A notícia internacional de hoje dá destaque ao envio de 45 tanques modernos pela Alemanha (14) e Estados Unidos (31) ao território da Ucrânia, nos próximos dois meses. A desculpa que faltava para o Presidente Putin justificar a invasão na Ucrânia do lado oriental, em especial nas 4 províncias, há mais de onze meses. Putin, sempre alegou que por detrás da Ucrânia estava a cobiça da OTAN de incluir a Ucrânia na Organização, fazendo fronteira direta com a Rússia.
Há exatamente 11 meses, no dia 26 de fevereiro de 2022, escrevi neste blog: Notícias internacionais anunciam "o isolamento dos bancos russos ao sistema de compensação bancária Swift", como se fosse notícia que merecesse o rodapé da página. Não, não é. O Swift é um sistema de compensação criado em 1973, com sede na Bélgica, que interliga 11 mil bancos e instituições financeiras em mais de 200 países e é fiscalizado pelo Banco Nacional da Bélgica, o Banco Central belga, em parceria com outros importantes bancos centrais. A medida anunciada, no meu entender, é um tiro no pé do presidente Biden e vai ter desdobramentos imprevisíveis no sistema financeiro mundial.
Chamei atenção naquela matéria, também, que: "O bloqueio do Swift dos bancos russos, hoje, dia 28, poderá ser o início da maior crise financeira mundial, talvez, maior do que a crise financeira mundial, que iniciou com a quebra do Banco Lehman Brothers, em 2008". É exatamente isto que está acontecendo na Zona de Euro, com reflexo no desempenho da economia global, de ocidente a oriente.
O envio de tanques modernos e potentes dos Estados Unidos e da Alemanha à Ucrânia, vai marcar uma nova fase da guerra entre aqueles países e a Rússia. Exatamente, é o que o Presidente Putin esperava desde o início do conflito. O Putin quer confronto com os potentes "drones" importados do Irã, capazes de destruir os tanques da OTAN em poucas horas. Para o Presidente da Ucrânia, ator de profissão, é prato cheio para ficar ainda mais "famoso" interna e externamente. Aqui como lá, os Presidentes da República pensam tão somente nas "suas popularidades" e pouco se importam com a situação econômica do povo dos seus países. O povo que se lixem!
Ossami Sakamori
Um comentário:
Vão dar ao Putin tudo aquilo que ele precisa para intensificar o uso de armas bem mais letais nessa guerra.
Postar um comentário