terça-feira, 4 de agosto de 2020

Economia. Há uma luz no final do túnel.


Li o resumo do estudo publicado pela IPEA, uma fundação pública federal vinculada ao Ministério da Economia.  Concordei na maioria dos aspectos e outros achei os temas sub ou superdimensionados.  O relatório, bem elaborado, é voltado para empresários e estudioso em macroeconomia. Quem tiver curiosidade é só entrar no site do IPEA e acessar não só sobre o assunto, mas sobre todos os temas que interessam ao País.  Pincei alguns dos itens que achei interessante comentar aqui.  

A queda no nível da atividade econômica, o desemprego e a suspensão da renda da maioria dos brasileiros foram mitigadas com programas extraordinários, como o auxílio emergencial e as linhas de créditos para empresas.  Algumas dessas medidas poderão se tornar permanentes. É o que sugere o documento Brasil Pós Covid-19, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).  É uma constatação óbvia que já manifestei neste blog por várias vezes.

O documento é dividido em quatro eixos temáticos: atividade produtiva e reconstrução das cadeias de produção; inserção internacional; investimento em infraestrutura; e proteção econômica e social de populações vulneráveis. Vou tratar apenas de alguns temas de interesse dos leitores deste blog.

Nova lei de falências.  O IPEA acha que há necessidade de reformulação e simplificação na lei de falências, para facilitar a recuperação judicial de empresas, de pequenas às grandes.  O órgão do governo, esquece que para um empresa pequena ou grande pedir recuperação judicial, há que ter um mínimo de ativos para pagar os credores, o que não acontece com maioria das micros e pequenas empresas em dificuldade.  Não há instrumento legal, penso eu, que coloque as empresas quebradas no "prumo".  

O mesmo relatório do IPEA, fala-se do óbvio:  "A pandemia do coronavírus provocou queda média de renda de 18% para o trabalhador brasileiro, seja pela extinção dos postos de trabalho ou mesmo por reduções de jornada e salário. Mas o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal mais do que compensou essa perda, diz o relatório.  A renda desse grupo aumentou em 50% em relação ao período anterior ao coronavírus graças ao benefício".  Tudo isto, é o mesmo que avaliar se a esmola foi suficiente ou não.  

Sobre o tema Relações exteriores, o IPEA sugere dois pontos principais para o Brasil focar: "estimular o comércio exterior e buscar investimentos estrangeiros para ações internas".  O estudo não mostra objetivamente como alcançar estas metas.  Mas, admite, com as sugestões apresentadas de que o País "acabou" em termo de presença no contexto mundial.  Brasil não é mais protagonista de nenhum movimento global importante.  O País anda a reboque dos Estados Unidos ou da China, digo eu.

No caso de infraestrutura, a sugestão do IPEA vai no mesmo sentido do plano "Ação pró-Brasil", que foi encaminhado por mim aos generais lotados no Palácio do Planalto.  O relatório sugere manutenção de rodovias brasileiras com utilização do regime diferenciado de contratações públicas (RDC), instrumento usado pela presidente Dilma no seu auge.  O IPEA estima que para cada R$ 1 bilhão investido, gere 100 mil empregos.   Esta parte é importante para que os gestores públicos debrucem sobre ela. 

Diante de tantas evidências apresentada pelo próprio órgão do governo, o IPEA, vejo que a saída para depressão econômica devido ao "coronavírus" não será por via de programas assistenciais como o "Renda Brasil", um saco sem fundo, que cria um "chiqueirinho" de interesses políticos.   Só tem uma saída para o País sair do buraco, será por via de investimentos nos setores de infraestrutura e no setor produtivo.

Economia. Há uma luz no final do túnel.

Ossami Sakamori 

Nenhum comentário: