Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

sexta-feira, 13 de abril de 2012

DILMA: BRASIL ESTÁ NA CONTRACORRENTE

Para uma plateia de prefeitos de municípios de até 50 mil habitantes, Dilma disse que o Brasil segue um rumo diferente dos países ricos diante da crise financeira internacional. Para a presidente, o Brasil está "na contracorrente" fazendo justiça social e crescimento econômico com a mesma engrenagem.Fonte: Folha.

Presidente Dilma, Sua Excia. está com síndrome do recalque? Ou está seguindo estratégia traçada pelo assessor "top top" Marco Aurélio Garcia? Não é possível que presidente da República de um país importante como o Brasil, fique falando bobagens por aí.  Nestes últimos dias, a Senhora já disse, na mesma linha, as seguintes palavras chaves: "tsunami" que vem de fora; "guerra cambial" dos países desenvolvidos; "canibalismo" europeu e finalmente Brasil vai na "contracorrente" dos países desenvolvidos. Creio que Sua Excia. está com recalque ou então caiu na segunda hipótese. O Marco Aurélio top top Garcia, deve estar ditando regra.  E os marketeiros inventando frases ou palavras de "efeito".

A estratégia do top top Garcia é posicionar o Brasil, mais alinhado para com o Cuba, Venezuela, então Líbia, Irã e Síria.  É risco calculado. Pode dar certo ou pode não dar certo.  Em resumo, em linguagem de diplomacia, Brasil é um país não alinhado com os EEUU e das grandes potências. 
O discurso, então, fica parecido com o do Ahmadnejad, ou seja contra os EEUU e seus aliados. 

Eleger inimigo externo é uma estratégia dos ditadores de modo geral, sobretudo eleger EEUU como inimigo faz "cartaz" ao público interno.  É assim que se faz o Fidel Castro, Hugo Chaves, Ahmadnejad, Bashar Al Assad e fazia assim o morto Kadafi. 

Os analistas políticos que não entendem estes fatos, são analfabetos funcionais em política externa. O mundo vê assim, como eu descrevi.  Os EEUU vê com muito mais pragmatismo do que imagina.  Houve tentativa do Obama com a Dilma, visitando o Brasil no primeiro ano da gestão dela Dilma, de fazer o Brasil parceiro estratégico dos EEUU. Ao que tudo indica não deu certo. Brasil continua não alinhado com os EEUU. 

Eu entendo porque Obama não considerou a visita da Dilma como de um chefe do Estado, mas sim, apenas uma visita oficial. Foi uma espécie de agravo à posição política, uma vez que ele Obama fora recepcionado aqui no Brasil como visita de chefe do Estado.  Está cada vez mais longe a vaga no Conselho de Segurança da ONU.  Lá, quem manda são os EEUU. Em vez de ganhar bonus, ganha-se onus de cuidar de Haiti, por exemplo.  Para Dilma não ficar feia na foto, foi concedido ao Brasil a exclusividade da utilização do termo "cachaça", um produto que na pauta de exportação respondeu em 2011 com US$19 milhões. Não foi dado destaque na mídia, mas o Brasil teve que reconhecer a utilização do termo "bourbon" exclusivamente ao wisky americano feito de milho. Não foi conquista, foi um "toma lá, dá cá". Resultado pífio, para uma visita oficial de presidente de um pais a mais importante da América Latina. 

Toda essa "contracorrente" é pura fantasia na cabeça da Dilma ou é uma estratégia do top top Garcia.  Se fosse assim  a China, Índia e Rússia, que fazem parte dos novos emergentes do mundo contemporâneo, denominado informalmente de BRICS, não estariam crescendo tanto, já há algum tempo.  Só para lembrar, em 2011, o crescimento do PIB dos emergentes. China 9,2%, Índia 7,7% e Rússia 4,2%. Enquanto o Brasil cresceu em 2011, apenas 2,7%, na rabeira dos BRICS. Então, está claro que não existe fenômeno "contracorrente" dos países desenvolvidos. O que falta ao Brasil é competência.

Eleger inimigo externo é uma forma de camuflar os problemas internos, sabe muito bem o top top Garcia, guru da Dilma. O Brasil não consegue ou tem dificuldade de sair do cipoal de problema criado antes, durante e pós Lula. Quais sejam: Câmbio, taxa de juros SELIC e custo Brasil. 

A estratégia traçada pelo Lula, à época, para sair da crise global de 2008, foi a de manter DólarBarato e criar CréditoFácil. As tais medidas trouxeram reflexos positivos e negativos.  Caberia, a Dilma, traçar estratégia de corrigir distorções que foram deixados pelo antecessor Lula. Mas, não está fazendo. Quando faz, não faz na dose certa e em tempo certo.  Isto é fatal, para o mercado financeiro global, real time.  Até agora, foram tomadas apenas medidas paliativas, insistindo nos mesmos planos que deu certo para o Lula, num ambiente completamente diverso de então. Isto ao meu ver não dará o memos resultados de antes.

Brasil está a merecer um Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, de longo prazo.  Chega de medidas tapa buraco.  Chega de seguir os preceitos do top top Garcia, fora do tempo.

