segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Desculpa, presidente João Lourenço!

 

Presidente Lula é um aluno aplicado do Xi Jingpin, presidente da República Popular da China, na volta da reunião do BRICS que aconteceu na África do Sul.   Não conseguindo impor a sua agenda de Brasil fa de fazer parte como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, que os chineses torceram o nariz, o Presidente Lula já deu ordem para que as transações comerciais com a Argentina, novo membro do BRICS, fossem feitos em "yuan", a menor fração da moeda chinesa, a renminbin, que equivale a cerca de R$ 0,67.   

             No seu périplo à África, prometeu ao governo angolano, financiamentos, segundo o Presidente Lula, o país é bom pagador dos investimentos que o Brasil fez no país.   A Angola é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, com reserva cambial, em 2022, de US$ 14,5 bilhões.   O financiamento que tinha feito junto ao Governo brasileiro, no período do Lula 1 e Lula 2, foi quitado, antecipadamente.   Foi infeliz, a citação do Presidente Lula de que a Angola merece investimentos brasileiros porque é um bom pagador.   

        É certo que o Brasil é uma potência econômica mundial, disputando a posição de 8ª economia do mundo, mas falta, ainda ao Brasil, muitas lições de casa para fazer, a começar pela economia "fechada" ao mundo global e contas públicas no "vermelho", desde a última crise econômica e financeira de 2014/2015.   Desde então, o Brasil está com os pés trocados, com os "déficits primários" nas contas públicas, não conseguindo pagar, sequer, as despesas com a educação, a saúde, segurança pública e previdência social, essenciais para a manutenção da máquina publica.   

            Pelo jeito, temos muito a aprender com os angolanos, que pagam suas contas antecipadamente e com reservas robustas para o tamanho do país.   Desculpa a nossa falha, presidente João Lourenço!

               A próxima viagem do Presidente Lula será para a Cuba, "inadimplente" com dívida da construção do Porto Mariel com o dinheiro público brasileiro. Você financiou a construção do Porto cubano!

              Ossami Sakamori             

              


Nenhum comentário: