sexta-feira, 15 de maio de 2020

Curitiba enfrenta a "coronavírus" com sobriedade.


This blog has the Google translator service in the notebook version

Enquanto os políticos, em nível nacional, engalfinham-se, o prefeito Raphael Greca de Curitiba administra uma cidade com 1,8 milhão de habitantes e área de 432 Km2, com eficiência, num ambiente de pandemia "coronavírus".   O resultado é considerado satisfatório.  Até ontem, dia 14, o número de casos da "coronavírus" somava 805 casos confirmados, 31 casos de vítimas fatais e 593 pessoas recuperados da epidemia.  Enquanto em todo território nacional somava mais de 14.000 mortes devido a pandemia "coronavírus". 


Segundo a secretaria de saúde de Curitiba, até ontem, 110 pessoas ocupavam leitos de UTIs, exclusivos para casos respiratórios, o que significa uma taxa de ocupação de pouco mais de 40%. Curiosamente, Curitiba, situado no planalto com altitude média de 850 metros, é conhecida como capital do estado mais frio do País.  E, também, conhecido com alta incidência de gripes comuns devido ao alto índice de umidade do ar, comuns no período de inverno.  

Curitiba adotou o "isolamento social" como todas capitais brasileiras, sem rebeldia às recomendações científicas, adotadas em todo o mundo.   O povo curitibano sofre com o efeito da "coronavírus", tanto quanto qualquer cidade, mas o povo leva em conta o "interesse coletivo", o que vem a facilitar a governança da cidade.   A solidariedade está implícita nos costumes do povo curitibano. 

Sem querer ser bairrista, se todos prefeitos de grandes cidades adotassem o mesmo "padrão de atendimento" em épocas normais, a epidemia "coronavírus" pudesse ser enfrentado com maior eficiência e menor perda de vidas.  Há que se pensar, antes dos políticos se engalfinharem "em cima" dos mortos devido a pandemia. 

Curitiba enfrenta a "coronavírus" com sobriedade.

Ossami Sakamori 

Um comentário:

Anônimo disse...

A grande piada ou novidade mundial é que realmente criaram um suposto vírus corona em 3D CG, mas que não mata nem barata! As pessoas estão infartando em qualquer cidade do País e a vacina está saindo do forno pra criar uma doença crônica!
Se os governantes soubessem do que se trata, nem haveria quarentena burra e todos pediriam demissão por incompetência, o mesmo feito hoje por um suposto profissional da saúde!
A ganância dos cientistas/pesquisadores corruptos criaram a chamada FAKE SCIENCE e todo mundo acreditou...rsrsr!!