domingo, 22 de abril de 2012

BRASIL EM SINAL DE ALERTA MÁXIMA!

Hoje, volto ao tema, alertando para a invasão de produtos chineses no Brasil. O assunto é preocupante, mas que não está merecendo devida atenção do governo Dilma.  
As baterias da Dilma, estão concentradas nos países do primeiro mundo como EEUU e países europeus.  No meu entender em alvos errados.  As atenções deveriam estar concentradas na China.  China é um país emergente como o Brasil, mas a sua política de desenvolvimento é totalmente diversa daquela que o nosso país pensa que adota.  

Foi-se o tempo que os chineses vendiam produtos R$1,99 no Brasil.  Com abertura de mercado para investimentos estrangeiros naquele país, a China modernizou-se nestes últimos 20 anos.  Investiu pesadamente na educação e na inovação tecnológica.  Investe em qualificação da mão de obra.  Diz-se que na China tem mais alunos estudando inglês do que no próprio EEUU. Investe muitos US$ bilhões em infraestrutura do país, notadamente no setor de logística, isto é, em transporte ferroviário e portos.  Somado a isto tudo, o governo chinês controla o câmbio.  Com sua moeda extremamente desvalorizada, os seus produtos conseguem competir no exterior com maior facilidade.  Importam-se produtos primários e vendem produtos acabados, com agregação de valores da produção local, a deles.  

E o Brasil, o que tem feito?  Nos sucessivos governos, antes, durante e pós Lula, o país tem adotado adotado política de desenvolvimento exatamente ao inverso da política de desenvolvimento da China.  Não investimos na educação. Não investimos na inovação tecnológica.  Não investimos na qualificação de mão de obra.  Não investimos quase nada em ferrovia, em aeroportos e portos.  As nossas rodovias estão na hora da morte, literalmente.  Adicionado a tudo isto, o Brasil tem carga tributária uma das mais altas do mundo.  E para completar, temos a nossa moeda artificialmente valorizada.  

Bem, a China cresce à razão de 9% ao ano, nos últimos 20 anos, com a política de desenvolvimento extamente ao inverso do Brasil, como podem ver acima.  E o Brasil está patinando no patamar de crescimento em torno de 3% ao ano.  Bem, o Brasil, em são consciência, poderemos dizer que está preparado para enfrentar os chineses e seus produtos?  Não, não estamos.  O Brasil da Dilma, tem DólarBarato, CréditoFácil e agora também CréditoBarato. São componentes explosivos para incentivar a entrada de produtos chineses no país.  Em consequência tem provocado a maior desindustrialização do Brasil, dos últimos tempos.

Brasil em sinal de alerta! Foi o tema de matéria anterior, agora mais do que nunca se torna realidade.  Os ministros Mantega, top top Garcia e presidente do BC, seguem a cartilha que serviu em outros tempos, mas que hoje está ultrapassada.  Fazem algumas maquiagens para tentar manter o Brasil no mundo da fantasia.  Uma hora casa cai. Quando a casa cai, não dá aviso prévio, ela vem abaixo repentinamente e faz vítimas.  Grécia de ontem, não foi diferente.  Novamente, conclamo: Brasil em sinal de alerta máxima ! 

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi professor da UFPR, atua também, no ramo de investimentos.
Atende pelo twitter : @sakamori10 

3 comentários:

Magalhães disse...

Sem considerar que na China uma ponte de 42Km foi feita em 1/5 do tempo de uma nossa com 1,9 Km, por preço 4/5 menor por m², sem os aditivos escandalosos como os nossos que chegam a 60% como os nossos.
China do trem rápido e da tecnologia (TI)e Pedagogia Dura com a corrupção descoberta. A passos largos para a supremacia do Dragão, do Tigre e sobrevivência de 1,3 bilhão de habitantes + seus lindos Pandas!

Lee disse...

Whatever lessons China learned from the West's colonization and imperialism previously, it is putting to good use.
Think Mr Sakamori, you are right, Brasil and other developing countries could now take lessons from what the Chinese are doing both at home and abroad.

Unknown disse...

Tristemente concordo! É realmente esse cenário dantesco que as pessoas responsáveis vêem! A mentira, o engôdo, a maquiagem e a irresponsabilidade desse desgoverno para com o País é assombrosa! Em todos os níveis estão detonando com um Brasil maravilhoso! É triste mais verdadeiro, é isso mesmo! Volto a lembrar: "OU O BRASIL ACABA COM O PT OU O PT ACABA COM O BRASIL", dessa vez a saúva deu nos cofres públicos e na moralidade dos bandidos que governam o País!!!!!!!! Precisamos unir as pessoas de bem e continuar a luta! Cheios de gaz! PELO BRASIL SEM PTRALHAS!!!! VALE CADA PALAVRA QUE ESCREVEMOS, ALGUÉM EM ALGUM LUGAR, VAI LER!
Saka, Parabéns,Cada vez mais a sua lucidez em colocar cada palavra certa no ponto exato se torna digna da minha admiração!!!!