terça-feira, 19 de abril de 2016

Temer é temor do mercado.


O futuro presidente da República, Michel, é marido da Marcela Temer, há 12 anos. Michel Temer é um político de poucos arroubos. Foi presidente da Câmara dos Deputados por duas vezes. Formado em direito pela USP e fez doutorado pela PUC de São Paulo. Nascido em 23 de setembro de 1940, hoje com 75 anos. 

Michel Temer é presidente licenciado do PMDB, partido pelo qual foi indicado para ocupar o cargo de vice-presidente na chapa da Dilma Rousseff. Ele é político do tipo "cheira mas não fede", característica que se encaixa para ser o presidente do PMDB, que é um conglomerado de interesses pessoais e individuais de cada filiado em todos os níveis.

Michel Temer tem personalidade oposta à da Dilma,que é arrogante e adepto à personificação. Se na vida política não guarda nenhuma característica marcante, ninguém sabe o pensamento econômico do Michel Temer. Talvez, por isso, ele procura um homem forte no Ministério da Fazenda. Tudo que foi dito por ele até aqui, é que a política econômica do governo Temer será conduzido por pessoa que reúna condições de dar unidade ao pensamento e ação na área econômica. Por este aspecto, fico mais tranquilo. 

No entanto, a minha preocupação é que o Michel Temer pode saber fazer política, mas não entende de economia. Os atuais postulantes ao posto de ministro da Fazenda são adeptos ao pragmatismo ortodoxo da teoria neoliberal. Vamos lembrar que há muitas décadas, o Brasil vive de constantes crises econômicas, grande parte por culpa dos pensamentos neoliberais intervencionistas. Por este lado, fico preocupado.

Fico muito preocupado com os principais candidatos ao posto de ministro da Fazenda, em defender o "ajuste fiscal" como pedra angular para formulação da política econômica. Não, não é o "ajuste fiscal" o motor da economia, ele é apenas um componente da política econômica. Se assim profere, os candidatos, estes pouco entendem da macroeconomia. 

A teoria neoliberal intervencionista das últimas décadas já demonstrou que não é fórmula ideal para situação do Brasil, um país emergente. A fórmula que seria adequado para o País que procura o desenvolvimento sustentável seria a teoria liberal, com o governo cuidando apenas do essencial, a educação, a saúde, a segurança pública e a defesa nacional. País emergente ainda, não tem dinheiro para tudo. 

A teoria liberal defendida por este que escreve, não contempla necessariamente as privatizações das principais estatais do governo federal, como Petrobras e Eletrobras. A teoria liberal defendida aqui, vai buscar recursos para provimento de infraestrutura no País nos recursos que hoje são canalizados para os especuladores financeiros. A teoria defendida por mim tem sólido respaldo e está presente em alguns dos países desenvolvidos do mundo moderno como nos Estados Unidos e no Reino Unido. 

Vale a pena a leitura do meu e-bookBrasil tem futuro? , antes de avaliar a política econômica do Temer. Por enquanto o Temer é temor do mercado. 

Ossami Sakamori
















9 comentários:

Anônimo disse...

"Os superministérios de Temer

Michel Temer quer criar três superministérios: da economia, da infraestrutura e da área social.

De acordo com o Estadão, José Serra deve assumir um desses três superministérios, ainda não se sabe qual.

Para a economia, o jornal cita os nomes de Arminio Fraga e Henrique Meirelles, só que o primeiro não topa.

O Estadão cita também David Uip para a Saúde e José Carlos Aleluia para Minas e Energia."

http://www.oantagonista.com/posts/os-superministerios-de-temer?utm_medium=email&utm_campaign=NL-Antagonista-2016-04-19&utm_content=NL-Antagonista-2016-04-19+CID_8b6c81daf7091ec41356a1e4e09cc695&utm_source=Email%20Antagonista&utm_term=leia%20mais

Anônimo disse...

Preparem um potão (dos maiores) de vaselina

Anônimo disse...

Falar em vaselina, o Gean cuspiu no Jair pq chamou ele de gay

Anônimo disse...

Temer tem a seu favor a postura, a discrição. Seus contatos são efetivos e ouve com atenção seus assessores e aliados. Com certeza teremos um Ministério semelhante ao de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Só assim o Brasil sairá desse impasse em que se encontra há mais de ano.

Mônica Torres disse...

Boa noite, professor. Se ninguém conhece o pensamento econômico de Temer e é possível que ele não tenha aptidões no assunto, então isso é mais tranquilizador. Sem o caráter arrogante da 'ex', ele vai procurar acertar, pra fazer bonito nas próximas eleições.

Daniel Camilo disse...

Pois é, Sr Sakamori. Não quero ser ave de mau agouro mas político com esse perfil já tivemos e não foi nada agradável.
Michel Miguel Elias Temer Lulia é um homem frio, calculista, tido por todos como conciliador pois é um político profissional. Esse é o temor. Pessoas assim conseguem o que quer sem precisar convencer ninguém. A política do Michel é a mesma de todos pois ele é da safra antiga. Nós estamos matando uma sucuri e abraçando uma jibóia, economicamente falando. Só o fato dele ter ficado junto a Dilma por quase dois mandatos, bem quieto e agora tratá-la como inimiga já dá para sentir a honestidade dele. Aliás, o PMDB apoia qualquer coisa desde que esteja junto do governo. Porém, creio que a sociedade vai apertar o TSE para cassar a chapa Dilma/Temer e aí vamos ver o que acontece. Temos que manter a guarda alta para não sermos nocauteados no último round.

Anônimo disse...

Eu não confio em Temer...primeiro por ser do PMDB...segundo por ser o vice de Dilma...na minha ótica o que ela fez ele também fez...o desmanche do que está aí tem que ser feito através da legalidade e constitucionalmente...mais tem que mudar...mudar tudo...tinha tanto deputado bobo votando...não tinha nem consciência da sua função...

pr joão paim disse...

Melhor que Dilma e a organização criminosa pt ele pode ate ser, não sei se vai até o fim , pois vai ser julgado sua contas de campanha e parece que está enrolado . O maior teste deste governo será o afastamento de Cunha ,e dar apoio a lava jato só assim vai prosseguir. Saka torcemos Oremos ,rezamos, para que o PMDB não tenha uma crise de Sarney pois corremos o risco de novo neste aspecto. Mas como disse no início melhor que está ficará .abraço a todos amigos do blog .

Anônimo disse...

Anônimo da 22:43

Essa bichinha louca do psol, não cuspiu só em Balsonero, como também atingiu os deputados Luiz Sérgio (PT-RJ) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS), que estavam próximos.
Se eles não tomaram a vacina contra a AIDS, estão ferrados.