segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Presidente Lula vai a reunião do BRICS

 


O Presidente Lula viajou para a África do Sul, membro do grupo econômico denominado BRICS, composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, numa reunião anual, que é feito em alternância entre seus membros.  A primeira reunião do BRIC foi realizado em 2009, na Rússia cujo objetivo foi debater o impacto da crise financeira mundial nos países emergentes.  Sendo a mais recente, realizada pela China, em vídeo conferência em Pequim, em vídeo conferência pela razão do efeito do Covid-19.

           A agenda da reunião que acontece na África do Sul, que entre os temas está a adesão de outros países emergentes ao bloco, entre os quais a Argentina, recomentado pelo Brasil, em reunião mais protocolar do que um posicionamento "comum", importante, entre os países membros.   A ausência já comunicada é do Wladimir Putin, presidente da Rússia, para evitar prisão decretada pelo Tribunal de Haia.  

            Na prática, na reunião desta feita, não tem agenda econômica importante, a não ser a adesão ou aceitação de novos membros ao bloco econômico BRICS.  O presidente Lula, pretende incorporar agendas de maior interferência do bloco no Conselho de Segurança da ONU, assunto que não faz parte do objetivo do bloco econômico.  

             Reuni abaixo, alguns dados sobre a África do Sul, que despontou no noticiário pela eleição do Nelson Mandela, presidente entre 1994 a 1999 pelo fim do "apartheid".  

África do Sul

Cidade de Cabo - África do Sul

         O bloco econômico, o BRICS, constituiu o Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, uma versão repaginada setorial do BID ou o Banco dos BRICS, cujo atual presidente é a Dilma Rousseff, PT/MG, ex-presidente da República, nomeada pelo Presidente Lula.  

            Seja qual for o resultado da reunião da cúpula do BRICS, o encontro será importante para a agenda econômica do Brasil, sobretudo em razão da realização da COP 30, em 2025, na cidade do Belém, Pará. 

             Ossami Sakamori  

Nenhum comentário: