sexta-feira, 27 de abril de 2012

BRASIL PAÍS É RACISTA!

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem, 26 de abril de 2012, por unanimidade que o sistema de cotas raciais em universidades é constitucional.

Submetido por algum motivo, decisão sobre cotas de pobreza extrema, ou seja cotas para Bolsa Miséria, certamente vai ter decisão unânime à favor dos beneficiários da bolsa. 

Levado ao extremo a repercussão do problema, se algum descendente de asiático entrar com ação em defesa de cotas raciais para os amarelos, certamente o STF não poderá negar o pleito pela isonomia de direito.  Assim como também poderá pleitear o mesmo direito, os descendentes de índios. E agora?

Enfim, o assunto foi debatido e decidido.  O que é decidido pelo STF se cumpre.  Porém, como na Alemanha nazista que discriminava os arianos dos não arianos, o Brasil do socialismo retrógrada, prega a divisão do país em brancos e negros. 

O que será da minha neta que é descendente de amarelo que é meu caso, e pelo lado do pai dela, de ascendência  o caboclo brasileiro, portanto deve ter em algum momento dos 500 anos da história, ter havido algum ascendente negro. 

A decisão soa como se apartheid  fosse implantado no Brasil. Apartheid foi um regime criado no período da Guerra Fria na África do Sul onde a sua principal característica era a segregação racial contra os negros, isto é, haviam métodos de que os brancos não poderiam viver com os negros e vice e versa. Com ascensão do Nelson Mandela, foi extinta o apartheid naquele país.  Quem ler a biografia e pensamento do Nelson Mandela vai entender bem o problema como deve ser atacado o racismo.  

Segundo história que conta sobre Nelson Mandela, de quando ele se ascendeu ao cargo de presidência da República, que serve bem de exemplo para o caso. Tão logo ele ascendeu ao cargo, um funcionário subalterno da segurança pessoal dele, negro como ele presidente, reinvidicou a si a chefia do Serviço de Segurança Pessoal.  Prontamente rejeitado pelo Nelson Mandela com o argumento de que o que iria prevalecer no governo dele era meritocracia e não a cor.  Belo exemplo para os nossos governantes, dos três poderes.

O problema posto não é a cor nem a classe econômica a que pertence cada cidadão.  O que falta é a igualdade de condições quando nasce e quando se educa no ensino fundamental.  É visível a diferença de condições de crianças que nascem no sistema previdenciário SUS a do sistema complementar de saúde.  É tão visível tanto quanto, as crianças que estudam no ensino fundamental público e no ensino fundamental privado.  Dêem lhes, às crianças brasileiras que nascem, independente da cor e da condição social, o mesmo tratamento, até pelo menos a conclusão do ensino fundamental e verão que a discussão das cotas raciais cairão no vazio.  

O Brasil do socialismo retrógrada, que nem existe mais no mundo contemporâneo, vai em contramão dos países do primeiro mundo, distanciando-se cada vez mais deles. 

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof. da UFPR, cidadão brasileiro com muito orgulho. Twitter: @sakamori10 

5 comentários:

Dory Conceição disse...

O assunto é bem complexo, mas acredito na luta do negro para conquistar seu espaço. Não acho que a decisão vá dividir o pais, como foi citado acima. O preconceito esta ai e devemos lutar contra ele.Decisão sábia e com certeza irá contribuir para que a desigualdade acabe!
Nós negros não temos as mesmas oportunidades. Se a gente for ver os números a quantidade de negro em faculdades do pais é baixíssima, sendo que o Brasil é um país mestiço, com uma grande maioria da população formada por negros e pardos. Que seja através da justiça mas essa realidade tem que mudar. O Brasil é um país racista sim!
Parabéns pelo belo artigo e blog. Abraço.

Magalhães disse...

