monetária do Presidente Bolsonaro, em 2022, deu saldo positivo ou o "superávit primário" de R$ 54,1 bilhões, após longo período de resultado com o "déficit primário", desde a pior crise econômica/financeira de 2014/2015, exatamente no Governo da Presidente Dilma do PT, no que acabou culminando em seu impeachment.
Ontem, dia 1º de março, foi divulgado o resultado da taxa média de desemprego no Brasil em 2022 que caiu para 9,3%, com retração de 3,9% frente ao número de 2021. O resultado é o menor desde 2015, o ano da crise econômica/financeira do governo Dilma, que não só recuperou o impacto da pandemia devido a Covid-19, como ultrapassou o patamar pré-pandemia, conforme pode ver no gráfico acima.
Para fazer justiça, vou creditar o número alvissareiro sobre o desemprego no País, ao ex-Presidente Bolsonaro. Fica o registro para que o ministro Fernando Haddad não faça o usucapião do número alvissareiro do governo anterior para o governo do Presidente Lula ou simplesmente ignorá-lo.
Rei morto, rei posto!
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário