domingo, 13 de maio de 2018

Ni hao!

Crédito da imagem: Estadãooo
A coluna de Economia do tradicional jornal Estadão dessa sexta-feira, dá destaque a uma gigantesca oferta de empresa chinesa China Three Gorges num valor total de  €$ 9,07 bilhões ou equivalente a R$ 39 bilhões para assumir o controle da maior empresa portuguesa, a Energias de Portugal (EDP). A oferta exclui uma participação de 23% que a empresa chinesa já possuía na empresa portuguesa. 
O controle pretendido pela empresa chinesa China Three Gorges (CGT) da empresa portuguesa Energias de Portugal  (EDP) traz repercussão importante no mercado de energia no Brasil. A CGT já atua no Brasil com a denominação CGT do Brasil e uma eventual fusão de negócios a a tornaria a maior empresa de geração privada do País em capacidade instalada. 
A China Dragon Three, a EDP, é a maior companhia de Portugal em ativos e possui negócios também nos países como Brasil, Espanha e Estados Unidos. Segundo o Estadão, o governo português não se opõe que o controle de fato passe para a empresa chinesa. 
Guardada devida proporção, seria como se a chinesa China Dragon Three comprasse 50% da Eletrobras. Na ocasião da abertura de capital da Eletrobras pretendia pelo governo Temer, nada impede que a chinesa Dragon Three se candidate a comprar a parte majoritária da Companhia de eletricidade brasileira. 
Por diversos fatores, entre eles a falta de capacidade de investimentos das empresas genuinamente nacionais, as empresas chinesas estarão cada vez mais presente no Brasil. Os sucessivos governos incompetentes levaram o País nesta situação, desta forma, é melhor mesmo é ir se acostumando com a presença cada vez maior de capital chinês no Brasil. 
Ni hao!
Ossami Sakamori
Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Um comentário:

Unknown disse...

Antes falar inglês era necessário, agora falar Mandarim é primordial. Ñ vai ganhar o mundo pela guerra mas pela população que trabalha. Logo seremos funcionários chineses. Para quem gosta de feriado, carnaval e futebol, o mundo vai ser bem diferente. O Grande Dragão está entre nós....Ni hao!!