Atender pela renda familiar e não pela cor da pele!
Não concordo com COTAS RACIAIS pois só existe uma raça de HOMO SAPIENS (HUMANOS)O termo então é racista!
Concordo com COTAS SOCIAIS para todos até que legislem sobre exigências de educação fundamental, básica e média com a qualidade que lhes permita entrar nas Universidades pelas portas 100% abertas e não 20% que humilha o cidadão diante dos demais!
O governo deveria fazer reciclagem de todo o aprendizado dia e noite para preparar os candidatos às Universidade nos moldes doe cursinhos que a maioria faz após concluir o ensino médio!
O STF deveria sugerir isto ao Legislativo (político.
Não se deve construir um edifício começando pela cobertura e sim pelos alicerces bem projetado e executado para um futuro com segurança!
As cotas sociais são para todos os necessitados conforme qualquer Constituição de país desenvolvido!
Invistam tudo em Educação em prioridade zero e deixem cada cabeça fazer sua sentença!
Por certo, muitos preferirão as a diversão à instrução!
Devem-se valorizar os estudantes esforçados para que um dia tenhamos mais massa cinzenta a serviço de todos os brasileiros com honras, inventos e patentes! Por hora somos apenas usuários dos produtos que os mais instruídos inventaram e enriqueceram as suas famílias, as suas cidades e demais níveis de massa muscular e cerebral!
Educação de qualidade tem que ser oferecida a todos na mesma intensidade e cada qual fará o seu cada qual visando os louros e a vida futura de sua prole!
Todos somos iguais perante as leis, pelo menos as leis da Natureza!
Tudo o que tem folego Louve ao Senhor! Uns com violinos, harpas e órgãos, outros com altissonantes!Uns gostam de Karaokê, outros de Fados, outros de samba, outros de FUNK etc.!
O amor ao próximo só existirá, quando as diferenças não forem mais capazes de separar!
Nem cultura, nem cor da pele, nem costumes, nem tradições! Nada nos fará separar do amor de Deus!
Portanto as cotas sociais são mais justas, desde que se apliquem a partir da base e não só no topo!
Obs: Os EUA criaram as Cotas Raciais em 1961! Nós criaremos as Cotas Sociais sem recorrer a sistemas de governos socialistas que não produziram os resultados desejados e foram abandonados!
Foi a exploração demasiada dos trabalhadores das minas da Inglaterra que trabalhavam 16 horas dia que produziram Filosofias e a CLT´s a partir do fascismo italiano que Getúlio Vargas copiou!
Temos Constituição Federal! leis, escolas, professores, Tres Poderes, Instituições, empresas e imprensa livre!
Todos ao trabalho com salários apenas justo para cada Cargo/Função!

Magalhães disse...

Enquanto não se criam escolas de reciclagem durante 24 hora por dia, concordo com as cotas sociais nas Universidades públicas para negros, indígenas, amarelos, brancos, mestiços e louros!
É preciso investir tudo em educação, saúde e infra-estrutura! O trabalho produzirá o resto!
Os negros merecem nosso amor fraternal por terem sido os mais sacrificados na construção do Brasil! Aos indígenas agradecemos a doação das terras!
Salve todo o povo brasileiro, feito de humanos especiais de todos os gostos e delícias!

Magalhães disse...

RACISMO:
O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.

A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como inferiores aos europeus.
Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo

Magalhães disse...

Lembro-me sempre da Maria Aparecida quem em 1958 ajudou demais os meus pais e deixou a marca do amor e da amizada em meu coração! Recém-chegados ao Brasil com 5 folhos menores. O mais velho era eu com 13 anos!
Maria Aparecida,vizinha, enfermeira, negra, linda e maravilhosa! Foi ela quem me deu guaraná Champanhe pela primeira vez! Passeava comigo e com o meu irmão de 10 anos na Quinta da boa Vista RJ - Comprava balas boneca para nós e pipoca doce e salgada!
Fazia isto sempre em seu dia de folga de serviço!
O que posso fazer hoje? Apenas chorar e me emocionar pela lembrança desse anjo que a Providência Divina nos enviou!
Maria Aparecida levava remédios de hidratação, vermes, xaropes amostras grátis para nós que tínhamos uma baixa renda e vivíamos em apenas 2 cômodos!
Salve Maria Aparecida e toda a Negritude brasileira da grande berço e mãe de todos os humanos! África!
Como gostaria de saber onde ela está, como está! Mas no céu ou em qualquer lugar lá estará a me esperar!
Até chegar ao Rio de Janeiro não conhecia pessoas de cor amarela nem negra! Ela plantou no meu coração o amor que não foi capaz de se separar por não existirem diferenças!
Tenho muitos amigos de todas as cores que arranjei na, escola e no trabalho!
Mas, Maria Aparecida é o meu anjo que me guia pela mão desde os meus 13 aos 67 anos com humildade e muita gratidão! Torso pela Igualdade, Liberdade e Fraternidade - Respiro os ideais da Solidariedade que ela esculpiu na minha mente e na minha alma!
Salve o Brasil e seu povo de todas as cores!
Forte abraço Dory Conceição e familiares! Deste branco que ama a todas as pessoa de boa vontade!
Onde andarás mamy Maria Aparecida?