Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

quarta-feira, 17 de junho de 2015

AZUL não é dona da TAP.


TAP não é da Azul. TAP é do consórcio Gateway.

Circula informações, um tanto distorcidas sobre privatização da companhia aérea portuguesa TAP, no Brasil. Houve leilão para privatização da companhia aérea estatal portuguesa e o grupo vencedor foi o consórcio Gateway, do norte americano e brasileiro David Neeleman e do Humberto Pedrosa do grupo português Barraqueiro. Segundo jornal lusitado Jornal Notícias, o contrato entre o Estado português e o consórcio Gateway vai ser assinado na próxima quarta-feira, 24 de junho.

Há informação da imprensa brasileira de que a empresa TAP teria arrematada pela empresa brasileira Azul Linhas Aéreas, o que não é verdade. A empresa aérea Azul é controlada por um dos controladores do consórcio Gateway que arrematou a empresa aérea portuguesa, no caso o empresário norte americano brasileiro Davi Neeleman. Portanto, a empresa Azul não vai ser controladora da TAP. O controlador será o consórcio Gataway.


O consórcio Gateway dos empresários David Neeleman e Humberto Pedrosa, promete injetaar um total de aporte de   $ 337,5 milhões de euros e ainda adicionalmente promete capitalizar a empresa com mais $ 100 milhões de euros fazendo "leasiback" de aeronaves da TAP, em operação, atualmente. 

O grupo Gateway promete pagar, além do valor de arrematação do leilão, o valor de $ 16 milhões de euros para o governo português. Ao total a Gateway vai desembolsar cerca de $ 490 milhões de euros para colocar a TAP em condição de competitividade. O consórcio Gateway acredita capitalizar a empresa no prazo de 90 dias à partir da assinatura do contrato de compra e venda, segundo Jornal Notícias.

Quanto às concessões linhas aéreas pertencentes ao TAP e às outras empresas do empresário norte-americano brasileiro David Neeleman continuarão com as respectivas empresas de controle do empresário, por razões óbvias. O que vai haver, inexoravelmente, é o compartilhamento de linhas aéreas na exploração comercial entre várias empresas que o empresário tem participações. 

Pelo menos, no curto prazo, não vê perspectiva de fusão entre várias empresas do empresário David Neeleman, até porque as diversas empresas que compõe o grupo tem sócios estratégicos diversos. Especula-se que haverá fusão entre Azul e TAP com financiamento do BNDES, mas não vejo perspectiva no curto prazo para que isto aconteça. Esta possibilidade, se houver, depende do sócio português na Gateway Humberto Pedrosa. 


Uma coisa é certa, a Azul não é dona da TAP. Quem é dona da TAP é o consórcio Gataway. O empresário David Neeleman tem participações na TAP e na Azul, isto que é a verdade. 

Nota: Este blog anunciou a possibilidade de compra da Azul pela TAM, o que não veio a acontecer. O mundo do negócio é assim mesmo, não há afirmação que resista 24 horas, inclusive a presente.

Ossami Sakamori




7 comentários:

  1. O empresário português Humberto Pedrosa é pôdre de rico e fez a sua fabulosa fortuna com onibus inter-cidades. Portanto o empresário David Neeleman mantenha a calma e não deixe a midia pôdre daqui fazer afirmações falsas, pois isso só o deixa ficar mal visto. Para mentiras ou desinformação já temos o governo e a toda a nossa classe politica.

    ResponderExcluir
  2. "DILMA DECRETA SEGREDO PARA 760 DOCUMENTOS ENVOLVENDO A ODEBRECHT

    DILMA TORNA SECRETOS DOCUMENTOS QUE LIGAM LULA A ODEBRECHT

    A presidente Dilma tornou “secretos e reservados” cerca de 760 documentos envolvendo a empreiteira Odebrecht, uma das empreiteiras investigadas na Operação Lava-Jato e a que mais foi beneficiada pelos financiamentos do BNDES no exterior.

    O sigilo do governo abrange o período em que a empresa começou a pagar viagens ao exterior do ex-presidente Lula, investigado pelo Ministério Público Federal por sua atuação como lobista da empreiteira. Alguns documentos poderão ficar “secretos” até o ano de 2030.

    De acordo com o site da revista Época, o Itamaraty decretou o segredo por até 15 anos de pelo menos 141 documentos secretos e 619 reservados que citam a Odebrecht — apenas no governo Dilma.

    Os dados foram prestados pelo diretor de Comunicação e Documentação, João Pedro Costa, após uma consulta da revista por meio da Lei de Acesso à Informação. Costa foi o mesmo diplomata que sugeriu, por meio de memorando à Subsecretaria Geral da América do Sul, Central e do Caribe (Sgas), que fossem postos em segredo, por até dez anos, documentos inicialmente classificados como reservados (sigilo de cinco anos) e que, pela lei, já deveriam ser públicos. Os papéis citam a Odebrecht no governo Lula.

    Os 760 documentos sigilosos que falam sobre a Odebrecht no governo Dilma, a partir de 2011, continuarão em segredo."

    http://www.militar.com.br/blog32575-DILMA-Torna-Secretos-Documentos-Que-Ligam-LULA-a-Odebrecht

    ResponderExcluir
  3. "A CPI da Petrobrás não sabe que Clara Ant é mais importante do que Paulo Okamoto. PT tenta melar CPI.

    A mulher ao lado de Dilma é Clara Ant, a eminência parda que cuida do dinheiro do Instituto Lula.

    Hoje, terça, depois das broncas de Lula, os deputados do PT boicotaram a reunião da CPi e tentaram desconvocar Okamoto.

    Paulo Okamotto é o braço direito de Lula no Instituto Lula e foi chamado a depor na CPI da Petrobrás, tudo por conta dos resultados da auditoria feita nas contas da empreiteira Camargo Correia, na qual foram constatados pagamentos milionários à entidade. A empreitreira contabilizou despesas com palestras feitas pelo ex-presidente e em função de nebulosos lançamentos intitulados "bônus eleitoral".

    Lula ficou muito contrariado e peitou o próprio vice-presidente Michel Temer, porque achou que o PMDB poderia ter evitado a convocação e com isto evitar que resulte chamuscado.

    O próprio ex-presidente terá que dpor, dependendo do que disse Okamoto.

    O que a CPI não fez ainda foi chamar também Clasra Ant, a petista que segundo o próprio Okamoto (leia entrevista dele sobre isto, a seguir, no link) cuida do dinheiro do Instituto Lula. Ela é a tesoureira da ONG.

    Clara Ant é velha ativista do PT, gosta de atuar nas sombras, mas é ligadíssima a Antonio Palocci e a Dilma, conforme se vê na foto.

    O editor foi atrás da entrevista de Okamoto para a revista Glamurosa, de Joyce Pascowith, da mesma família de Marcos Pascowith, lobista preso há um mês no âmbito do Lava Jato.

    Está tudo no lin k a seguir.

    A revista conta que Okamoto aprendeu a correr da polícia cedo. "

    (...)"

    http://polibiobraga.blogspot.com.br/2015/06/a-cpi-da-petrobras-nao-sabe-que-clara.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+JornalistaPolibioBraga+(Jornalista+Polibio+Braga)

    ResponderExcluir
  4. ""AFINAL, QUAL É A VERTENTE DE PODER DO PT QUE LHE CONCEDE O PRIVILÉGIO DE FAZER O QUE BEM ENTENDE LIVRE, LEVE E SOLTO?

    Os cidadãos brasileiros olham pasmados o que está acontecendo. O dragão da corrupção do PT avança sobre Brasília, particularmente sobre o Tribunal do Faz de Contas, e promove um inaudito arrastão remetendo às calendas o julgamento das vigarices do PT, denominadas de "pedaladas fiscais", artifício que foi utilizado pelos petistas para reeleger a Dilma. As pedaladas pisoteiam a lei de responsabilidade fiscal fato suficiente para o impeachment.

    Entretanto, apesar de aparentemente avariado o PT e, de fato repudiado pela maioria dos brasileiros, o governo petista age leve, solto e tranquilo, como faz o chavismo de Nicolás Maduro na Venezuela.

    (...)

    Todavia, sabendo-se pelas manifestações populares, pelos panelaços, pelas redes sociais, pelos protestos variados a ponto de impedir que o líder máximo da legenda, o Lula, possa andar normalmente nas ruas e que a maioria da população repudia o PT, onde afinal está a vertente de poder petista?

    Note-se que esse poder é praticamente total e irrestrito. E agora acaba de ficar muito evidente, quando o Tribunal de Contas da União manipula na maior tranquilidade o julgamento das contas do governo da Dilma que não fecham nem a pau.

    (...)"

    http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/06/afinal-qual-e-vertente-de-poder-do-pt.html

    ResponderExcluir
  5. "TCU pede explicações inéditas a Dilma e adia julgamento das contas do governo

    BRASÍLIA (Reuters) - O Tribunal de Contas da União decidiu nesta quarta-feira adiar por 30 dias o julgamento das contas do governo de 2014 para que a presidente Dilma Rousseff possa, neste prazo, se pronunciar sobre os indícios de irregularidades levantadas pelo órgão.

    O adiamento foi proposto pelo relator do julgamento, ministro Augusto Nardes, e aprovado por unanimidade. Esta é a primeira vez que o TCU pede explicações diretamente à Presidência da República.

    O relator apontou 13 indícios de irregularidades nas contas da União no ano passado, que incluem as chamadas "pedaladas fiscais", que é o atraso no repasse de recursos da União para cobrir gastos de bancos públicos com alguns programas do governo.

    "Depois de um esforço imenso do Congresso, a Lei de Responsabilidade Fiscal não pode ser jogada pela janela", disse o relator durante a sessão do TCU.

    Segundo Nardes, as chamadas pedaladas fiscais somaram 40 bilhões de reais entre 2009 e 2014, sendo 7 bilhões de reais só em 2014.

    (...)"

    http://br.reuters.com/article/topNews/idBRKBN0OX20V20150618

    ResponderExcluir
  6. "Se Dilma tomar no TCU, guerra pelo impeachment pode forçar renúncia seguida de intervenção constitucional

    Dilma Rousseff vai tomar no TCU por causa das tais "pedaladas fiscais" (maquiagem de um rombo de R$ 37,1 bilhões nas contas públicas? Sim, ela começou a tomar... Já havia sinais de que a agonia dela, para uma provável condenação por crime de responsabilidade fiscal, tende a ser postergada. E foi! O Tribunal de Contas da União, indevidamente chamado de "tribunal", já que não faz parte do judiciário, sendo um mero órgão auxiliar do Poder Legislativo, resolveu adiar, por 30 dias, o julgamento das contas do governo referentes a 2014.

    A grande possibilidade de rejeição das contas gerou uma manobra para prolongar a agonia da Presidenta - como é o desejo estratégico do quinteto fantástico do PMDB que a mantém como refém (Renan Calheiros, Eduardo Cunha, Michel Temer, Nelson Jobim e José Sarney).

    (...)"

    http://www.alertatotal.net/2015/06/se-dilma-tomar-no-tcu-guerra-pelo.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+AlertaTotal+%28Alerta+Total%29

    ResponderExcluir
  7. Os bastardos petistas blindados no poder acabaram com o Brasil.
    Só há uma saída:levante armado,com paus e pedras,já que nos tomaram as armas.

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.