Nenhuma novidade no front em Brasília. O Presidente Lula viajou para Roma, para ser recebido pelo Papa Francisco, amanhã, quarta-feira. O Presidente da República terá encontro, também, com o Presidente da Itália, Sergio Mattarella e prefeito de Roma. Não tem agenda marcada com a Primeira Ministra da Itália, Giorgia Meloni, do partido da direita, o chefe do Executivo italiano, de fato. O motivo de não se encontrar com o chefe do Executivo de um país, com importante laços de amizade, é um tremendo gafe diplomático.
Segundo agenda divulgada pelo Planalto, o Presidente Lula vai se encontrar, após deixar o país, com presidente Emmanuel Macron, da França, para tratar da agenda ambiental e participar do evento do Power Our Planet em Paris a convite do Coldplay, como um verdadeiro "pop star". É tudo que o Presidente Lula gosta de fazer, de se sentir o "centro das atenções" do Brasil e do mundo.
Enquanto no Brasil, o Congresso Nacional, funciona a "meia boca", por conta das festas juninas no nordeste brasileiro. No Brasil, o COPOM do Banco Central vai se reunir, hoje e amanhã, para definir a taxa básica de juros Selic, que vigorará nos próximos 45 dias. Sobre o tema, já me manifestei, na matéria anterior.
Na sua volta, o Presidente Lula, especula-se uma mini reforma ministerial para atender ao pleito do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, entre os quais uma possível troca no Ministério do Turismo e no Ministério da Saúde. E estará na agenda, o assunto da troca do avião presidencial para um de maior envergadura, porque o atual, um Airbus 319 não é suficiente para acomodar os seus convidados nas suas viagens.
Enquanto o Presidente Lula corre o mundo, a economia brasileira está estagnada, esperando uma "política econômica" consistente, que atraia os investidores produtivos nacionais e internacionais, além dos investidores especulativos, que vem auferir os lucros com a taxa básica de juros Selic, a mais alta do mundo.
Ossami Sakamori
Um comentário:
Acho que ele foge da Giorgia Meloni como o diabo foge da cruz !!! Com ela não dá para brincar de “ estadista de plantão “ ( na verdade , um bosta 💩).
Postar um comentário