Definido embate político na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, sobretudo na composição da mesa de ambas casas legislativas e passado o susto da invasão dos Palácios do Governo, o Presidente Lula não tem mais motivo para justificar a inércia na definição da política econômica. O Governo Lula ainda não tem , ainda, o desenho da política econômica e nem da política fiscal do ano de 2023. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad fala em mês de abril, a apresentação do seu "arcabouço econômico", que é o mesmo que a política econômico e uma nova "âncora fiscal", que é o mesmo que a política fiscal.
Até que haja a definição da política da econômica do Presidente Lula, o mercado financeiro faz "voo cego", o termo que é utilizado quando uma aeronave navega apenas pela bússola e sem conexão com o controle da terra. E, o próprio governo Lula faz o voo baseado no Orçamento Público aprovado pelo governo do Presidente Bolsonaro, que veio acrescido do valor do PEC da Transição no valor de R$ 145 bilhões para atender a Bolsa Família de R$ 600 e demais "jabotis". Isto é muito pouco para atender tudo que o Presidente Lula está prometendo nas suas promessas de um grande "plano de investimentos públicos". Sem o novo "arcabouço fiscal" ou o Orçamento público retificado aos seus novos planos e com a derrubada da Emenda 95, o Presidente Lula estará cometendo o mesmo erro, irresponsabilidade fiscal, que cometera a ex-presidente Dilma em 2014/2015.
Fiz todo este preâmbulo para responder aos leitores deste blog, de qual seria o quadro de economia no Brasil do ano em curso, 2023. Neste período de incerteza narrada anteriormente, nenhum empresário com responsabilidade vai se aventurar a fazer novos investimentos no País. Para piorar o quadro da economia brasileira, há um quadro nebuloso no mundo econômico global e estão no front interno está "pipocando" insolvência de empresas de porte como Americanas, Ambev e Oi, isto, só nestes últimos 10 dias.
Da falta de clareza na política econômica e política fiscal do Governo federal e um ambiente econômico de estagnação na economia global, a economia do País, vai "andar de lado", como costumam retratar a esta situação, o mercado financeiro. Andar de lado, que eu saiba, só mesmo caranguejo do mangue, além do Brasil estar imitando o crustáceo da época, o caranguejo!
Ossami Sakamori
Um comentário:
Acho que o Haddad está criando um “macrabouço fiscal” com sua âncora fiscal. Âncora serve para manter o navio parado e é o que vai acontecer com o navio .Chamado Brasil .
Postar um comentário