sábado, 20 de junho de 2015

ODEBRECHT é assunto em pauta.

Veja a matéria postada em 30.12.2014 neste blog, sobre a Odebrecht, sem editar. A prisão do seu presidente Marcelo Odebrecht no bojo da Operação Lava Jato vai trazer consequências imprevisíveis para a maior construtora e a segunda maior empresa em patrimônio do País. 


Corre forte rumores no mercado financeiro de que a Construtora Norberto Obedrecht Brasil S.A. está caminhando celeremente à recuperação judicial. O grupo Odebrecht é um emaranhado de empresas interligados na área de construção, montagens industriais e empreendimentos imobiliários. Além de tudo, não há transparência que permita análise mais apurado da real situação.

O fato é que a Operação Lava Jato que apura a ladroagem na Petrobras, está trazendo consequências imprevisíveis no resultado financeiro do grupo empresarial. A Construtora Odebrecht tem um Capítulo especial nas investigações sobre a ladroagem na Petrobras. 

Circulam informações no mercado financeiro de que os principais diretores da Construtora Odebrecht não estão mais à frente da administração do dia a dia da empresa. O principal executivo, segundo o engraxate do BMF/Bovespa, que ele já está residindo no Panamá. 

Os principais clientes da Construtora Odebrecht são órgãos públicos ou companhias ligados ao governo federal, entre eles a Petrobras e Eletrobras. A consequência é que, no próximo ano, 2015, que será o auge do processo de investigação da Operação Lava Jato, é que no mínimo as obras e serviços em andamento na Petrobras e empresas coligadas deverão ser paralisadas. 

Não se sabe o que será feito da Cinstrutora Odebrecht. A sua dependência e relação incestuosa com órgãos públicos federais é tamanha que o segundo mandato da Dilma terá uma dor de cabeça adicional a resolver. Não acredito na solução, mas corre notícia de que será menos custoso para a União Federal estatizar a Construtora Odebrecht do que levar a empresa ou as empresas do grupo à recuperação judicial.

Explica-se a preocupação. A Construtora Odebrecht é uma das maiores devedoras do sistema BNDES e dos fundos de pensão das estatais, como Petros, Previ, Funcef e outros. Além de tudo, o pedido de recuperação judicial da Odebrecht levaria uma outra empresa baiana, a OAS, também para o mesmo caminho. 
Uma eventual quebra da Odebrecht poderá provocar o efeito dominó, levando outras empresas que tem como principal cliente a Petrobras. O efeito dominó não ocorrerá somente no setor de construção e montagens industriais, mas também ao sistema financeiro, uma vez que o sistema financeiro à frente o BNDES está entupidos de "bonds", recebíveis a longo prazo, das empreiteiras investigados pela Operação Lava Jato.

Isto tudo pode parecer minha "ilação", mas não é. Quando o assunto chega a ser comentado pelo "engraxate" da BMF/Bovespa, é porque o assunto está por explodir nos próximos meses.  Não precisa ser analista para fazer o diagnóstico, basta acompanhar o desenrolar dos fatos com atenção. Atenção, BNDES e fundos de pensão, se segurem que vem chumbo grosso à frente! Tomara que isto não vire crise do sistema financeiro.


Odebrecht é a primeira a ir a pique!

Ossami Sakamori






6 comentários:

Anônimo disse...

Lembro de ter lido essa matéria à época ou outra de sua autoria bem parecida com essa, meu guru economista. Parabéns!!! (LuizPCarlos)

Debaroch disse...

Não foi apenas uma matéria, foi uma premonição.

Pr.guima disse...

-Porque provável residência no Panamá? Será que o administrador virou bancário e aproveitou pra abrir umas "continhas" secretas? O seu conterrâneo ( Moro/paranaense) deve estar usando suas postagens como inspiração (ou seria como fonte mesmo)?

Marcos Antônio Godinho disse...

A perspicácia é irmã do Sinistro! Normalmente, se encontram nas Ilhas Caimãs! Prof. Panda.

Unknown disse...

O Brasil inteiro está no volume morto, parafraseando o inefável Lula... E, com este país emperrado, todos nós vamos ter de entrar na recuperação judicial. Não é de hoje que vem este papo de que as grandes Construtoras no Brasil só existem com o apadrinhamento do Governo, assim como a grande mídia, o grande agronegócio. Este país foi feito para poucos. O pequeno empreendedor, o pequeno agricultor, o pequeno e médio empresário, enfim, os que realmente dão emprego, não têm oportunidades, vivem à mingua, sem crédito. E neste mar de corrupção e escândalos, só falto surgir uma crise no sistema financeiro.

Anônimo disse...

Como sempre,essa novela vai acabar em PIZZA.
Vivemos num país de mentirinha.