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi professor da UFPR, simplesmente brasileiro.
Atende pela rede social twitter: @sakamori10

2 comentários:

  1. Abstenho-me de comentar para deixar artigo publicado pela imprensa do Canadá, vale a leitura e mais ainda reflexão!
    TEXTO DA IMPRENSA DO CANADÁ SOBRE DILMA ROUSSEFF
    A pergunta essencial que ninguém fez foi a seguinte: Se Lula, de fato, quisesse eleger uma mulher com origem humilde e vencedora como ele, teria escolhido a Marina Silva. Por que, então, uma mulher de origem burguesa, de família búlgara, autoritária, odiada por muitos membros do partido, confusa, sem discurso próprio e sem qualquer experiência eleitoral?
    BRAZIL'S PURGATORY ABOUT TO BEGIN
    The sad fact about the next election in Brazil is that it will not be decided based on principles or values. Nobody cares if Dilma Roussef murdered or robbed. It is just populism in the cruelest form. She is Lula's lady. Poor people have benefited a little from the end of inflation, and they forgot that this situation was inherited by Lula and not brought about by him or his party. What is interesting is that the Worker's Party is neither Communist nor the helper of workers. IBGE, the main statistical institution in Brazil, has just released the information that illiteracy in Brazil increased during Lula's ‘reign’. Basic sanitation is in the same level as it was at the time of his ‘coronation’. 50,000 Brazilians die violent deaths, annually, most caused by guns in wrong hands and drugs smuggled into the country by the FARC Marxist terrorists, allies of Lula. Who cares? I have a cell phone and a TV set and some pocket money earned from ‘family-subsidy’. The next World Cup will be in Rio.
    O PURGATÓRIO BRASILEIRO ESTÁ PRESTES A COMEÇAR
    A triste verdade sobre as próximas eleições no Brasil é que não será decidida com base em princípios ou valores. Ninguém se importa se Dilma Roussef tenha assassinado ou roubado.
    É apenas o populismo na sua forma mais cruel. Ela é a senhora de Lula. Os pobres se beneficiaram um pouco com o fim da inflação e se esqueceram de que esta situação foi herdada por Lula e não promovida por ele e seu partido.
    O interessante é que o Partido dos Trabalhadores não é comunista, nem o que auxilia os trabalhadores.
    O IBGE, a principal instituição de estatística no Brasil, acaba de informar que o analfabetismo no Brasil aumentou, durante o ‘reinado’ de Lula. O saneamento básico está no mesmo nível que estava no momento da sua ‘coroação’. 50 mil brasileiros morrem mortes violentas, por ano, a maioria causados por armas em mãos erradas e drogas contrabandeadas para o país pelos terroristas marxistas das FARC, os aliados de Lula.
    E daí, quem se importa? Eu tenho um celular, uma TV, e uns trocados do ‘bolsa-família’... A próxima Copa do Mundo será no Rio de Janeiro. Em contrapartida, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estatal, recebeu este ano 100 US$ bilhões para emprestar às grandes corporações, a fim de "comprar" a sua boa vontade em relação ao governo durante a campanha eleitoral. Os capitalistas recebem o dinheiro com juros no entorno de 3,5% a 7%, enquanto o governo paga 10% a 12% para os bancos. O Banco Itaú teve o maior lucro de um banco nas Américas, incluindo os dos EUA.
    FASCISMO
    Esta é uma economia fascista, na sua mais pura definição. Mussolini estaria orgulhoso. É difícil para o povo entender como o comunismo mudou, a partir de sua utopia social, para este fascismo até que aprenda que ambas são uma mesma coisa: o socialismo, na sua forma mais crua. O motivo é que eles cultivam a veneração ao ‘velho charme’ por causas pseudoculturais materialistas, como o aborto livre, o casamento gay, o globalismo, o radicalismo ecológico, etc. Assim como na China, eles dizem às pessoas como devem viver sua vida particular.
    A Censura ou "controle da mídia" ESTÁ na agenda de Dilma, da mesma forma como se encontra em pleno andamento na Argentina e na Venezuela hoje em dia.
    Fonte e Integra: O PURGATÓRIO BRASILEIRO

    ResponderExcluir
  2. Tempo perdido‎. É a politicagem no país, uma brincadeira de faz de conta.
    Já não tenho mais animais de criação! Nem sequer um vereador ajudarei a eleger por aqui! Cheio dos de 5 mandatos e nada a comemorar!
    Aposentados com 43 ano, 3 meses e 21 dias sem condições para manter plano de saúde - Do teto (100% do valor do benefício) para o nível da pia da cozinha com apenas 32% do teto atual, que é ainda menor (longe de ser próximo de 10SM)
    Não acredito na caridade interesseira desses ideologistas!
    Não aprecio mentiras nem nas negações desses indivíduos
    do é dando que se recebe!
    Não aprecio o andamento da educação básica, nem nos que deixam crescer as favelas em tamanho e quantidade!
    Não posso contar com a saúde pública que está no caos como nunca antes neste país!
    Espero que as hostes do bem, venham e varram todas as hostes malignas que se hospedaram em todos os recantos do país!
    Explosões de caixas eletrônicos, bala perdida, balas apontadas, sequestros de cidadãos comuns, corrupção generalizada, leis com atalhos, impunidade, justiça morosa, cidadãos desarmados, bandidos super armados, drogas dominando, tubarões no tráfico, homens que serram homens etc... e etc...
    A esperança adiada torna-a uma quimera e não uma realidade! Queria ser um fanático religioso para poder voltar a ter esperança nestes últimos dias de vida, mas, só decepções!
    Devo passar uns dias ou quem sabe o resto da vida em João Pessoa ou Curitiba ou BH ou RJ..
    Passem bem e vejam o mundo com outros olhos! Sejam otimistas!

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.