segunda-feira, 18 de maio de 2020

Não há plano de saída para "coronavírus"


This blog has the Google translator service in the notebook version

O ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que a partir de agosto será possível dar início ao plano de retomada do crescimento econômico, caso não seja necessário prorrogar as medidas de isolamento social, após o próprio governo estimar a queda do PIB em 4,70%, a maior queda dos últimos 100 anos.  A afirmação do ministro serve apenas como "recado" desalentador ao setor produtivo, uma tentativa frustrada de manter espírito altivo diante do cenário "desolador" provocado pela "coronavírus".  

O fato é que a pandemia "coronavírus" está em "curva ascendente", sem perspectiva de sair da fase aguda nos próximos dias.  A minha previsão, baseada no histórico de outros países do hemisfério norte, é que o pico da curva só vai acontecer no mês de julho e o número de vítimas fatais ultrapassar 50 mil.  As várias formas de isolamento social, o "lockdown" ou qualquer outra forma de "isolamento social", em nada muda a perspectiva da economia após agosto. 

O ministro da Economia Paulo Guedes, até o momento, gastou entre R$ 350 bilhões a R$ 500 bilhões, para atender o programa "Auxílio emergencial", a transferência para estados e municípios, o programa de incentivo à manutenção do emprego e o financiamento subsidiado para micro e pequenas empresas.  Os programas de socorro, um "tapa buraco", está sendo financiados com emissão de títulos do Tesouro Nacional acrescido ao "déficit primário", apartado daquele previsto na LDO de 2020.  O "déficit primário" decorrente da "coronavírus" é denominado de "Orçamento de Guerra", um verdadeiro "cheque em branco" para Paulo Guedes usá-lo onde e como quiser.  

Segundo Paulo Guedes, a equipe econômica quer retomar a agenda "pró-mercado nos próximos dias, que inclui as privatizações, concessões, medidas de desburocratização e socorro financeiro às empresas do setor produtivo, via bancos de fomento.  Este cardápio de medidas já estava previsto antes da crise provocada pela "coronavírus".  No meu entender, as medidas planejadas e anunciadas pelo Ministério da Economia é  hipossuficiente para retomada da crescimento econômico, no mínimo, nos níveis anteriores ao da pandemia "coronavírus".  

Vou aguardar uma luz no final do túnel em relação a epidemia "coronavírus" no País, para propor um "plano econômico de saída", extremamente diverso da "vaga ideia" que o ministro Paulo Guedes tem apresentado ao setor produtivo, nas suas últimas falas.  Nestas horas, sinto a falta de um verdadeiro ministro de Planejamento que foi o economista Roberto Campos, avô do atual presidente do Banco Central.   

Desta forma, continua a afirmar: Não há plano de saída para "coronavírus".

Ossami Sakamori






3 comentários:

Magalhães disse...

Todos os países afetados vivem na mesma situação.Todos perderão PIB.
Todos sairão para as soluções..!
Por que não Paulo Guedes..?
O corongavirus será o melhor ministro das economias..!
Que planos têm os outros países?

Ary disse...

A retomada das atividades pós coronavirus nunca será o mesmo!

Anônimo disse...

Não existe nenhum teste no Mundo que detecta o suposto vírus corona! Teste rápido não detecta absolutamente nada, mas custa caro!
Já morreram 153 mil de infarto e 18 mil de covidão!
Protocolo mundial de saúde é causa morte por covidão pra justificar legalmente a criação da vacina e remédio pela Indústria farmacêutica Mundial! Terá que morrer no Brasil entre 30 a 45 mil até o fim do ano!
Governadores e prefeitos estão roubando tudo que podem nessa pandemia pra ficar mais rico!
Funcionários públicos estão recebendo aumento de salários e auxílio covidão!
A mídia jornalística mentirosa é patrocinada pela indústria mafiosa biotecnológica farmacêutica de fake science e telecomunicações!
A crise mundial é outra manobra globalista pra beneficiar o Bloco Europeu que estava falindo devido a saída dos ingleses!
O Brasil já está falido, mas boa parte do dinheiro está na mão dos políticos e da máquina pública! A ditadura socialista já foi implantada!
O povo deveria se rebelar, mas é apenas um gado inútil e ignorante!
O carona vírus é uma das maiores farsas da humanidade...rsrs!!