sexta-feira, 19 de abril de 2024

Presidente Lula precisa descer do muro !

 

A notícia dessa noite no Brasil, de que o Israel teria destruído a base aérea militar do Irã, sem aparente reação dos iranianos, pegou o mundo com certa surpresa.  É claro que os principais atores globais, formados pelos Estados Unidos, seus aliados da União Europeia e países do extremo oriente, estavam perfeitamente informados com antecedência devida.   O Brasil do Presidente Lula está mais alinhados com os iranianos e palestinos, isto é de conhecimento público, ao menos, está de "torcida" a favor dos iranianos. 

           A revista Veja, de hoje, traz matéria sobre o tema, a opinião exposta pela ministra de Segurança e Defesa da Argentina, mais conhecida por sua posição de direita, tal qual o seu presidente Javier Milei, alinhados que estão com o Israel, ostensivamente, ao contrário do Presidente Lula, que está ostensivamente "desalinhado" com o Estado de Israel e por conseguinte, "alinhado" com os palestinos e iranianos.   

            Independente de posição política de cada parte, o presidente e da ministra de Segurança do país vizinho, a presença dos iranianos na região, no "miolo" da América Latina, tem fundamental importância sob o ponto de vista econômico para o Brasil e ao mundo global.   A Bolívia, nossa vizinha é rica em lítio, urânia e cocaína, além de ter fronteiras permeáveis e passaportes flexíveis com o Brasil.

          A ministra da Segurança da Argentina levanta a suspeita de atividades iranianas no país vizinho, a Bolívia, somado ao fato a atracação de dois navios iranianos no ano passado, no porto de Rio de Janeiro, amplamente noticiado à época e o "silêncio" do Presidente Lula sobre o episódio do "ataque de mísseis iranianos ao Israel", no início da semana, reforça a ideia ao mundo de que o Brasil esteja alinhado com o governo iraniano, na "contra mão" do mundo ocidental.

          Vamos acompanhar, a posição do Presidente Lula sobre o episódio dessa noite, o ataque israelense sobre base militar iraniano, até este momento, considerado como de sucesso.   Particularmente, me incomoda, esta posição de "neutralidade" do Brasil ao episódio dos ataques entre dois países, "descolado" do mundo ocidental.   Receio que estejamos alinhados com os iranianos, com ou sem delegação do Congresso Nacional, sobre o episódio que é noticiário ao redor do mundo.

            Presidente Lula precisa descer do muro das indefinições e mostrar a cara ao mundo para que veio.  Afinal, o Brasil é a favor ou contra Irã ?

            Ossami Sakamori

Um comentário:

Anônimo disse...

Lula não precisa descer do muro coisa nenhuma, pelo contrário tem mais é que se aquietar, deixar de falar mentiras e parar com discursos comprometedores a segurança do país. Até porque ele, o descondenado, na qualidade de comunista que é, nunca adotou posição neutra quando o assunto é dar apoio a países comandados por ditadores...