Quando se quer esconder os próprios defeitos, mostre primeiro os dos inimigos. Os últimos episódios deploráveis, noticiados no mundo inteiro, só expôs o País ao ridículo e confirmando quão subdesenvolvido somos. Foi, segundo informações da grande imprensa, atos de vandalismo anunciados. O principal órgão de informação do Governo federal, a ABIN - Agência Brasileira de Inteligência fez alerta com antecedência sobre a possibilidade de atos violentos no domingo passado. A depredação do Palácio do Planalto poderia ter sido evitado se o Batalhão da Guarda Presidencial, com 1.750 efetivos, estivessem cumprindo suas funções.
Feito a ressalva sobre os atos criminosos e sobre a ineficiência dos órgãos de segurança do Governo federal, vamos, hoje, comentar o resultado prévio da economia em 2022, que é minha área. Segundo o IBGE, o IPCA ou o índice de inflação oficial, do ano foi de 5,79%, ligeiramente superior à meta do Banco Central para o ano passado, de 5%. O índice de inflação do Brasil apresentado se equipara à inflação oficial dos Estados Unidos e dos países da Zona de Euro e Reino Unido. Os números mostram os acertos do Ministério da Economia, sob comando do Paulo Guedes e uma política monetária eficaz, sob responsabilidade do Campos Neto, presidente do Banco Central. Registre-se para que os números positivos de 2022, não sejam "roubados" pelo Governo Lula.
Na outra ponta, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revisou a projeção de crescimento da economia brasileira de 2,8% para 3,1% em 2022. Nem é preciso dizer que o índice de crescimento econômico do Brasil, é maior do que principais economia do mundo global, que andam em situação de "estagflação", estagnação somado à inflação. Credite-se o bom desempenho à equipe do Ministério da Economia, sob comando do Paulo Guedes.
Fica o registro para que o governo do Presidente Lula, alegue que pegou o Brasil quebrado. Pelo contrário, os números acimas mostram um quadro de economia em crescimento sustentável, entregue pelo Governo anterior para o atual Governo. E, sob patrocínio do Governo anterior, o Congresso Nacional, aprovou, também, o PEC de Transição, um Orçamento adicional ao previsto no LDO, aprovado em julho de 2022, num montante de R$ 145 bilhões que servirá para atender as novas demandas do governo do Presidente Lula.
Espero, que do episódio ocorrido no último domingo, não se repita nunca mais, e que a partir de agora, o contingente da Guarda Presidencial cumpram o seu dever, cuidando do patrimônio público, sobretudo do Palácio do Planalto, símbolo do poder da República Federativa do Brasil.
Brasil é de todos nós!
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário