quarta-feira, 10 de junho de 2015

Inflação do tomate pode derrubar a Dilma.


O vilão da inflação do mês de maio foi, novamente, o tomate. O IBGE informou a taxa de inflação oficial do mês de maio, anualizada, foi de 8,47%. O índice de inflação para o mês de maio é o maior desde 2003, segundo IBGE. O índice de inflação acumulado do ano, até o mês de maio é de 5,34%, faltando ainda 7 meses para terminar o ano. 

A minha tese de que é equívoco segurar a inflação via elevação da taxa de juros básicos Selic está a confirmar. A taxa de juros Selic no final do ano passado estava em 11,75% e a inflação em 6,41%.  Após elevação da taxa básica de juros para 13,75% na última reunião do COPOM, a inflação não mostra sinais de arrefecimento, pelo contrário, a inflação anualizada já registra 8,47%. A inflação não deu pelota para o aumento da taxa básica de juros Selic.

Como eu já disse neste blog, a taxa básica de juros Selic não é remédio para inflação, mas sim, a taxa Selic apenas reflete a grau de confiança do consumidor em relação à política econômica do governo federal e à própria credibilidade da presidência da República. 

A previsão feita por este blog de terminar o ano de 2015 com taxa Selic ao redor de 14% e índice de inflação próximo de 2 dígitos parece confirmar. Só falta confirmar a retração do PIB em 2,5% ou seja PIB negativo. A previsão feita por este blog se baseia no pensamento equivocado da política econômica implementada pelos seguidos governos PT. Fácil fazer estas previsões porque a equipe econômica da Dilma, segue a fórmula clássica do FMI.

Não há mágica a fazer em economia. A inflação se controla com contração da base monetária, via depósitos compulsórios dos bancos e outras medidas na área de investimentos financeiros. A taxa básica de juros Selic deveria estar num processo descendente acompanhando a contração da base monetária. Ao contrário, o governo Dilma tem feito nestes segundo mandato é manutenção da base monetária e aumento da taxa básica de juros Selic. É mais ou menos como jogar querosene na fogueira. Explica-se. A Dilma prefere atender os interesse dos banqueiros e dos agiotas do que defender os interesses do povo brasileiro.

O resultado desta política econômica equivocada é que os juros pagos pelos consumidores estão em patamares que corroem a renda. Os juros de cartões de crédito estão em média 350% ao ano e cheques especiais em 200% ao ano, enquanto a inflação oficial está em 8,47% ao ano. Com juros de empréstimos bancários que varia entre 60% ao ano a 120% ao ano para pequenas empresas, a inflação na ponta do consumo explode. A inflação do bolso está acima de 25% ao ano. Significa que a inflação come o salário do trabalhador brasileiro em 25% no final do ano, isto quando não está desempregado.

A presidente Dilma disse na última entrevista à imprensa de que a economia de vacas magras é página virada. Página virada é uma mentira deslavada! Piores dias, ainda, estão para vir nos próximos meses. E a imprensa não chama atenção para o fato. Se o povo brasileiro já não aguenta a Dilma hoje, imagine se o quadro da economia piorar. 

O mês de "agosto" será fatídico para a Dilma e para o próprio Lula. Não há mal que dure para sempre. Inflação do tomate pode derrubar a Dilma. 

Ossami Sakamori




7 comentários:

Aurora disse...

A esta altura, só resta usar os valiosos tomates p/ jogar neste governo que quebrou o país, que é uma ameaça à nação brasileira. De preferência, que os tomates estejam podres, p/ combinar.

virginialeite.blogspot6.com. disse...

Seria ótimo se i povo fizesse a "revolta dos tomates" e os jogassem todos em cima dela e sua equipe "des"econômica ! Vem agosto , vem logo !

daniel camilo disse...

Na frase do penúltimo paragrafo:
"Se o povo brasileiro já aguenta a Dilma, imagine o quadro da economia piorando."
Parece que faltou a palavra "NÃO".
E ficaria: Se o povo brasileiro já NÃO aguenta a Dilma, imagine o quadro da economia piorando.
Acho que o aumento do preço do tomate é para o povo não poder comprar para jogar na poderosa "Dilma". Então vamos jogar ovo podre, ué!

Anônimo disse...

CONSIDERADO O PIOR FILME DO MUNDO: O ATAQUE DOS TOMATES ASSASSINOS

Vermelho igual o pt

Anônimo disse...

País jogado ás traças e que vai virando tomate podre...

Abel Costa disse...

acho que nfelizmente a Di uma é mais forte que alguns tomates.

Anônimo disse...

Só revolução para mudar esta situação...