quarta-feira, 14 de junho de 2023

Bitcoin sob mira da SEC

 

Fugindo um pouco de comentários sobre macroeconomia, hoje vou comentar sobre as moedas digitais, conhecido no mercado financeiro informal como "criptomoedas" ou os "bitcoins".  O assunto é polêmico e não é fácil convencer as pessoas de não entrar em "golpes" que aproveitam da situação de uma "moeda virtual", como alguns que já renderam alguns R$ bilhões ao já conhecidos estelionatários como o "Rei do Bitcoin". 

          Até que enfim, a CVM americana, a SEC entrou na vigilância sobre as moedas virtuais, não supervisionadas, até então.   Todos elas, as moedas digitais, têm uma coisa em comum: "são todos valores mobiliários digitais", onde cabe a intervenção da SEC, a CVM americana e porque não a CVM brasileira.  

        A SEC, a Securities and Exchange Commission entrou na mira dessas moedas digitais, que não seguem regra nenhuma e nem tão pouco dão garantia de uma entidade como Banco Central, de qualquer país.  

          Desta vez, não sou eu a colocar em dúvida, qualquer moeda virtual, mas um órgão de fiscalização do governo americano.   Eu já fiz comentário em 2017 sob o título Bitcoin é pirâmide!  Demorou para as autoridades enxergarem o golpe dos espertos "bancando" serem emissores de "moeda virtual", fazendo vez de Banco Central, sem garantia do Tesouro de qualquer país do mundo.  

         No entanto, o dinheiro é de cada um de vocês.  Apenas, estou a mostrar os novos aspectos de uma moeda virtual digital, que estão servindo para "lavar" dinheiro sujo de traficantes, políticos corruptos e outras atividades ilícitas.

          Ossami Sakamori               

   

 

Nenhum comentário: