quinta-feira, 11 de abril de 2024

O dólar está derretendo !



A boa notícia de hoje, é de que a inflação oficial do País, o IPCA, ficou em 0,16% no mês de março, uma desaceleração em relação à inflação de fevereiro e que ficou em 0,83%. Segundo IBGE, o resultado do mês é a menor variação mensal desde julho de 2023, quando o indicador mensal foi implantado. Com isto, o País tem inflação acumulada de 3,93% nos últimos 12 meses. 

     Dentro da política monetária do Banco Central, definida pelo Conselho Monetário Nacional abrigado naquela Instituição, a meta de inflação é de 3% para este ano, com intervalo de tolerância, variando entre 1,5% a 4,5%. Com o resultado de 3,93% nos últimos 12 meses, a inflação  medida no mês de março, confirma que o resultado  está dentro da tolerância definida pelo Conselho Monetário Nacional, um órgão do Banco Central.    

          Assim, apesar da crítica do Presidente Lula à política monetária do Banco Central, comandada pelo Campos Neto, vem resistindo à pressão exercida pelo Presidente Lula, quanto à política de juros, que é um instrumento importante para manutenção do "poder de compra" do povo brasileiro.  

          O número da inflação anunciado equipara ao dos Estados Unidos que marcou no mesmo mês de março a uma taxa anual de 3,5%, ligeiramente abaixo da inflação do Brasil, que fechou em 3,93%, no mesmo período, conforme informado, acima.  

         Nestas condições, em tese, a cotação do dólar no mercado doméstico, deveria manter em estabilidade, em torno, de R$ 5, dependendo do resultado do fluxo de "conta corrente", que engloba além do comércio exterior,  a conta corrente que engloba os serviços de diversas naturezas, incluindo o fluxo de investimentos e de empréstimos tomados pelas empresas brasileiras e empresas transnacionais.  

          De qualquer forma, o número da inflação no País, mostra o acerto da política monetária do Banco Central, que resiste aos apelos do Poder Executivo em flexibilizá-la.  Foi-se o tempo em que o Presidente da República, de plantão ou da vez, mandava e desmandava na política monetária do Banco Central.  Isto, mostra a maturidade do País. 

          Vocês podem afirmar, sem ter medo de errar, que a inflação presente do País está em 3,93%, fechado no primeiro trimestre deste ano, graças à política monetária acertada do Banco Central, que, em tese, nivelou o poder de compra da moeda americana ao real do País, convertido na cotação do dia.  Sendo assim, neste momento, tanto faz manter o dólar ou o real, debaixo do colchão, para as eventuais emergências.

           Ossami Sakamori  

Nenhum comentário: