terça-feira, 12 de maio de 2020

Brasil vai regredir 15% em 2020!


This blog has the Google translator service in the notebook version

Enquanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, observa o engajamento do Palácio do Planalto ao seu projeto de socorro às pessoas e empresas, a economia real anda a passos largos para a pior depressão dos últimos 100 anos, efeito devido à pandemia "coronavírus".   O fato concreto é que o Paulo Guedes, nem apresentou ainda para apreciação do "board"  do Palácio do Planalto o seu "Plano Marshall" para recuperação da economia brasileira.   Receio que o Paulo Guedes, não tem "gás" para impor o seu "Plano Marshall", o que é grave para um País em que os políticos se engalfinham sobre o grau de "isolamento social" para enfrentar a "coronavírus".   

Fazer previsão para economia do País neste ano é quase que uma "ficção científica".   No entanto, na ausência de opinião de renomados analistas econômicos, vou lá ensaiar os primeiros indicadores para o restante do ano de 2020.  Os indicadores estão baseados nos números que estão se apresentando nos países do hemisfério norte, notadamente na Europa e nos Estados Unidos.  Parto do princípio de que o mundo global está prevendo retração do PIB de 2020 em 5% na média.   Para confirmar a previsão, os Estados Unidos estão apresentando, até este momento, o índice de desemprego alarmante, ao redor de 20%, enquanto o normal aceitável seria de 5% e alarmante número de vítimas fatais da "coronavírus", com curva no patamar horizontal.

Os números apresentado por mim,  nas matérias anteriores, parecem confirmar:  o "pico" da epidemia será no mês de julho e número de vítimas fatais acima de 50.000.   Desta forma, o engalfinhamento entre o Presidente da República e os governadores em geral sobre grau de "isolamento social" é como guerra de Pirro, onde, o que sobra é o grande número de vítimas fatais e nada mais.   Enquanto os políticos se engalfinham, a economia real do País vai entrando em profunda "depressão" e sem "Plano Marshall" para saída do "buraco" que se meteu.   

Assim, continuo com a minha previsão de retração da economia brasileira em 20% do PIB no segundo semestre e retração do PIB de 2020 com queda de 15%.   

Ossami Sakamori  


Um comentário:

Anônimo disse...

De acordo com os pesquisadores sérios e éticos mundiais, a indústria farmacêutica, biotecnologia e médica estão tentando a todo custo criar um suposto vírus corona para justificar toda a mentira propagada pela mídia e medicina!
O PIB será abaixo de zero e o Brasil entrará na Grande Depressão nos próximos meses, mas durará no máximo dois anos, pois as bolsas já estão em pleno vapor!
Ao contrário dos antigos economistas, com a economia globalizada, a recuperação é mais rápida! Mas como temos muitos políticos ladrões, talvez a crise dure vários anos e temos que manter o salário dos funcionários parasitas públicos!